Há algum tempo a equipe de interoperabilidade da Microsoft vem trabalhando no desenvolvimento de um protótipo para cobrir a Media Capture API, um rascunho de especificações que define melhorias no HTML para oferecer acesso às capacidades de captura de vídeo, áudio e imagem de um dispositivo.

Esta semana a companhia anuncia a primeira versão do protótipo. Por enquanto, ela inclui apenas capacidades de audio, mas já há previsõ de somar capacidades de vídeo e imagem no curto prazo.

Esta primeira versão do protótipo Media Capture traz a porção de áudio definida nesta especificação W3C. Também incluímos um modelo que demonstra como utilizar adequadamente as APIs que expostas pelo plugin do IE9.

Uma vez que o usuário conecta seu microfone e os drivers são devidamente instalados, é possível clicar no ícone do microfone e a página da web irá capturar o som até que haja silêncio ou que o usuário interrompa a captura (a sequência capturada é preservada) ou a cancele (nesse caso, a sequência capturada é descartada). Quando o botão Play é pressionado, o som recém-capturado tocará.

image

Claudio Caldato, gerente de programa da equipe de interoperabilidade da Microsoft, conta que o próximo protótipo trará suporte a reconhecimento de voz e as propostas da Microsoft disponíveis no site da W3C aqui e aqui.

Depois, diz Caldato, a equipe entregará um novo update do protótipo de Captura de Mídia, que acrescentará capacidades de vídeo. Agora é aguardar cerca de um mês, segundo o executivo.