Pessoal,

O Microsoft AJAX agora tem suporte ao serviço de CDN (Content Delivery Network) para armazenamento em cache das bibliotecas AJAX (incluindo o jQuery e o ASP.NET AJAX).  O serviço está disponível gratuitamente, não exige qualquer registo e pode ser usado para fins comerciais e não-comercial.

Falando um pouco sobre o que é CDN, traduzindo fica “redes de entrega de conteúdo”, é um conjunto de servidores de cache colocados estrategicamente pelo mundo e nos principais pontos de rede Internet. Esses servidores de cache podem ser usados para armazenar e entregar todos os tipos de conteúdo – incluindo imagens, vídeos, arquivos CSS e JavaScript. Usar um CDN pode melhorar significativamente o desempenho do seu WEB site para o usuário final, pois ele permite que os navegadores recuperarem mais rapidamente e faça o download do conteúdo de um servidor nas proximidades evitando que o pedido para o seu WEB site atravesse um caminho longo da internet até chegar ao seu servidor principal.

Para vocês terem uma idéia de como é simples e fácil utilizar o Microsoft AJAX CDN segue abaixo um exemplo de como seria a chamada do script para o jQuery:

 <script src=http://ajax.microsoft.com/ajax/jquery/jquery-1.3.2.min.js  type="text/javascript"> </script>

Quando o navegador solicita o arquivo de script ele será automaticamente atendido pelo servidor de cache CDN mais próximo para o usuário final.

Vocês podem obter uma lista completa das bibliotecas de JavaScript (e URLs associados) já suportadas no nosso cache CDN aqui: www.asp.net/ajax/cdn

Veja mais detalhes no post Announcing the Microsoft AJAX CDN do ScottGu.

Bons códigos e até o próximo post!