A Microsoft vem participando da criação de um roadmap para adoção de cloud computing pelo governo federal dos Estados Unidos, com o National Institute for Standards and Technology (NIST), uma agência do Departamento Norte-americano de Comércio, e o primeiro laboratório federal de pesquisas físicas científicas dos Estados Unidos. O NIST também é conhecido por publicar com frequência um Guia de Cloud Computing utilizado por muitas organizações e fabricantes do mercado de computação em nuvem.

Agora temos o prazer de contar que a Microsoft integra a iniciativa do NIST de iniciar a adoção de padrões de cloud computing chamados Standards Acceleration to Jumpstart the Adoption of Cloud Computing (SAJACC).

O objetivo é formular um roadmap para a adoção de padrões de alta qualidade para a computação em nuvem. Uma forma de fazer isso e através da explicação sobre como alguns casos-chave de uso de cloud computing podem ser suportados por interfaces implementadas em diversos serviços de cloud disponíveis atualmente.

A Microsoft trabalha com o NIS e sua parceira Soyatec para demonstrar como o Windows Azure pode suportar alguns desses casos definidos pelo SAJACC.

Além disso, a companhia criou uma espécie de guia chamado Casos de uso SAJACC para demonstrar esses exemplos na prática. Na demonstração escrita em Java, mostramos as funcionalidades básicas utilizadas no exemplo do NIST. Neste link você pode conhecer alguns dos cenários, que incluem a Cópia de Objetos de Dados para Cloud, Cópia de Objetos de Dados para fora da Nuvem, Apagando Dados da Nuvem e questões de Máquinas Virtuais.

Se você desenvolve em Java, vale a pena conferir!