Pessoal,

image

Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a todos que assistiram as palestras que ministrei no TechEd Brasil 2008. Muitos me pediram para deixar as referências para os assuntos abordados, as demos e ppt, então vamos lá.

APC306 - Consumindo Serviços Online com Windows Live Dev
Windows Live Dev oferece uma plataforma que facilita a criação de aplicações baseada em serviços. Venha e verifique muitas das possibilidades de uso dos serviços do Windows Live e como implementar "Web 2.0" que você sempre quis mostrar aos seus clientes. Serão apresentados os vários SDK's, API e outros recursos do Windows Live para sua produtividade e a experiência do usuário.
Nesta sessão eu foquei nos serviços Live que podem ser consumidos por outros tipos de aplicações, não somente aplicações Web. Os serviços apresentados foram:

- Live Search através da SOAP API
- Virtual Earth através dos Web Services
- Windows Live ID para Client Authentication
- Windows Live Agents & Live Messenger

Aqui estão os arquivos para as demos da APC306.

WEB307 - Ferramentas para Integrar com a Plataforma Windows Live
Você é um desenvolvedor ASP.NET experiente? Você conhece todos os controles Web que estão disponíveis? Você ainda tem dúvidas sobre os conceitos de serviços online?  Então junte-se a nós nesta sessão e veja como o Windows Live Tools para  Microsoft Visual Studio 2008 torna realmente fácil para os desenvolvedores ASP.NET o uso dos serviços online do Windows Live Platform.
Nesta sessão, Daniel Ferreira e eu, focamos nas ferramentas Windows Live para o Visual Studio 2008. Veja a imagem abaixo o toolbox quando instalamos o Windows Live™ Tools for Microsoft® Visual Studio® 2008:

image

Os componentes apresentados foram:

- Map para o Virtual Earth
- IDLoginView e IDLoginStatus para o Live ID
- Contacts
- MessengerChat
- Sivelight Streaming

Aqui estão os arquivos para as demos da WEB307.

Mais Referências sobre Windows Live:
Windows Live Dev (Inglês)
Developer Center do Windows Live (Português)
Developer Center do Windows Live (Inglês)

WEB305 - ASP.NET MVC Framework
Um dos benefícios de usar uma arquitetura MVC (Model, View, Cotroller) é que ajuda a reforçar uma separação clara entre os modelos (models), as visualizações (views) e os controladores (controllers) dentro de uma aplicação. Em um futuro muito próximo, ASP.NET incluirá suporte para desenvolvimento de aplicações web baseadas em arquitetura MVC. Junte-se a nos para um mergulho nesta nova estrutura MVC e aprenda como usar em suas próprias aplicações.

Aqui estão os arquivos para a demo da WEB305.

ATENÇÃO: Já foi liberada a versão BETA do ASP.NET MVC. Veja aqui o post do Scott Guthrie e o aqui para o download no site da Microsoft.

Mais referências:

Vídeos de MVC no site ASP.NET
Tutoriais de MVC no site ASP.NET
Blog do Scott Guthrie

Bons códigos e até o próximo post!