Hoje, depois de muita enrolar, fiz a prova 70-443 (SQL Server 2008 Database Development). Essa prova dá direito a um título - Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS): SQL Server 2008, Database Development. Particularmente acho a palavra Specialist um pouco exagerada, mas que fica bonito no título, ah fica. :-)

Eu sempre me preparo para as provas seguindo o guia oficial da Microsoft (https://www.microsoft.com/learning/en/us/exams/70-433.mspx), que dá um excelente direcionamento do que estudar. Vou riscando os tópicos que estou preparado, reviso umas coisinhas ou outras e estudo novos assuntos, assim chego na prova com uma boa cobertura.

Agora, meus comentários sobre a prova…

Minha experiência sobre as provas das certificações MCTS mostra que a prova quer verificar se o candidato possui um conhecimento básico das funcionalidades do produto. Essa não foi diferente, então é normal você ser questionado sobre uma sintaxe de alto nível, sem entrar em detalhes, algo do tipo: “ALTER PARTITION …… SWITCH …”.

Achei a prova bem balanceada, cobrando um pouco de tudo que foi mencionado no guia e, pontos que me chamara a atenção foram:

- Questões relacionadas à recursos do SQL Server 2008 equivalem a 15% ~ 20% da prova.
- Um número razoável de questões sobre ferramentas e suas utilizações: Profiler, DTA, SSMS (execution plan), etc.
- Muitas questões focando em programabilidade (SPs, Views, UDFs, CLR, etc.) e criação de estruturas (tabelas, FKs, tipos, etc.), mas normalmente as mais fáceis de responder.
- Muitas boas questões sobre consultas, usando CTEs, joins, subqueries, funções de ranking, etc. As perguntas exigiam atenção e conhecimento dessas estruturas, e particularmente gostei bastante, pois não foram bobas.
- E, o mais difícil da prova, ficou por parte das questões relacionadas com XML. Devido a quantidade de recursos XML que existem e a sintaxe um pouco diferenciada, as questões exigem atenção, um bom estudo e, se possível, experiência.

Dito isso, eu realmente me diverti na prova. O único contratempo foi a questão 55, que não apareceu e tive que ficar olhando para uma tela em branco e concluir a prova com um item sem resposta.


Certificações na crise…


Escrevendo esse post me dei conta que é um excelente momento para os profissionais se certifcarem, dada a situação econômica atual, pois dessa foram você estará comprovando suas habilidades e, em uma eventual recolocação profissional, você terá mais chances de conseguir um bom emprego e salário. Fiz a prova como parte do meu planejamento feito em Julho, mas acho que o momento não poderia ser mais apropriado. Concorda?

Aos interessados, aconselho o portal: www.microsoft.com/brasil/certifique

[]s
Luciano Caixeta Moreira
luciano.moreira@microsoft.com
===============================================
This post is provided "AS IS" and confers no right
===============================================