Introdução ao Modo de Exibição de Leitura no IE 11

IEBlog Português

Blog da equipe de engenharia do Windows Internet Explorer

Introdução ao Modo de Exibição de Leitura no IE 11

  • Comments 0

No IE11, você pode clicar ou tocar em um botão na barra de endereços para colocar um artigo na página da Web no modo de exibição de leitura.
No IE11, você pode clicar ou tocar em um botão na barra de endereços para colocar um artigo na página da Web no modo de exibição de leitura.

O modo de exibição de leitura é um novo recurso do Internet Explorer 11 para Windows 8.1 que ajuda você a se concentrar no conteúdo principal da página da Web que deseja ler. O modo de exibição de leitura é uma forma de experimentar apenas o artigo ou a postagem que quer ler, sem distrações de conteúdo relacionado (ou não relacionado) em torno da história. Encontre um artigo para ler, alterne para o modo de exibição de leitura e tenha uma excelente experiência de leitura. Quando terminar, basta sair do modo de exibição de leitura para continuar navegando no site.

Um artigo da Web no modo de exibição de leitura
Um artigo da Web no modo de exibição de leitura

O modo de exibição de leitura é um recurso nativo do IE “imersivo”. Você não precisa instalar nada mais e está disponível para páginas com uma quantidade significativa de texto, em qualquer idioma aceito pelo IE.

Como usar o Modo de Exibição de Leitura no IE 11

Usar o modo de exibição de leitura é fácil. Basta clicar no botão de modo de exibição de leitura na barra de endereços. Se desejar, pode também usar o teclado, pressionando CTRL+SHIFT+R para colocar uma página no modo de exibição de leitura.

O botão de modo de exibição de leitura aparecerá na barra de endereços para páginas com conteúdo semelhante ao de artigos. Caso não consiga visualizá-la, significa que a página não funciona bem no modo de exibição de leitura.

Para sair do modo de exibição de leitura, toque ou clique no botão da barra de endereços novamente ou pressione Esc. Para voltar à página anterior, toque ou clique no botão Voltar, ou passe o dedo para voltar, caso esteja usando um dispositivo sensível ao toque.

O que torna a leitura uma excelente experiência?

Quando criamos o modo de exibição de leitura no IE 11, a meta era criar uma exibição da página que fosse visivelmente boa para a leitura, aquela que fizesse você realmente preferir ler essa página do que a página original, como um oásis de leitura temporário no navegador apenas para esse artigo. Ao mesmo tempo, queríamos preservar a integridade do conteúdo, assim como a URL da história, autor e outras informações contextuais importantes. Embora não sejamos o primeiro navegador a fazer essa integração de forma nativa, vimos uma oportunidade de melhorar as experiências em outros navegadores, incorporando práticas recomendadas de legibilidade que os editores da mídia impressa usam e refinam durante séculos e as adaptamos à leitura online.

Existem várias coisas que podem contribuir para a legibilidade de uma página, como escolha de fonte, tamanho da linha, espaço em branco, marcadores de parágrafo, espaçamento de linha, kerning, contraste e posicionamento de imagens. Veja alguns dos recursos que criamos para o modo de exibição de leitura no IE11 e que podem fazer uma grande diferença:

Uma nova fonte criada para leitura online

O modo de exibição de leitura do IE 11 tem o benefício de uma nova fonte de marca para Windows 8.1, chamada Sitka. Ela foi desenvolvida para a Microsoft por Mathew Carter, em colaboração com a equipe de Tecnologias Avançadas de Leitura, que desenvolveu anteriormente a renderização de texto Tipo Limpo para funcionar bem na leitura online e também na impressa.

Uma das vantagens da fonte Sitka vem do ajuste óptico possibilitado por suas diversas espessuras. A pesquisa revelou que diferentes espaçamentos de letra, espessuras e altura x podem ter um efeito positivo na legibilidade de diversos tamanhos de texto. Uma família óptica contém estilos especificamente otimizados para cada tamanho e caso de uso em vez de tentar ser tamanho único, como muitas faces de tipos comuns na Web. Portanto, você pode ter uma excelente legibilidade no texto e estilo nos tamanhos de exibição, tudo com a mesma família. O modo de exibição de leitura, por exemplo, usa a Sitka Small, criada com espessuras maiores, maior altura de x e menor espaçamento de letras, para legendas de imagem, e Sitka Banner, criada com espessuras menores e maior espaçamento de letras, para títulos de artigo.

Nessa imagem, mostramos três espessuras ópticas de Sitka no tamanho 2.0em.

Nessa imagem, mostramos três espessuras ópticas de Sitka no tamanho 2.0em. A partir disso, você pode ver como o menor espaçamento de letras e larguras mais finas empregados no Sitka Heading são uma opção melhor de leitura do texto desse tamanho.

