Olá pessoal,

Recentemente trabalhei com a startup Epic Hail na migração da solução Aquavisor (gestor online de aquários) para o Windows Azure. Eles fizeram um post sobre o assunto, que reproduzo na íntegra abaixo:

Aquavisor e BizSpark

Amigos, hoje é um dia muito especial pra nós aqui do Aquavisor, pois finalizamos a migração dos nossos servidores para a plataforma Azure da Microsoft, através do programa BizSpark.

O que é o BizSpark?

O Microsoft BizSpark é um programa global concebido para acelerar Startups de base tecnológica, disponibilizando gratuitamente Software, Suporte e Visibilidade.

Se você tiver ou conhecer alguma startup de tecnologia, você pode ver mais informações aqui: http://www.microsoft.com/bizspark/

O que é o Azure?

O Azure é a plataforma de servidores em nuvem da microsoft, que garante a disponibilidade e escalabilidade do aquavisor pela própria microsoft.

informações aqui: http://www.windowsazure.com

Por que isso é tão importante? Por vários motivos:

1 - Nós somos uma pequena Startup de Tecnologia situada em São Caetano do Sul -SP e iniciamos o aquavisor investindo recursos próprios e muita dedicação para iniciar e manter o projeto, sendo assim o nosso maior “calcanhar de aquiles” sempre foi a infra-estrutura de servidor, pois a maneira tradicional é cara ( de longe o nosso maior custo) , da muito trabalho e toda vez que o aquavisor cresce um pouco ele fica mais lento e mais dificil.

2 - Nosso maior sonho é ver o aquavisor ser usado pelo mundo todo e todos os aquaristas do mundo falarem a mesma lingua. Como fazer isso se aqui no Brasil um usuário que seguia 100 pessoas demorava quase 1 minuto para visualizar o mural de atualizações de seus amigos? Com o Azure, a microsoft garante o crescimento da infra de acordo com o crescimento do aquavisor naturalmente, sem que precisemos ficar toda hora comprando novos recursos e administrando, consumindo nosso tempo.

3 - E o bizspark? O BizSpark garantiu que nós conseguissemos iniciar a empresa sem grandes custos iniciais com licenças de software. Cada licença do Visual Studio Ultimate ( usamos 4 ) custa aproximadamente US$ 4.000 cada! fora varios outros como o próprio Office. Estes custos inviablizariam o inicio da empresa legalmente para qualquer startup que inicia “bootstrap”, ou pela próprias pernas :D sem um investidor seria impossível.

4 - Tem mais, sendo participante do bizspark o Aquavisor ganha uma cota pré-paga de equivalente a aproximadamente US$ 200,00 / mês do serviço, que faz com que a nossa infra melhore 1000% e nosso custo caia muito. A gente demorou um pouco a acreditar nisso no começo, confesso.

Hoje finalmente estamos seguros para crescer a vontade e se preocupar apenas com o desenvolvimento do produto, a Microsoft cuida do resto.”

RG