Atualmente estou trabalhando em dois projetos de migração de Mainframe para plataforma baixa. Este tema é abordado pela Microsoft como Legacy Modernization.

Os motivos para modernização de Legado Mainframe são vários, mas dentre eles se destaca a disponibilidade de mão de obra. Muitas empresas estão vendo seus profissionais se aposentarem e não há mão de obra COBOL, por exemplo, para repor o quadro funcional. Alguns dados:

·         A consultoria OVUM indica que existem 900.000 desenvolvedores COBOL no mundo.

·         Segundo a Microsoft, no mundo existem aproximadamente 8 milhões de desenvolvedores VB.

 

A transferência de conhecimento, capacitação e certificação é assunto levado a sério para a Microsoft, pois temos certeza que o sucesso de uma empresa depende das pessoas que a compõe. Capacitá-las e equipá-las com as ferramentas adequadas as ajudarão a exercer seu potencial pleno.

 

Gostaria de compartilhar com vocês a iniciativa brasileira do MSDN Experience. São treinamentos sobre vários temos, todos com conteúdo em português, produzidos por profissionais da Microsoft, de parceiros e MVPs.

 

Na semana passada o MSDN Experience publicou mais uma academia, a de Office Development, que se soma às academias de Visual Studio Team System e à de Web Development.

 

Certamente o MSDN Experience ajudará os profissionais a se manterem atualizados e capacitará novos talentos, fazendo crescer o ecossistema Microsoft e ajudando inúmeras empresas a serem mais ágeis!

 

Grande Abraço,

Richard Chaves