Nessa imagem, mostramos novamente as mesmas três espessuras ópticas de Sitka no tamanho 0.8em.

Nessa imagem, mostramos novamente as mesmas três espessuras ópticas de Sitka no tamanho 0.8em. É fácil ver como a maior altura de x e menor espaçamento de letras empregados no Sitka Small são substancialmente melhores para a leitura do texto desse tamanho.

Sitka foi também a primeira família de faces de tipo desenvolvida com estudos científicos de legibilidade integrados diretamente ao processo de design. A maioria das fontes não passa por estudos de legibilidade. Algumas foram estudadas depois que a fonte estava praticamente pronta. Sitka, no entanto, foi testada várias vezes durante todo o processo de design.

Além disso, o modo de exibição de leitura utiliza um tamanho de fonte maior que o médio, porque a pesquisa revelou que a velocidade de leitura aumenta em tamanhos maiores (até um platô em tamanhos muito, muito maiores).

Um layout confortável para os olhos

Alguns artigos da Web requerem um esforço significativo para ler, porque há muitos outros conteúdos na página. Em contrapartida, o efeito que propomos com o modo de exibição de leitura no IE 11 pode quase ser descrito como um alívio. A página deve ser sempre confortável de olhar. Para esse fim, chamamos a atenção para alguns aspectos do layout que podem fazer diferença, principalmente voltados para a obtenção do equilíbrio certo de largura de coluna, altura da linha e tamanho do texto.

Por exemplo, como o usuário pode alterar o tamanho da fonte no modo de exibição de leitura, foi importante para o recurso ajustar o espaçamento de linhas também quando a fonte ficar maior. Outras considerações foram os preenchimentos (espaço em branco) entre colunas, ao redor das imagens e entre parágrafos. A meta foi deixar a página limpa e livre de distrações, e esse preenchimento ajuda os seus olhos e cérebro a identificar e distinguir rapidamente os diferentes elementos do artigo entre si, e ainda fornece dicas para orientar o seu caminho ao longo do texto.

Não há mais links “Próximo, Próximo, Próximo…”

Existem muitos artigos na Web com conteúdo de várias páginas e páginas separadas. Isso significa que você precisa clicar diversas vezes no link “Próxima página” para continuar lendo se o artigo tiver muitas páginas. E ainda precisa esperar o carregamento da página seguinte, interrompendo a sua experiência de leitura.

O modo de exibição de leitura no IE11 combina o conteúdo principal de todas as páginas de um artigo em uma só página com rolagem contínua que funciona muito bem em qualquer dispositivo. Não é necessário clicar nos links “próxima página”. Em vez disso, basta usar seu dedo ou mouse para rolar conforme vai lendo. Você tem total controle da posição do texto na tela.

Se você estiver usando um dispositivo de tela ampla, como um tablet ou um monitor maior, os artigos no modo de exibição de leitura podem ser exibidos em uma página de rolagem horizontal, com várias colunas.

Se você quer ler em um tablet, mantendo o modo retrato, ou se o IE é exibido lado a lado com outra janela de aplicativo, os artigos no modo de exibição de leitura são exibidos em uma página de rolagem vertical com uma única coluna. Como regra geral, se a janela do IE não é ampla o suficiente para mostrar duas colunas de texto, o modo de exibição de leitura usa um layout de rolagem vertical com uma só coluna.

Como funciona o modo de exibição de leitura

Quando um site da Web é determinado como legível no modo de exibição de leitura, o modo de exibição de leitura usa várias heurísticas para identificar e extrair o conteúdo relevante da página para criar uma nova página (na memória). A Web é um espaço grande e dinâmico e, do ponto de vista da engenharia, nosso algoritmo visa recuperar o conteúdo mais relevante do maior número de sites legíveis no modo de exibição de leitura. Essas heurísticas verificam marcas HTML, profundidade de nó, tamanho de imagem e contagem de palavras para determinar qual conteúdo da página é o "principal".

Reunimos uma demonstração interativa Test drive do modo de exibição de leitura para fornecer mais detalhes sobre as principais regras usadas no algoritmo de extração do Modo de Exibição de Leitura. Esperamos que essas dicas ajudem os gerentes e desenvolvedores de conteúdo a garantir que seu site fique ótimo no modo de exibição de leitura.

Boa leitura

É com grande satisfação que incluímos o modo de exibição de leitura no IE11. Experimente hoje mesmo e compartilhe suas impressões.

— Jane Liles e Bonnie Yu, gerentes de programa, Internet Explorer

— Marty Hall, designer de interação, Internet Explorer

  • Loading...