Recentemente o Directions on Microsoft publicou um novo relatório intitulado “What Windows Azure Means to Software ISVs”. Este relatório apresenta um excelente ponto de partida para qualquer ISV que está interessado em uma visão independente do Windows Azure, explicando o uso da plataforma para criar e fornecer soluções em nuvem.

Apesar deste relatório ser dedicado ao público ISV, sugiro a leitura para qualquer pessoa ou empresa que esteja pensando em criar ou migrar uma aplicação para o modelo SaaS em nuvem. Ele detalha como o Windows Azure pode ajudar ISVs a perceber o aumento da flexibilidade e custos menores contra a execução de aplicativos em ambiente on-premises (hospedado/instalado em na própria infraestrutura). O relatório resume como os ISVs devem articular metas claras a fim de entender como modificar ou reescrever seus aplicativos para trabalhar com o Windows Azure, pesando os benefícios e os riscos do Software como Serviço (SaaS).

O relatório está divido em cinco partes:

  • Por que Software como Serviço? Benefícios, riscos e organizando para o SaaS.
  • Introdução para o Windows Azure
  • Construindo uma oferta SaaS no Windows Azure
  • Benefícios do Windows Azure Cloud Services
  • Caminhos para o Windows Azure
  • Pagamento para o Windows Azure
  • Recursos e conteúdo extra.

Clique no link ao lado para baixar o relatório: Directions on Microsoft's "What Windows Azure Means to Software ISVs".

ISV: Independent Software Vendor.

Aproveitando, veja abaixo qual é a melhor opção para você começar a usar o Windows Azure hoje mesmo:

  • Free Trial: Avaliação gratuita do Windows Azure por 90 dias. Teste o Windows Azure gratuitamente sem nenhum compromisso.
  • BizSpark: O Windows Azure permite que Start-ups se concentrem em sua respectiva lógica empresarial automatizando tarefas de infraestrutura historicamente trabalhosas, como geolocalização de servidores host, backup e failover em tempo real para bancos de dados e implantação de ambientes de preparação para os de produção. Se for membro do BizSpark, você ganha $3,700.00 em benefícios anuais para o Windows Azure sem nenhum custo.
  • MSDN: Se você for um assinante existente do Visual Studio Professional, Premium ou Ultimate com MSDN, receberá acesso gratuito ao Windows Azure todo mês e até $3,700.00 em benefícios anuais do Windows Azure sem nenhum custo.
  • MPN: Esta oferta, disponível para assinantes do Microsoft Cloud Essentials Pack, permite que você teste uma porção limitada do Windows Azure a cada mês sem nenhum encargo. Isso inclui um nível básico de horas de Serviços em Nuvem mensais, armazenamento, Rede de Fornecimento de Conteúdo, transferências de dados, um Banco de Dados SQL, Controle de Acesso, Barramento de Serviço e Cache sem nenhum encargo.
  • WebsiteSpark: Se for membro do WebsiteSpark, você ganha $1,500.00 em benefícios anuais do Windows Azure sem nenhum custo por um ano. Essa oferta do WebsiteSpark fornece um nível básico de Serviços em Nuvem, Armazenamento, Banco de Dados SQL, Controle de Acesso, Barramento de Serviço e Cache todo mês sem nenhum custo.

Até o próximo post.