O já bem-sucedida jogo Caça Palavras para Windows Phone do MVP André Carlucci ganhou agora uma novíssima versão para o Windows 8. O jogo se tornou disponível gratuitamente na Windows Store a 6 dias e já está com 230 downloads!

Veja abaixo o depoimento do André sobre como foi desenvolver a migrar o Caça Palavras para o Windows 8.

-------

Depois de quase dois meses usando boa parte de minhas horas vagas, finalmente saiu a primeira versão do Caça-Palavras para o Windows 8.

Portar este jogo do Windows Phone para o Windows 8 foi uma ótima experiência e vai ser muito legal ver qualquer pessoa com Windows poder competir com os mais de 60 mil que jogam hoje no Phone.

Minha maior dificuldade foi com certeza as restrições que o WinRT traz comparado ao SDK do Silverlight e mesmo o do Phone. A falta de algumas classes torna certas tarefas muito mais difíceis, principalmente se você está utilizando o padrão MVVM.

Outro fator a se considerar é a própria experiência do usuário. Temos uma tela maior e com muito mais resoluções, logo, ao portar sua aplicação você deve repensar em como organizar seu conteúdo para essa nova plataforma sem fugir da identidade original de sua aplicação.

As ferramentas para desenvolvimento estão excelentes. O Visual Studio 2012 teve uma evolução enorme no editor do XAML, tanto que passei a utilizar o Blend somente para animações. O simulador é muito bom e ajuda muito em preparar sua aplicação para diferentes resoluções. O único ponto negativo dele é que não há emulação de sensores como no de Phone, ficando muito difícil desenvolver qualquer coisa nesse aspecto sem ter um device real para testar.

Este é um momento único para colocar sua ideia em prática visto que a Store é muito nova e os primeiros aplicativos vão encontrar milhares de usuários no lançamento sem muita concorrência. Isso sem contar da velocidade de publicação (o Caça-Palavras foi publicado em menos de 12 horas!) que mostra o quanto a Microsoft está engajada em fazer a coisa acontecer.

O Caça-Palavras para Windows 8 é gratuito e pode ser baixado em http://bit.ly/cacapalavraswin8.

-------

As ferramentas para desenvolvimento de Windows Store Applications são gratuitas e estão disponíveis no Dev Center de Windows. Existem também diversos conteúdos gratuitos oficiais Microsoft para te auxiliar no desenvolvimento e na migração de aplicações para o Windows 8. Veja alguns links abaixo:

 

Além de canais oficiais Microsoft, existem disponíveis na web gratuitamente diversos conteúdos elaborados e disponibilizados por MVPs. Estes conteúdos podem lhe auxiliar tanto durante o processo de aprendizado quanto para se aprofundar no assunto.

 

---- 
Mais sobre a atividade dos MVPs? 
Curta e siga nossos canais no Facebook e Twitter!