Pessoal, este post faz parte da série Windows Azure no MPR:

Outro beneficio do MPR é o Microsoft Platform Ready Test Tool que permite aos desenvolvedores avaliarem a compatibilidade dos seus aplicativos com os requisitos e casos de teste recomendados pela Microsoft.
Atenção: Você deve entrar primeiro no Microsoft Platform Ready e registrar seu aplicativo para acessar o Microsoft Platform Ready Test Tool. (ver Parte 1 e 2).

 

1. Acesse o site do MPR (http://www.microsoftplatformready.com/brasil/home.aspx) usando seu Live-id.

2. Selecione a sua aplicação e clique na guia de navegação Teste (retângulo 1 da imagem abaixo) em seguida, clique na guia Testar minhas soluções (retângulo 2 da imagem abaixo). Faça download e instale o Microsoft Platform Ready Test Tool (link para download no retângulo 3 da imagem abaixo) .

clip_image002

3. Execute o Microsoft Platform Ready Test Tool, a janela abaixo será apresentada. Em seguida, clique no botão Start New Test (retângulo 1 na imagem abaixo).

clip_image004

4. Passo Start - Informe um nome para o teste no campo Test Name (retângulo 1 na imagem abaixo), selecione Windows Azure na lista de tecnologias para teste (retângulo 2 na imagem abaixo) e clique em Next (retângulo 3 na imagem abaixo).

clip_image006

5. Passo Test Prerequisites - Após a etapa anterior, na nova janela, informe os detalhes da sua aplicação que utiliza o Windows Azure, então clique no link Edit (retângulo 1 na imagem abaixo). clip_image008

6. Passo Test Prerequisites - Na janela de detalhes do Windows Azure Server, informe o endereço físico do servidor (Physical Server Address, item 1 na imagem abaixo), o endereço de IP virtual (Virtual IP Address, item 2 na imagem abaixo) e clique no botão Verify (item 3 na imagem abaixo).

clip_image010

Atenção: para saber as informações do Physical Server Address e Virtual IP Address da sua aplicação, vá até o portal do Windows Azure (https://windows.azure.com/), clique na guia Hoste Services, Storage Accounts & CDN (retângulo 1 na imagem abaixo), depois clique na guia Hosted Services (retângulo 2 na imagem abaixo), selecione o deployment do projeto a ser testado (retângulo 3 da imagem abaixo) e copie as informações da guia de propriedades (retângulo 4 da imagem abaixo).

clip_image012

Abaixo tem a imagem com a guia de propriedades e os locais onde você consegue as informações de Physical Server Address (1) e Virtual IP Address (2).

clip_image014

7. Passo Test Prerequisites - Caso a verificação ocorra com sucesso, o status da configuração mudará para Pass (retângulo 1 na imagem abaixo) e o status do Windows Azure Server Details mudará para Complete (retângulo 2 na imagem abaixo).

clip_image016

8. Passo Test Prerequisites - Clique no botão Close da janela anterior, você verá que o status do pré-requisito para o teste da aplicação mudou para Pass (retângulo 1 da imagem abaixo). Em seguida, clique no botão Next (retângulo 2 da imagem abaixo).

clip_image018

9. Passo Test Prerequisites - Na sequencia será apresentado o resumo da guia Summary (retângulo 1 da imagem abaixo) e o status do pré-requisito com Pass (retângulo 2 da imagem abaixo). Clique no botão Next (retângulo 3 da imagem abaixo).

clip_image020

10. Passo Execute Test – Em seguida, será apresentada a guia para executar a aplicação de teste. Confirme a que todas as funcionalidades primárias da aplicação foram executadas (checkbox no retângulo 1 da imagem abaixo). Clique no botão Next (retângulo 2 da imagem abaixo) para executar o teste, você verá na barra de status que o teste está sendo executado.

clip_image022

11. Passo View Reports - Caso o teste tenha ocorrido com sucesso, será apresentada a janela com o Test Result com Pass (retângulo 1 da imagem abaixo). Clique no botão Next (retângulo 2 da imagem abaixo).

clip_image024

12. Passo Finish – Em seguida é apresentada a janela com caminho para o arquivo html com o resultado do teste. Clique no botão Reports (retângulo 1 da imagem abaixo), passo necessário para criar o arquivo com os resultados dos testes e submeter no site do MPR.

clip_image026

13. Passo Select Tests – Será apresentada uma janela com a lista de testes e os produtos envolvidos no teste. Neste caso o produto selecionado é o Microsoft Windows Azure. Selecione o teste (retângulo 1 da imagem abaixo) e clique no botão Next (retângulo 2 da imagem abaixo).

clip_image028

14. Passo Test Summary – Será apresentada a janela com o resumo dos testes e o Test Status com Pass. Clique no botão Next (retângulo 2 da imagem abaixo).

clip_image030

15. Passo Package – Nesta janela, selecione a opção para criar o pacote (retângulo 1 da imagem abaixo), informe um nome para o pacote (retângulo 2 da imagem abaixo), informe o Application ID (retângulo 3 da imagem abaixo, para conseguir o aplication ID é necessário ver os detalhes da aplicação dentro do cadastro do MPR, passo 2 deste post), aceite a política para a utilização da logo Powered by Windows Azure (retângulo 4 da imagem abaixo) colocando seu nome completo (retângulo 5 da imagem abaixo) e e-mail (retângulo 6 da imagem abaixo). Clique no botão Next (retângulo 7 da imagem abaixo).

clip_image032

16. Passo Finish – Nesta janela é apresentado o caminho do arquivo com o pacote de resultados para submeter no cadastro da sua aplicação dentro do MPR. Copie este caminho (retângulo 1 da imagem abaixo). Assim que copiar o caminho, pode fechar a janela.

clip_image034

17. O objetivo deste passo é submeter o pacote com o resultado do teste. Retorne ao site do MPR, no cadastro da sua aplicação, clique na guia de navegação Teste e em seguida na guia de navegação lateral esquerda Testar minhas soluções. Clique no botão Browse (retângulo 1 da imagem abaixo), informe o caminho do pacote com o resultado do teste, em seguida clique no botão Baixar (retângulo 2 da imagem abaixo).

clip_image036

18. Assim que o arquivo for processado com sucesso pelo site do MPR, você será redirecionado para visualizar seus relatórios (retângulo 2 da imagem abaixo). Verá que o status do Teste e de Mercado da sua aplicação foram alterados (retângulo 1 da imagem abaixo), será mostrada uma tabela com os testes processados (retângulo 3 da imagem abaixo) e o link para baixar o logotipo Powered by Windows Azure (retângulo 4 da imagem abaixo).

clip_image038

Pronto! Agora você está pronto para ir ao mercado com sua aplicação Azure!

Abraço e até o próximo post!