Microsoft Most Valuable Professional - Brasil

Encontre aqui informações sobre o Programa MVP no Brasil e as principais atividades dos MVPs

Carlos dos Santos fala sobre desenvolver para Windows 8 e publica dois aplicativos na Windows Store

Sobre o Programa MVP

O Programa MVP existe desde 1993 e reconhece através do prêmio Microsoft Most Valuable Professional Award (MVP), profissionais em todo o mundo com excepcionais conhecimentos em um produto ou tecnologia Microsoft e com paixão por dividir voluntariamente esse conhecimento com outras pessoas.

Fatos rápidos sobre MVPs

  • Moram em mais de 100 países;
  • Falam mais de 40 línguas;
  • Respondem mais de 10 milhões de questões a cada ano;
  • Especialistas em aproximadamente 80 tecnologias e produtos Microsoft;

Tópicos relacionados

Carlos dos Santos fala sobre desenvolver para Windows 8 e publica dois aplicativos na Windows Store

Rate This
  • Comments 1

O MVP Carlos dos Santos publicou recentemente dois aplicativos utilitários para o Windows 8, o Lista de Compras e o MeetingBoard. Com o Lista de Compras você pode criar suas listas, por exemplo: mercado, presentes, etc, e também compartilhar suas listas de compras por e-mail. Com o MeetingBoard você pode usar um quadro branco para anotar as suas reuniões ou conversas com os clientes. Criar reuniões mais dinâmicas e interessantes. Compartilhe sua placa com os participantes usando o seu e-mail.

Veja abaixo o que Carlos tem a dizer sobre o Desenvolvimento para Windows 8

Por: Carlos dos Santos – Microsoft MVP

Neste primeiro post de 2013 vou falar um pouco somente a minha experiência no desenvolvimento de duas aplicações para Windows 8.

imageA primeira aplicação eu fiz no final do ano passado, apenas com o intuito de validar o processo de desenvolvimento e publicação na Store da Microsoft. É uma aplicação bem simples, para lista de compras, onde o usuário cria uma lista de compras e relaciona os produtos que vai comprar, podendo enviar esta lista por email através do Share do Windows.

O que achei bem interessante foi a facilidade do desenvolvimento. O Visual Studio ajuda muito e a linguagem C# também, o que torna o desenvolvimento bem rápido. Mas vale a pena ficar em dois apectos fundamentais no desenvolvimento usando C#: primeiro é um bom conhecimento de XAML, pois todo o designer da aplicação é baseado nele, e depois conhecer sobre programação assíncrona, já que é importante manter a resposta para o usuário rápida, afinal ninguem quer clicar em um botão e ficar esperando eternamente algo acontecer.

 

 

imageA segunda aplicação que fiz, na semana passada, me surpreendeu mais ainda. Trata-se de um quadro de reuniões, que o usuário pode “rabiscar” a tela do micro ou do tablet, como se fosse um quadro branco e nesta aplicação eu apliquei recursos de globalização e estou disponibilizando a aplicação em Português e Inglês. Isto foi realmente muito simples de fazer, praticamente nenhuma linha de código, somente aquivos de recursos e tags em XAML. O processo de validação e publicação desta aplicação aconteceu em apenas 2 dias, ou seja, eu enviei para certificação e dois dias depois estava publicado na loja.

A plataforma Windows 8 deixou o desenvolvimento mais interessante e divertido, os recursos são fantásticos e para citar apenas alguns: Share e Search, que são contratos que podem ser implementados na aplicação. Estes recursos proporcionam uma nova visão sobre a interação da applicação com o sistema operacional e também com as outras aplicações.

Para conhecer mais sobre como programar para Wndows 8, você pode começar por aqui:
http://www.microsoft.com/brasil/apps/windows.html

Para conhecer as minhas aplicações:

Lista de Compras: http://apps.microsoft.com/windows/pt-br/app/lista-de-compra/2cb1f61a-6d08-4697-8af0-a313f63cfea5

MeetingBoardhttp://apps.microsoft.com/windows/pt-BR/app/meetingboard/ad8d8944-5e3b-4c00-9211-93cc1c5ebcbf

Começe a desenvolver agora mesmo!

Abraços e até a próxima!
Carlos dos Santos.

Referência: http://carloscds.net/2013/01/desenvolvimento-para-windows-8/

-------

Visite também o site oficial do Programa MVP: http://mvp.microsot.com
Mais sobre a atividade dos MVPs? 
Curta e siga nossos canais no Facebook e Twitter!

Leave a Comment
  • Please add 4 and 1 and type the answer here:
  • Post
  • Realmente esta plataforma de desenvolvimento ficou sensacional. Parabéns pela matéria.

Page 1 of 1 (1 items)