Pessoal,

A Open Government Data Initiative (OGDI) é uma coleção de projetos de software abertos, baseados em nuvem e permite que os dados de governo fiquem à disposição do público e facilmente acessível. Este projeto utiliza padrões abertos e disponibiliza interfaces de programação para aplicativos (API) para que desenvolvedores e agências de governo possam recuperar os dados através de programação para o uso em aplicativos  on-line. O principais benefícios deste projeto são: permite a melhoria no serviço ao cidadão; reforça a colaboração entre agências governamentais e organizações privadas; com isso aumentando a transparência dos governos.

Para ter acesso ao projeto, basta acessar este link: DataLab: Open Government Data Initiative (OGDI). Este projeto utiliza o Windows Azure como plataforma de computação em nuvem.

Para entender melhor a iniciativa, gostaria de colocar na integra o primeiro parágrafo da declaração do Governo Aberto, onde o Brasil já faz parte:

Como membros da Parceria Governo Aberto, comprometidos com os princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção da ONU contra a Corrupção, e outros instrumentos internacionais pertinentes relacionados aos direitos humanos e à boa governança:
Reconhecemos que as pessoas em todo o mundo exigem mais transparência de seus governos, demandando maior participação popular nos assuntos públicos, e buscando maneiras de fazer seus governos mais transparentes, ágeis, responsáveis e eficientes.
Fonte: Open Government Partnership.


Este projeto também pode contribuir com a Lei Complementar no 131, de 27 de maio de 2009 do Brasil, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Até o próximo post!