Existe um treinamento no MSDN que acho extremamente relevante destacar aqui no blog e interessante para quem quer aprender a desenvolver para Office, SharePoint e utilizar o Microsoft Visual Studio.

Seguem as informações e links para os conteúdos abaixo

Download relacionado: Office Training Kit

Introdu�o

Office 2010 é uma plataforma extensível, em geral, para construir soluções de produtividade do profissional da informação e desenvolvimento para o Office com o Visual Studio 2010 facilita essa tarefa. O curso de formação para o desenvolvedor do Office 2010 inclui vídeos, apresentações, laboratórios práticos e código-fonte. Este conteúdo foi desenvolvido para ajudá-lo a obter iniciadas desenvolver soluções, de Add-ins para completo indicados: Office Business Applications (OBAs), usando o Visual Studio 2010 com Office 2010 e SharePoint 2010 como plataforma principal.

Unidades

Office Developer Roadmap

Os desenvolvedores podem criar aplicativos e soluções para o Office 2010 usando um número de ferramentas incluindo Visual Studio 2010, SharePoint Designer 2010, InfoPath 2010 e Access 2010. Com muitas novidades, essas ferramentas ajudam os desenvolvedores sejam mais produtivos, oferecendo maior flexibilidade em como eles abordam o desenvolvimento e implantação de suas soluções. Esta unidade é um passeio as ferramentas e os serviços disponíveis para os desenvolvedores para construir na plataforma Office.

Personalização de interface do usuário do Office

Desenvolvimento para Office com o Visual Studio é uma experiência profundamente integrada. Modelos de projeto abundam para quase todos os aplicativos de cliente Office facilitando a construir rapidamente Adicionar-ins, regiões de formulário do Outlook, estender a faixa de opções e nos bastidores do modo de exibição e criar Menus de contexto. Todos os cenários de 2007 com suporte frente persistirem no escritório 2010 também. Esta unidade fornece uma visão geral sobre o que está disponível no Visual Studio 2010 para personalizar o Office.

O fluxo de trabalho do Office cliente

Esta unidade fornece uma introdução aos fluxos de trabalho, os processos que ajudam a solucionar problemas de negócios. Fluxos de trabalho podem ajudar a gerenciar as interações entre os profissionais da informação, automatizar tarefas que anteriormente eram feitas manualmente e fornecer consistência para processos de negócios. Aqui você aprenderá sobre os fluxos de trabalho e ferramentas utilizadas para construí-los, Visio 2010, SharePoint Designer 2010 e Visual Studio.

Segurança e implantação

Depois de construir sua solução, você vai querer implantá-lo adequadamente. Esta unidade apresenta como implantar os aplicativos Office Add-ins e SharePoint e as funções que o usuário final e administrador jogar em cada um. Os tópicos abordados são segurança, arquivos de solução do SharePoint (WSP), ClickOnce, suplementos e modelos de documento.

Serviços de conectividade do negócio

No SharePoint 2010 Business serviços de conectividade (BCS) permite a integração com sistemas de back-end. Os serviços de conectividade do negócio inclui um conjunto de características de apresentação, um framework de conectividade e ferramentas SharePoint Designer e Visual Studio que permitem que os desenvolvedores e ITPros, para se conectar aos serviços e dados externos e trazer à tona esta dados do SharePoint e Office 2010. Esta unidade fornece uma visão geral dos recursos de BCS e uso no Office 2010.

Desenvolvimento de aplicativos de BI

Aplicativos do Business Intelligence (BI) ajudam os usuários da empresa tomar decisões de negócios. Esta unidade enfoca as ferramentas de BI do SharePoint disponíveis para reunir informações para análise, exame e colaboração com os outros para obter o conhecimento de tomada de decisão necessário. As ferramentas de desenvolvimento de BI disponíveis no SharePoint incluem indicadores de status, web parts, PerformancePoint Services, serviços do Excel, pesquisa de BI e Visio Services.

O Open XML

O SDK para Open XML é uma ferramenta poderosa para o processamento de documentos do Office. Esta unidade fornece uma visão geral dos benefícios e arquitetura do Open XML e APIs e ferramentas (em muitas plataformas diferentes) que um desenvolvedor pode usar para criar soluções baseadas em documentos usando este formato.

