Estive hoje a assistir a uma sessão sobre IIS 7 para programadores. O site IIS.net  (www.iis.net) oferece um conjunto de recursos para as versões actuais bem como para a próxima versão.

Alguns dos principais pilares apresentados como grandes melhorias foram : Modularidades, Estensibilidade, Modelo de Configuração, Ferramentas de Administração e Diagnóstico.

Windows Vista e IIS7.0: uma das primeiras melhorias aprsentadas foi a de que o Windows Vista já inclui a versão 7.0, pelo que para os programadores que gostam de ter IIS na própria máquina, já podem fazer um desenvolivento igual ao deployment.

Modularidade: a forma como o modelo de execução do IIS está desenhado, permite de forma simples adicionar novos módulos ou remover módulos que não sejam necessários.

Para adicionar módulos, podemos criar módulos com anteriormente (ISAPIs), ou criar como antigametne ASP.NET HTTP Modules, mas que agora executam dentro do IIS (pq o ASP.NET está agora no IIS). Isto significa que facilmente podemos utilizar os httpmodules ou handlers para conteúdos não .net

Estensibilidade:é possivel estender o engine bem como as ferramentas de administração. Um dos exemplos é o FASTCGI, um motor de PHP para o IIS 5, 6 e 7.

Administração e Configuração : Unificação da configuração do ASP.NET com o IIS no mesmo schema, permitindo gerir através de ficheiros de configuração para cada site, ou generalizar para pastas, ou para todo o servidor de forma muito simples. A API exposta permite "programar" tudo isto, de tal forma que a nova consola de administração não faz nada que não possa ser programada. a Consola está ainda desenhada de forma que possa facilmente ser extendida.

Uma demo que vi passa por fazer "OutputCache" por configuração, a diversos conteúdos não ASP.NET, tal como a páginas, jsp, ou php.

www.iis.net para mais informações

Esta poderá ser uma das sessões a incluir no TechDays 2007 .