O desenvolvimento de soluções deve ser uma tarefa fácil e rápida mas cada vez exigimos mais flexibilidade e funcionalidades das linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento. O Visual Studio é uma ferramenta de desenvolvimento com o objectivo dificil de ter que satisfazer um programador profissional e simultaneamente um programador que esteja a iniciar a sua carreira ou que pretenda apenas fazer algumas alterações no software.

A Microsoft tem vindo a aumentar a gama de produtos e de tecnologias para satisfazer estas necessidades, quer com a introdução do WebMatrix, Razor e agora com o Visual Studio LightSwitch.

O Visual Studio LightSwitch permite o desenvolvimento de soluções ricas, completas e profissionais exigindo o mínimo de conhecimentos pelo programador aumentando assim a performance na criação de soluções. É mais um produto Visual Studio e portanto sobre a solução que criamos podemos acrescentar código customizado em Visual Basic ou C#. O principal objectivo do Visual Studio LightSwitch é diminuir a complexidade do desenvolvimento e deployment de software, desde o interface com o utilizador até ao deployment na cloud se o pretendermos.

As aplicações de negócio precisam sempre de aceder a dados relacionais, o Lightswitch permite a utilização de SQL Server ou de SQL Azure permitindo o deployment no Windows Azure se o pretendermos. (Podemos mesmo usar bases de dados Access)

A forma mais simples de conseguir criar soluções que tenham o mesmo comportamento num browser ou no windows é utilizando Silverlight. Daí que todas as aplicações criadas com o Visual Studio Lightswitch sejam aplicações Silverlight e as soluções terão como base a framework .NET 4.

O LightSwitch poderá ser instalado independentemente de outras versões de Visual Studio ou integrado com o Visual Studio 2010 Professional ou melhor. Assim temos a possibilidade de utilizar os templates e ferramentas do Lightswitch e complementar com todas as funcionalidades da suite Visual Studio. Os plugins do Visual Studio funcionarão no Lightswitch.

O LightSwitch permite um desenvolvimento mais simples, mais rápido e com toda a flexibilidade fornecida pela família Visual Studio. O conjunto de Application Shells e Screen Templates permite criar aplicações com aspecto profissional, mesmo para quem não tem skills de designer. As funcionalidades de paging, sorting e filtering já estão integradas permitindo um desenvolvimento mais rápido permitindo que nos concentremos na lógica de negócio.

Toda a informação sobre o Lightswitch pode ser encontrada em http://www.microsoft.com/visualstudio/en-us/lightswitch