Pessoal,

O primeiro dia começou com a general session de Bill Gates falando sobre o futuro da tecnologia sob a perspectiva do desenvolvedor. O slide abaixo, Bill Gates mostra quais são as possíveis áreas de atuação do desenvolvedor - Apresentação, Lógica de Negócios, Dados e Serviços. Para cada área foi feita uma demonstração. Confira aqui o vídeo que Bill Gates fala sobre o futuro do desenvolvimento de aplicações.

Primeira demo foi com S. Somasegar, Vice Presidente da Divisão de Desenvolvimento, focado na primeira área: Apresentação. Somasegar mostrou uma aplicação chamada Crossfader com a nova versão do Silverlight 2, que integra todo o tipo de media (video, audio, fotos). Como não poderia ser diferente, ele mostrou um pouco de código da aplicação no Visual Studio 2008 e a integração com Expression Blend para alterar o código XAML. Confira aqui o vídeo com a demostração de Somasegar.

 

A segunda demo foi com Brian Harry, Technical Fellow da Divisão de Desenvolvimento, focado na segunda área: Lógica de Negócios. Brian mostrou a versão Microsoft Visual Studio Team System 2008 Architecture Edition para representar a parte de Business Logic. As imagens abaixo são partes da demo onde ele mostra o Architecture Explorer, Architecture Layer e o suporte a DB2 integrado ao Visual Studio.

  

A terceira demo foi com Dave Campbel, Technical Fellow da Divisão de Data Storage Plataform, focado na terceira área: Dados. Antes da demonstração, Dave mostrou um slide onde apresenta o Microsoft SQL Server Data Service, um serviço de armazenamento de dados na nuvem (internet), e das necessidades de armazenamento e sincronismo de dados entre as diversas aplicações. O slide resume muito bem as possibilidades de como manipular dados com os diversos tipos de aplicação: Windows com WPF, Mobile e WEB com Silverlight. A demonstração foi uma composição de uma aplicação WPF e outra aplicação WEB com Silverlight explorando as novas caracteristicas do SQL 2008 como o tipo de dado spatial data para delimitar uma área no mapa e referenciar dados (texto e imagem) e SQL Server Data Services (na ultima imagem ele mostra o suporte REST), Sync Framework e Sync Services for ADO.NET. Confira aqui o vídeo com a demontração de Dave.

 

E para finalizar as demonstrações, Bill Gates mostrou o Microsoft Robotics Studio e o resultado de um projeto com um robô. Muito bacana...!!! Confira o vídeo aqui.

Os principais anúncios foram sobre Microsoft SQL Server Data Service e o lançamento previsto para a próxima semana do Silverlight 2 Beta 2 com melhorias no UI Framework, novos controles (um novo modelo de template chamado Visual State Manager), Networking Support, Rich Base Class Library, Deep Zoom (novo formato baseado em XML).

Bons códigos e aguardem os próximos posts..!!!