Olá comunidade!

 

Este é o blog dos engenheiros de SQL Server do grupo PFE Brasil. Como primeiro contato gostaríamos de apresentar o importante papel que desempenhamos e algumas características do nosso trabalho.

 

PFE, ou Premier Field Engineering, criado originalmente sob a denominação de ROSS (Rapid On-site Support Services), é o grupo de engenharia da Microsoft dedicado à tarefa de suportar os clientes que possuem contratos de suporte Premier. Esses contratos possibilitam, entre outros benefícios, que o cliente usufrua de suporte on-site em suas instalações executado por engenheiros da Microsoft.

 

O grupo de PFE está presente em todos os continentes e na América Latina conta com 35 engenheiros (julho de 2007) baseados nas principais capitais ou em pontos estratégicos para a locomoção: Cidade do México, Cidade do Panamá, Caracas, Bogotá, Santiago, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Os brasileiros somam 17 engenheiros. Os engenheiros são especialistas em diferentes áreas como: mensageria/correio-eletrônico, bancos de dados, segurança e desenvolvimento, sendo capacitados continuamente nas novas tecnologias e produtos da Microsoft.

 

A principal missão dos engenheiros PFEs é de estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano para atuar na solução de problemas críticos, conhecidos também como CritSit (critical situation). Quando não estão atuando na resolução de problemas, os engenheiros utilizam seu tempo transferindo conhecimento para as equipes técnicas dos clientes através de workshops ou revisando seus ambientes pró-ativamente para prevenir que novos problemas ocorram.

 

O grupo de PFE interage também com as comunidades técnicas. A primeira grande aparição pública do grupo se deu no evento TechEd de 2006 onde manteve uma sessão de palestras (track) dedicadas ao tema suporte. O grupo também vem atuando nos webcasts do TechNet/MSDN e em reuniões da comunidade TopIT.

 

O intuito desse blog é estreitar os laços entre o grupo de PFE e as comunidades técnicas focadas em tecnologias Microsoft, possibilitando o intercâmbio de idéias e conhecimento com os engenheiros altamente especializados do grupo. Esperamos que todos vocês gostem e nos ajudem a fazer deste espaço um centro de excelência para toda a comunidade!

 

Um forte abraço!

PFE SQL Brasil