Serviços do Office 2010

O poder do Word, Excel, Access e Visio Services são o foco desta unidade. Um número de tarefas agora pode ser enviado a esses serviços de servidor para processamento. Por exemplo, você pode converter seus documentos em escala em outros formatos, se fixa (XPS, PDF) ou fluido (RTF), usando serviços de palavra. E bancos de dados de acesso Web podem ser publicados em SharePoint por meio de serviços de acesso onde tabelas do Access se tornam listas, páginas ASPX de formas tornam-se, fluxos de trabalho de macros tornar-se, etc.

InfoPath 2010 e Forms Services

InfoPath 2010 é uma maneira para os profissionais da informação, ele ou desenvolvedores para criar interfaces de usuário robusta para aplicativos comerciais do Office. O InfoPath fornece uma experiência de design do formulário rico e InfoPath Forms Services pode processar esses formulários no navegador. Esta unidade abrange desenvolvimento de formulários de lista do SharePoint personalizado e fluxos de trabalho, publicação de formulários do InfoPath e conectando a dados externos para formulários do InfoPath.

Compatibilidade de aplicativos

As ferramentas de compatibilidade de aplicativos, a ferramenta de avaliação de ambiente de escritório (OEAT) e a ferramenta Inspetor de compatibilidade, disponível para o Office 2010 ajudá-lo a analisar seu ambiente para Adicionar-ins instalados e identificar possíveis problemas de migração. Usar esta informação de avaliação do processo de migração de versões anteriores do Office para Office 2010 pode ser melhor planejada. No caso de migração de Add-ins personalizados ou VBA é necessária, as ferramentas de compatibilidade de Inspector podem executar uma análise do código e sugerir possíveis problemas. Este vídeo apresenta essas ferramentas e como usá-los para avaliar seu ambiente e código.

Access 2010

Durante anos, o Microsoft Access permitiu aos desenvolvedores criar aplicativos de banco de dados que atendem a uma necessidade comercial específica, tarefa ou processo. No Access 2010, as aplicações estão agora mais modernas logo de cara – nenhuma personalização necessária. O Access, através de Access Services no SharePoint 2010, está agora na web – os desenvolvedores podem criar e compartilhar bancos de dados on-line. A web também está integrada no Access com funcionalidade de web do tipo mashup dentro de aplicativos do Access.

Desenvolvimento do Core do Office

Visual Basic for Applications (VBA) e o Editor do Visual Basic (VBE) forneceram o ambiente de programação para usuários avançados e desenvolvedores de aplicativos do Office por muitos anos. VBA continua a ser uma constante no Office 2010 e este módulo irá ajudá-lo a começar com essas ferramentas se você nunca usou antes. Além de poder dar algumas idéias novas para os outros para saber como trabalhar com dados, estender a interface do usuário ou automatizar processos usando esses ativos do Core do Office.

Desenvolvimento de provedor OSC

O Outlook Social Connector (OSC) é um conjunto de novos recursos que ajudam a manter o controle de seus amigos e colegas ao mesmo tempo, permitindo que você expanda sua rede profissional. A OSC traz sociais vistas do seu direito de redes para sua caixa de entrada em uma região conhecida como painel de pessoas. Como seu ler seu e-mail, você pode exibir informações no painel de pessoas, como a imagem, o nome e o título do remetente juntamente com uma rica coleção de agregados de atualizações de status e atividades relacionadas ao remetente. Este módulo fornece as noções básicas sobre o desenvolvimento de um provedor personalizado de conector Social.

Office e Azure

A Plataforma Windows Azure é um grupo de tecnologias na nuvem, proporcionando um conjunto específico de serviços para os desenvolvedores de aplicativos. Existe o Windows Azure, que oferece um ambiente para execução de aplicativos e armazenamento de dados na nuvem, o SQL Azure para fornecer serviços de dados relacionais na nuvem baseados no SQL Server e o Windows Azure AppFabric que fornece serviços para conectar aplicativos executados na nuvem ou nas instalações. Este módulo ajuda você a aprender como usar serviços do Azure no Office.

 

Link do do MSDN: http://msdn.microsoft.com/en-us/Office2010DeveloperTrainingCourse

Até mais,
JP Clementi
http://twitter.com/jpclementi