Artigo original publicado em 16 de abril de 2011, sábado

Estão acontecendo coisas muito legais nos serviços de nuvem da Microsoft. Um dos serviços é o Windows Azure marketplace DataMarket, um serviço em nuvem que ajuda os usuários finais que precisam de dados para análises de negócios e tomada de decisões. Você pode consumir convenientemente os dados que assina diretamente em aplicativos do Microsoft Office, como Microsoft Excel 2010 e ferramentas de business intelligence da Microsoft como o PowerPivot e o SQL Server Reporting Services. Depois, você pode compartilhar os relatórios e visualização que criar no SharePoint. Para saber mais, consulte DataMarket_Whitepaper.

Em alguns cenários ponta a ponta o Office retira dados da nuvem usando o DataMaket e, depois, os compartilha no SharePoint Server 2010 por meio dos Serviços do Excel e, talvez, de lá para um painel do PerformancePoint Services. O diagrama abaixo é um cenário específico no qual os dados são retirados do DataMarket e, depois, salvos na sua área de trabalho e compartilhados no SharePoint Server 2010 por meio dos Serviços do Excel.

Observação: o Office365 é incluído na imagem para dar uma ideia da situação geral, já que existem três grandes ofertas e o DataMarket é resultado do que é oferecido no Windows Azure e no SQL Azure.

Esta postagem destaca o complemento DataMarket para Excel, que é um aplicativo grátis que permite descobrir e importar dados do Windows Azure Marketplace DataMarket para o Microsoft Office Excel. Também ofereço uma breve descrição de cada oferta de nuvem.

Complemento DataMarket para Excel (como funciona)

O complemento DataMarket para Excel (CTP1) oferece uma experiência simples, que lhe permite descobrir conjuntos de dados publicados no Windows Azure Marketplace DataMarket. Você pode navegar e pesquisar em um rico conjunto de dados de editores de conteúdo em uma ferramenta com a qual você já está familiarizado, o Excel. Veja como:

1. Faça download do complemento aqui, abra a pasta (ou salve na sua máquina) e clique duas vezes no pacote do Windows Installer.

Observação: Você pode ser solicitado a fazer download do Microsoft .NET Framework 4.0 Client Profile. A estrutura do 4.0 instala o WCF Data Services, que é o componente do .NET Framework que lhe permite criar serviços e aplicativos baseados em REST que usam Open Data Protocol (OData) para expor e consumir dados pela Web.

2. Abra o Excel e clique na guia Dados (Data) para ver se os complementos foram instalados como extensões do Excel. Você deverá ver um botão chamado Importar dados do DataMarket (Import data from DataMarket) na faixa de opções do Excel, como mostra a figura:

3. Clique no botão Importar dados do DataMarket (Import data from DataMarket). A caixa de diálogo de entrada é exibida:

Esta caixa de diálogo apresenta o DataMarket e permite a você:

  • Navegar no Marketplace: ao clicar neste link, uma nova janela do navegador é aberta para que você possa navegar nos conjuntos de dados expostos pelo DataMarket.
  • Assinar o DataMarket: abre o navegador com a página de assinatura do DataMarket. A assinatura é grátis!
  • Declaração de privacidade: abre o navegador mostrando a declaração de privacidade deste complemento.

O principal objetivo desta caixa de diálogo é ajudá-lo a entrar na sua lista de conjuntos de dados assinados. Para entrar, você precisa fornecer uma chave de conta. A chave de conta é sua senha de acesso a todos os conjuntos de dados no DataMarket e pode ser encontrada em https://datamarket.azure.com/account/keys. Como a chave de conta é sua senha (vinculada à sua conta do DataMarket), você precisará entrar no DataMarket para ter acesso a ela.

Copie a chave de conta da página da chave de conta (https://datamarket.azure.com/account/keys) e cole-a no campo Chave de conta. Você também pode especificar se a chave de conta está sendo salva para uso futuro marcando a caixa de seleção Lembrar minha chave de conta.

Se você fez a assinatura, copie sua chave de conta e clique em Entrar para carregar seus conjuntos de dados assinados.

A captura de tela abaixo mostra os três conjuntos de dados que assinei. Alguns deles, como o STATS, cobram uma taxa. Outros são grátis, mas podem ter limitações quanto aos dados que você pode ver. Por exemplo: o Zillow oferece 3.000 transações por mês grátis. Os outros provedores de dados oferecem um número variado de transações.

 

Para as próximas etapas, consulte:

Visão geral dos Serviços do Excel (SharePoint Server 2010)

Publicar uma pasta de trabalho nos Serviços do Excel

 

Esta é uma postagem de blog traduzida. Leia o artigo original sobre Data in the cloud! DataMarket Add-In for Excel and Excel Services