Pessoal, respondendo a pedidos, montei uma lista com vários projetos e exemplos prontos para serem implantados no Windows Azure. A lista contém informações necessárias para implantar o projeto com sucesso e toolkits para você desenvolver seu próprio aplicativo. Sempre que eu identificar um novo projeto eu atualizarei esta lista.

Caso você tenha outros exemplos, fique a vontade para sugerir que eu terei o maior prazer de incluir na lista.

Ainda não tem uma conta do Windows Azure!? Neste post tem várias dicas de com o conseguir uma conta no Windows Azure: Sabia que você já tem até U$3.700,00 em benefícios anuais para a plataforma Windows Azure sem nenhum custo?

 

Azure Issue Tracker
Este projeto demonstra um cenário real de ISV onde você deseja criar e hospedar uma aplicação SaaS para seus consumidores. Permite que pequenos grupos de usuários configurem rapidamente projetos e recursos de rastreamento de problemas.

BidNow
BidNow é um site de leilões on-line projetado para demonstrar como é possível criar aplicativos de consumidor altamente dimensionável que executam no Windows Azure.

BlobShare
É um aplicativo que demonstra os serviços de armazenamento da plataforma Windows Azure, juntamente com os recursos de autenticação e autorização do serviço de controle de acesso (ACS).

BlogEngine.NET
BlogEngine.NET é uma plataforma de blogging de código aberto escrita em ASP.NET. BlogEngine.NET é facilmente personalizáveis com muitos temas para download, widgets e extensões. Mais informações.

FabrikamShipping
FabrikamShipping SaaS é um cenário de exemplo completo de ponta a ponta que demonstra como usar o Windows Azure para expor um aplicativo como serviço. Ele possui um número de tarefas avançadas como desenvolver longos processos de execução, provisionamento automatizado do SQL Azure e do Hosted Services, integração com a API do PayPal, Federação Self-Service, regras de controle de acesso e muito mais.

DataLab: Open Government Data Initiative (OGDI)
Este projeto faz parte da iniciativa Microsoft para Open Government Data e vai de encontro com a Lei Complementar no 131, de 27 de maio de 2009, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Kentico CMS
Sistema de gerenciamento de conteúdo web completo para o desenvolvimento fácil de Web sites, lojas on-line, intranets e redes sociais da Web 2.0 com o ASP.NET. Ele é fácil de usar para editores de conteúdo e fornece flexibilidade para desenvolvedores web. Mais informações.

nopCommerce
nopCommerce é um e-commerce totalmente personalizável. Uma solução com recursos abrangentes que é fácil de usar para novos negócios on-line, mas poderoso o suficiente para o especialista de e-commerce mais exigente. Mais informações.

Orchard CMS
Orchard é um projeto free, open source com apoio da comunidade de desenvolvedores com o objetivo de fornecer aplicativos e componentes reutilizáveis na plataforma ASP.NET. Dica: veja meu post Como instalar o Orchard no Microsoft Windows Azure.

PhluffyFotos
É um serviço de Galeria de imagem Web 2.0 onde os usuários podem carregar suas imagens da web ou dispositivo móvel. Este exemplo é projetado para demonstrar os principais recursos do Windows Azure. Os usuários podem fazer upload, tag e compartilhar fotos neste exemplo.

ScrewTurn Wiki
ScrewTurn Wiki permite que você criar, gerenciar e compartilhar wikis. Ele é baseado em ASP.NET 3.5 e podem ser estendido e personalizado com temas e plugins.

Umbraco CMS
CMS moderno e  robusto, amigável para desenvolvedor e designer, usado por mais de 125.000 sites. Fácil de usar e simples de estender. Mais informações.

Windows Azure Accelerator for Web Roles
O Windows Azure Accelerator para Web Roles torna rápido e fácil para que você implantar um ou mais sites em várias instâncias Web Role usando Web Deploy. Imagine você ter seu próprio web server no Windows Azure com vários sites ao mesmo tempo!

Windows Azure Toolkit for Windows Phone
O toolkit do Windows Azure para o Windows Phone foi projetado para tornar mais fácil você construir aplicativos móveis que utilizam serviços em nuvem para Windows Azure. O toolkit inclui modelos de projeto do Visual Studio para Windows Phone e Windows Azure, bibliotecas de classe otimizadas para uso no celular, aplicativos de exemplo e documentação. Dica: existe um pacote exemplo completo para disponibilizar um serviço de push notification dentro do Windows Azure.

Windows Azure Toolkit for iOS
O toolkit do Windows Azure para iOS é um kit de ferramentas para desenvolvedores tornar mais fácil o acesso aos serviços de armazenamento do Windows Azure. Este toolkit pode ser usado para aplicativos de iPhone e iPad, desenvolvidos com Objective-C e o XCode. Dica: existe um exemplo completo pronto para ser usado.

Windows Azure Toolkit for Windows 8
Agora ficou mais fácil criar um serviço em nuvem para apoiar suas aplicações estilo Windows Metro com o Windows Azure Toolkit para Windows 8. Esse toolkit tem todas as ferramentas necessárias para tornar mais fácil o desenvolvimento de um serviço para o Windows Azure e implantá-lo para seus usuários. Além de documentação, este toolkit inclui modelos de projeto do Visual Studio para um aplicativo de estilo de Metro de amostra e um projeto de nuvem Windows Azure. Dica: Neste toolkit tem os seguintes pacotes exemplos: Aplicação Metro usando o Service Bus; exemplo de Raw Notification; exemplo de Notification com C# e JavaScript; exemplo de Worker para Push Notification; projeto completo de viagens (Margie’s Travel); exemplo de ACS Windows Metro. 

Windows Azure Toolkit for Social Games
O toolkit Windows Azure para social games é um conjunto de orientações, exemplos e ferramentas que ajudam os desenvolvedores a rapidamente começar a construir um jogo simples ou  um social game no Windows Azure.

Windows Azure Training Kit
O Windows Azure Training Kit inclui um conjunto abrangente de conteúdo técnico, incluindo laboratórios práticos, apresentações e demonstrações que são projetadas para ajudá-lo a aprender como usar o Windows Azure. Dica: dentro deste training kit existem vários exemplos prontos para serem implantados no Windows Azure. Vale a pena conferir!

 

Espero que essa seja útil para o seu dia-a-dia!