Vídeo online sobre habilitação da qualidade profissional: Novas especificações de legendagem interoperável

IEBlog Português

Blog da equipe de engenharia do Windows Internet Explorer

Vídeo online sobre habilitação da qualidade profissional: Novas especificações de legendagem interoperável

  • Comments 0

A legendagem de vídeos na Web ficará muito melhor, colocando em vigor outro bloco de construção essencial para habilitar o fornecimento e a reprodução de vídeos online de qualidade profissional. Para obter a experiência da transmissão de televisão, a Web precisa fornecer funcionalidades de legendagem, incluindo destaque de palavras, sincronização precisa entre as legendas e a palavra falada, posicionamento flexível da legenda, estilo da legenda e animações de legenda. Tudo isso faz parte de uma especificação de perfil recentemente publicada do W3C Timed Text Working Group (TTWG). A Microsoft se juntou a proprietários de conteúdo, distribuidores de vídeo e fornecedores de dispositivo para desenvolver especificações com o objetivo de garantir a interoperabilidade e otimizar a autoria e o fornecimento de legenda codificada (closed caption). Para fornecedores de conteúdo e ferramentas, a especificação permite a autoria de arquivos de legenda interoperáveis para fornecimento a uma ampla variedade de softwares e dispositivos ao mesmo tempo em que atende aos requisitos em evolução do setor.

A legendagem é uma parte intrínseca de qualquer experiência de vídeo de qualidade profissional, e o impacto vai além de permitir que deficientes auditivos obtenham acesso total ao conteúdo do vídeo. As legendas são usadas em ambientes com muito barulho, como a academia. A legenda é usada para nos ajudar a compreender filmes em outros idiomas. Com certeza não sou a única pessoa que usa legendas para entender melhor sotaques difíceis em filmes transmitidos pela Netflix.

Em fevereiro de 2013, a Microsoft se juntou a acionistas do setor no W3C Timed Text Working Group (TTWG) para fornecer a especificação de perfil TTML Simple Delivery Profile for Closed Captions (SDP-US). Esse novo perfil foi criado com dados de especialistas do setor de mídia de DECE, SMPTE, EBU e reprodutores do setor, como Adobe, MovieLabs, NBC Universal, Cox, Apple, Netflix e Microsoft.

O SDP-US é baseado no Timed Text Markup Language (TTML) (uma especificação de troca interna de legenda que foi usada no setor de vídeos profissionais por anos) e define claramente os principais recursos de formato de legenda, como layout, estilo, temporização e requisitos de conteúdo, permitindo que autores de conteúdo e fornecedores de ferramenta criem facilmente arquivos de legenda interoperáveis que atendam aos requisitos em evolução do setor. O SDP-US ajudará a otimizar a criação de legendas codificadas (closed captions) para fornecer conteúdo de mídia para a Web em uma ampla variedade de softwares e dispositivos – em um navegador como o Internet Explorer, em dispositivos como o Xbox ou por meio de aplicativos criados com o uso do Microsoft Media Player Framework

O Internet Explorer foi um dos primeiros navegadores a incluir suporte inicial à legendagem de vídeos baseada em HTML5 por meio do elemento <track> com formatos de arquivo TTML e WebVTT. Desde então, recebemos comentários claros de autores de conteúdo: Eles precisam de uma solução de legendagem interoperável, simples e repleta de recursos que atenda aos requisitos emergentes de navegadores e outros softwares em dispositivos conectados pela Internet.  O SDP-US atenderá a essa necessidade definindo um conjunto otimizado de funcionalidades de legendagem para o elemento HTML5 <track>. Os desenvolvedores poderão adicionar a legenda a um vídeo HTML5 com o fornecimento de um arquivo de legenda que contenha uma representação de texto estilizada do diálogo ou das ações do vídeo e usando o elemento <track> para renderizar e exibir o conteúdo desse arquivo. 

Para ilustrar algumas das qualidades da nova especificação de legendagem do SDP-US, veja um exemplo de como o Internet Explorer renderiza legendas com estilo e posicionamento de texto sem formatação padrão:

A legendagem no IE10 sempre foi assim

Com o SDP-US, os autores de legendas têm muito mais flexibilidade no posicionamento e na estilização de legendas, como mostrado nos exemplos abaixo:

O SDP-US permite que as legendas sejam colocadas em qualquer lugar da tela

Ele permite que o texto de legenda seja enfatizado ou colorido

E as regiões da legenda podem ser coloridas

O vídeo online de qualidade profissional é uma realidade próxima, habilitada por especificações emergentes da Web e infraestrutura avançada de fornecimento de conteúdo. A legendagem é um bloco de construção importante para habilitar vídeos de qualidade profissional, e a Microsoft está trabalhando de forma ativa com parceiros do setor para oferecer experiências sofisticadas de legendagem. Se estiver trabalhando em um vídeo da Internet, convidamos você a analisar o novo perfil SDP-US. Participe da discussão do setor, comece a considerar como seu conteúdo de legendas pode se adaptar ao SDP-US e envie seus comentários.

-- Sandeep Singhal, gerente de programas de grupo, Internet Explorer

  • Loading...