Por: Marcelo Sincic – Microsoft MVP e MCT

imageEm julho de 2009 fui convidado pelo Fabio Hara para fazer a gravação de uma série de vídeos para um programa online de treinamento chamado de Experience com os temas “Migração de Windows 2003 para Windows 2008”, “Migração de Exchange 2003 para Exchange 2007” e “Windows Server – Read Only Domain Controller (RODC)”.

A experiência em gravar este conteúdo foi muito positiva, pois até então eu não tinha muito contato com comunidades, apesar de já trabalhar com TI a 20 anos e ser instrutor a mais de 10 anos. A partir dai passei a criar outros vídeos e publicar informações em um blog que mantenho hoje em português e inglês.

imageCom o tempo o programa Experience deixou de ser utilizado e evoluiu para um novo formato que a Microsoft chamou de “Centro de Treinamento” baseado no TechNet RampUp.

Fui convidado a gravar os vídeos com outros profissionais para a trilha de Windows 7 preparatório para o exame de certificação que inaugurou o Centro de Treinamento. Nesta mesma época realizei no TechEd Brasil palestras preparatórias de certificação para SharePoint 2010 e WPF 4.0

Assim que terminou o TechEd procurei o Fabio Hara e o JP Clementi propondo gravar trilhas para o Centro de Treinamento em WPF e SharePoint 2010, o que foi aprovado. Mas desta vez fui encarregado de montar todo o conteúdo, o que incluía ppts, definição de tópicos e demos.

MVP LogoComo conhecia a grande visibilidade do Centro de Treinamento e na ocasião já havia recebido o título de MVP propus engajar outras pessoas da comunidade para iniciar este trabalho com as trilhas de WPF e SharePoint.

E assim iniciamos um grande projeto, para o WPF contei com a ajuda do MVP Bruno Sonnino e seu filho Roberto Sonnino. Tambem convidamos os MSPs Alexandre Chohfi, Jannyne Gomes e Marcio Althmann que ajudaram na elaboração de conteúdo, apesar de não terem gravados os vídeos.

Para o Centro de Treinamento de SharePoint 2010 contei com a ajuda dos MVPs Thiago Soares, Helio Moreira e também o Bruno Velaz. Na ocasião montamos todo o conteúdo, mas não chegamos a gravar pois a iniciativa despertou o interesse do time de produto que passou a trabalhar com o projeto internamente.

Continue a procurar novos conteúdos para treinamento online e encontramos uma nova oportunidade com os produtos System Center que não havia conteúdo. Mais uma vez comuniquei o JP Clementi e o Fabio Hara.

Desta vez engajei os MVPs Raphael Perez, Alexandro Prado e Igor Humberto para montarmos o conteúdo e fazer as gravações do System Center Configuration Manager 2007 SP2 R3, que foi um excelente conteúdo com ótima aceitação de profissionais que nos mandam email elogiando o trabalho.

Em seguida iniciamos a produção de um Centro de Treinamento para System Center Operations Manager 2007 SP2, e desta vez incluímos no engajamento o MVP Helio Panissa que nos ajudou muito com tópicos de interoperabilidade do SCOM com Linux e dispositivos de rede.

imageAtualmente a Microsoft está com um novo projeto de treinamento online, o MVA (Microsoft Virtual Academy) que é uma iniciativa mundial e fui envolvido na migração e complemento de conteúdo já existente no Centro de Treinamento, bem como a criação de novos conteúdos.

Ajudei a complementar o conteúdo de Windows 7, SCCM 2007 e SCOM 2007 que estão sendo publicados conforme a demanda da Microsoft. Mais uma vez foi um trabalho recompensador pelos emails de agredecimento que recebo diariamente de profissionais que assistem e aprendem com o material.

Atualmente estamos desenvolvendo novos conteúdos, já visando as novas plataformas com System Center 2012. Desenvolvi o MVA de System Center Virtual Machine Manager 2012 sozinho, para entender melhor este novo formato e iniciar um trabalho focado neste novo modelo.

Agora demos inicio as novas trilhas de treinamento, já gravamos os vídeos de System Center Configuration Manager 2012 onde pude engajar o Josué Vidal que foi MVP por muitos anos.

Estamos iniciando uma nova trilha de “Private Cloud” com System Center 2012, uma série de 4 diferentes treinamentos focados em toda a solução. Para esta iniciativa engajei mais uma vez o Josué Vidal, Rover Marinho (também já foi MVP por 4 anos) e o MVP Jordano Mazzoni.

A experiência que tive em 2009 com o Microsoft Experience foi essencial para me colocar em contato com o valor e importância das comunidades Microsoft. Os Centros de Treinamento e o MVA me deram a oportunidade de engajar novos profissionais e expandir este tipo de treinamento online para outras tecnologias.

Links de alguns dos treinamentos mencionados acima:

MVA

Centro de Treinamento

Sobre Marcelo Sincic
Marcelo Sincic trabalha com informática desde 1988. Durante anos trabalhou com desenvolvimento (iniciando com Dbase III e Clipper S'87) e com redes (Novell 2.0 e Lantastic). Hoje atua como consultor e instrutor para diversos parceiros e clientes Microsoft.

Para mais informações visite sua página http://www.marcelosincic.com.br

-----
Mais sobre a atividade dos MVPs?
Curta e siga nossos canais no Facebook e Twitter!

Sobre o MVA
imageMicrosoft Virtual Academy – MVA é uma experiência de aprendizado totalmente baseada na nuvem que focaliza as Tecnologias de Nuvem da Microsoft. Você pode acessar vários conteúdos de treinamento online e se tornar um dos famosos especialistas da comunidade mundial de Profissionais de TI. A MVA fornece a seus usuários uma experiência universitária virtual: o estudante pode selecionar um roteiro, estudar o material e, em seguida, realizar a autoavaliação. Com isso, o estudante coleta pontos que o promovem para um nível Bronze, Prata, Ouro ou Platina. Na MVA, os estudantes podem obter acesso a todas as informações, estatísticas e progresso de sua carreira de treinamento, o que permite que mantenham uma relação de longo prazo com a Microsoft. O aprendizado por meio da MVA é gratuito, e você pode estudar o conteúdo a qualquer hora e em seu próprio ritmo.
A plataforma da MVA é hospeda na mais recente tecnologia Microsoft Azure, o que garante que sua experiência de aprendizado fluirá ininterruptamente proporcionando a melhor experiência de aprendizado online. http://www.microsoftvirtualacademy.com