Artigo original publicado na quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ben Wilde, Gerente de Programa do SharePoint, discute como tirar vantagem dos novos recursos Sociais do SharePoint, publicando mensagens sofisticadas ao news feed e assegurando que as pessoas certas as vejam.

Porque Social?

Admito: quando eu comecei a trabalhar nos recursos sociais do SharePoint, eu não entendia o valor e estava preocupado que estivéssemos construindo algo que distraía as pessoas de fazer seus trabalhos.

Chegando perto do final do lançamento, minha visão sobre o que são recursos sociais e quais valores eles trazem não poderia ser mais diferente. Depois que eu pego minha xícara de café pela manhã, a primeira coisa que eu faço é abrir meu News feed para ver o que está acontecendo com meus colegas e seus projetos, e para ver o que está sendo discutido na empresa. Meu News feed me dá uma sensação de conforto, uma sensação tranquilizadora de que eu estou a par das coisas sobre as quais me importo e sobre as coisas que estão acontecendo ao meu redor. Realmente, eu adoro ler o meu News feed do SharePoint tanto que eu já escrevi uma publicação de blog que inclui uma descrição de como eu o uso. 


Além de usar o feed para ver o que os outros estão fazendo e falando, é também uma ferramenta valiosa para buscar novas informações de maneira pró-ativa. Para quem eu posso perguntar sobre atualização do SharePoint 2010? Alguém já montou um SQL Server? Alguém tem algum contato na equipe de design do Windows? As publicações alcançam uma audiência maior e eu descobri que normalmente sou capaz de conseguir respostas em minutos. Eu também posso escolher ter uma conversa com um grupo menor de pessoas, para discutir o progresso em um projeto em particular.

Usarei o resto dessa publicação para falar sobre algumas das maneiras sofisticadas pelas quais você pode adicionar novas publicações ao News feed, e como você pode tirar vantagem disso para fazer seu trabalho todo dia, esteja o seu foco em compartilhamento e discussão no geral ou em colaboração mais focada.

Compartilhando com Todos

Quando eu navego para o meu News feed e faço uma publicação, por padrão, ela será visível para todos na Microsoft. Descobri que essa é uma maneira importante de compartilhar informações amplas ou de ter perguntas difíceis respondidas. O ato de publicar no feed é simples e familiar (e nós passamos bastante tempo do design assegurando que seria assim), mas existem alguns truques para assegurar que as pessoas certas fiquem cientes de suas publicações.
 
Quando eu desejo chamar a atenção de alguém em uma publicação, eu “@menciono” aquela pessoa. Quase todo dia, eu vejo perguntas no feed. Nem sempre eu sei a resposta, mas às vezes eu sei quem sabe. Eu normalmente respondo à estas perguntas mencionando alguem (digitando o símbolo @ em minha resposta) para assegurar que a pergunta vá parar no radar da pessoa. Isso ainda é uma publicação pública, mas aparece na visualização de Menções dessa pessoa e ela receberá um email chamando a atenção dela para isso.
 
Algumas vezes, ao criar uma publicação, eu adiciono uma #tag para associar a publicação a um tópico em particular. Conforme estávamos construindo o feed, encontramos (e corrigimos!) vários bugs. Uma maneira comum pela qual as pessoas relatam bugs é postando no feed com a tag #BugForThat, como em "Tem um bug para isso". Além de deixar claro que alguém encontrou um bug, nossos líderes de equipe podem seguir #BugForThat para ver o que está quebrado, conforme os problemas são relatados. Ou, eles podem clicar em #BugForThat e ver todas as publicações relatando problemas. Eles também acham útil quando as publicações possuem capturas de tela e vídeos demonstrando um #BugForThat.
 
 
Uma última coisa que eu queria mencionar é que, diferentemente de outros feeds que eu já usei, as publicações que contém links para documentos exibem uma pré-visualização no feed. Olhar esta pré-visualização normalmente me fornece informações o bastante, sem que eu tenha que abrir a versão completa. Não é legal?

Publicando para Certos Grupos de Pessoas

Eu gosto de ser capaz de publicar perguntas amplas, mas às vezes eu quero ter discussões menores, mais privadas. Para fazer isso, eu uso um Feed de Site (é exatamente como parece, é como se fosse um News feed, mas em um site). Apenas as pessoas com acesso ao site podem ler. Já que este feed reside em um site do SharePoint, nós também podemos adicionar outros aplicativos e funcionalidades ao site para compartilhar documentos, rastrear tarefas, etc. E a melhor parte? Se eu seguir estes sites, todas as conversas que acontecerem nele serão consolidadas no meu News feed, portanto ele realmente se torna um único lugar onde eu posso ficar por dentro das coisas com as quais me importo.
 

Eu me liguei. Você deveria se ligar também.

Após usar o News feed todos os dias no ano passado, eu não consigo imaginar fazer meu trabalho sem ele. Eu fico muito mais informado no trabalho do que alguma vez estive, e encorajado ao obter respostas rápidas para as minhas perguntas e comentários em ideias que eu compartilho. Eu não poderia estar mais orgulhoso de ser parte da equipe que construiu um conjunto de recursos tão bom que, contrariando minhas preocupações iniciais, provaram ser um grande ganho de produtividade para todos que os usam.

 

 
 
 

 

Esta é uma publicação localizada. Encontre o artigo original em Feeding the Newsfeed