Pessoal,
O que eu vou contar aqui pode parecer a coisa “mais obvia” para algumas pessoas mas quando …

… você quer atualizar a sua máquina com o que há de mais novo, como o Windows 7, Office 2010, Visual Studio 2010, etc, etc. Então o primeiro passo é atualizar o seu backup em um disco externo, no caso em questão um HD externo de 1TB. Na sequencia você formata a máquina, instala o Windows 7 e todos os outros softwares para o trabalho, então você vai copiar os arquivos do backup e recebe a seguinte mensagem:

Erro ao ler o disco ou disco corrompido. Para acessar o disco, formate primeiro.

Aí o desespero vem a tona! Você esquece tudo que conhece sobre hardware e só pensa que acabou de perder todos os arquivos de anos de trabalho.

Então, após você tentar de tudo para acessar o disco, tentar ler em outra máquina, pedir ajuda para o IT Help, o Luciano Palma passa pela minha mesa e com 30 segundos cravados recurepa meu disco. Fantástico!

Como prometido, seguem os passos que o Luciano Palma (o IT Pro da história) me ajudou a fazer para recuperar o disco (lembrando que são passos extremamente simples e que muitas vezes esquecemos que existem, portanto vale relembrar):

1 – Dentro do Gerenciador de Disco (Disk Management), verifique se o disco com erro que você está tentando acessar está com o status Healthy, no exemplo abaixo é o Disk 1 mapeado no e:. Caso não esteja, acredito que o passo 2 não resolva o seu caso.

disco 

2 – Com o Windows Command Processor rodando com direitos de administrador, execute o comando chkdsk e: /f. Este comando é o Check Disk com a opcão f (Fixes errors on the disk). Segue o link para mais informações sobre o chkdsk. A imagem abaixo mostra todos os passos executados para este caso.

recuperacao-hd

Detalhes pessoal, o disco está formatado com NTFS.

Bons códigos [com o HD backup funcionando!!!] até o próximo post!