Microsoft Most Valuable Professional - Brasil

Encontre aqui informações sobre o Programa MVP no Brasil e as principais atividades dos MVPs

Afinal, o que é e pra que serve o TechNet Wiki?

Sobre o Programa MVP

O Programa MVP existe desde 1993 e reconhece através do prêmio Microsoft Most Valuable Professional Award (MVP), profissionais em todo o mundo com excepcionais conhecimentos em um produto ou tecnologia Microsoft e com paixão por dividir voluntariamente esse conhecimento com outras pessoas.

Fatos rápidos sobre MVPs

  • Moram em mais de 100 países;
  • Falam mais de 40 línguas;
  • Respondem mais de 10 milhões de questões a cada ano;
  • Especialistas em aproximadamente 80 tecnologias e produtos Microsoft;

Tópicos relacionados

Afinal, o que é e pra que serve o TechNet Wiki?

Rate This
  • Comments 3

Por: Jorge Barata – Microsoft MVP e MCT

Algumas pessoas podem se perguntar, quando ouvem ou leem a palavra TechNet Wiki: “O que é e pra que serve?”. Por este motivo, escrevo este pequeno artigo para tentar responder esta pergunta e, quem sabe, trazer mais usuários, seja de infraestrutura ou desenvolvimento, para ser um contribuinte ativo do TechNet Wiki.

Tentando responder a pergunta, “O que é e pra que serve?”

Procuro responder a pergunta do seguinte modo. O TechNet Wiki é uma iniciativa da Microsoft que visa o trabalho voluntário de compartilhar o conhecimento para ajudar a comunidade de TI de um modo geral. Esta ideia foi trazida para o Brasil, que é um dos três países do mundo que mais contribuem, pelo IT Pro Yuri Diógenes, brasileiro, cearense, funcionário da Microsoft no Texas, que acreditou no projeto e na comunidade de TI do Brasil..

O TechNet Wiki surgiu em meados de março de 2011, com alguns poucos IT Pros contribuindo com artigos. No final de 2011, conseguimos ultrapassar a marca de 1000 artigos e colocar o Brasil entre os países que mais contribuem, chamando a atenção da própria Microsoft e da comunidade de TI mundial. Vários IT Pros se destacaram e listar alguns seria injusto, pois a comunidade é uma só, na minha humilde opinião.

Hoje, o TechNet Wiki brasileiro é referência nacional e mundial. Fora Yuri Diógenes, alguns contribuintes, que mais se envolveram no projeto, foram convidados a se tornarem “Wikininjas” e, atualmente, são os que mais utilizam o Twitter, blogs técnicos, TechNet e outras mídias sociais para difundir e contribuir com o TechNet Wiki. São eles: Luciano Lima (MVP), Jordano Manzoni (MVP), Jorge Barata (MVP) e Fábio Hara, da Microsoft Brasil.

O TechNet Wiki serve de referência, e local unificado, para que a comunidade de TI brasileira faça pesquisas de artigos com tutoriais, novidades de produtos e resoluções de problemas.

No início de 2012, o TechNet Wiki recebeu mais uma implementação pra ajudar nas dúvidas e sugestões da comunidade brasileira. O Fórum Brasileiro do TechNet Wiki (http://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/technetwiki/threads), o qual tive a hora de ser convidado para ser moderador, junto com Luciano Lima. Várias das sugestões já foram implementadas, o que reforça afirmar que a comunidade Microsoft do Brasil é forte!

Neste mês de Abril, alcançamos mais um recorde ao chegarmos aos 1.500 artigos em português e como “prêmio”, ganhamos um portal 100% brasileiro. Para acessar o novo portal, copie e cole o link: http://aka.ms/wiki-ptbr. Yuri postou um artigo, sobre o novo portal, no blog oficial do TechNet Wiki: http://blogs.technet.com/b/wikininjas/archive/2012/04/20/international-community-update-technet-wiki-language-based.aspx.

Para finalizar, gostaria de convidar todo o time de MVPs para contribuir com o TechNet Wiki, pois nada melhor do que nós para dar exemplo para a comunidade de TI do Brasil e do mundo.

Abaixo, seguem alguns links importantes:

 


Sobre Jorge Barata
Jorge é MVP e influenciador reconhecido pela Microsoft desde 2008, quando se tornou MSP (Microsoft Student Partner) e, desde então, vem atuando junto a comunidade com palestras, mini-cursos e treinamentos oficiais. Possui paixão por dividir seu conhecimento. É membro do Programa STEP (veja aqui) e faz parte dos grupos ICAB, MCT Brasil. Para saber mais visite o site http://www.jorgebarata.eti.br/

-----
Mais sobre a atividade dos MVPs?
Curta e siga nossos canais no Facebook e Twitter!

Leave a Comment
  • Please add 3 and 5 and type the answer here:
  • Post
  • Excelente post Jorge.

    A participação de todos os MVPs tanto de Infra quanto de Dev será fundamental para fortalecer ainda mais a participação do Brasil no TechNet Wiki.

    Um abraço.

  • Obrigado pelas palavras Jorge e obrigado pelo espaço JP. Acima de tudo, obrigado a toda comunidade IT PRO / DEV do Brasil que está fazendo do TNWIKI BR um sucesso!

    Abraços

  • Parabéns mais uma vez pelo post Jorge, e sem dúvida parabéns também ao Luciano, Yuri e todos os MVPs e colaboradores do TechNet Wiki. Para mim, é sempre um prazer poder ajudar a difundir informações para toda a comunidade!

    Grande abraço

Page 1 of 1 (3 items)