Artigo original publicado na quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Olá a todos! Meu nome é Kate Dramstad e sou Gerente de Programa, trabalhando na equipe de pesquisa do SharePoint. Vou falar com você sobre as melhorias na experiência de pesquisa do SharePoint 2013. Este post é uma visão de alto nível de como os tipos de resultados e modelos de exibição trabalham juntos para criar experiências de pesquisa ricas. Se você tirar apenas um conceito a partir deste post, ele deve ser: Tipos de resultado + Modelos de exibição = Experiência de pesquisa rica.

Criando uma grande experiência de pesquisa 

Uma ótima experiência de pesquisa é caracterizada pela facilidade para o usuário de encontrar rapidamente o que está procurando. Na maior parte das interfaces do usuário de pesquisa, todos os resultados da pesquisa possuem a mesma aparência, por isso, cabe ao usuário verificar cuidadosamente cada resultado, ou pior, pular, saltar para trás e para frente entre as páginas de resultados e um resultado, tentando decidir se determinado resultado é o que estava procurando. Em uma experiência de pesquisa ideal, o usuário deve ser capaz de clicar apenas uma vez, sentindo-se confiante de que encontrou o que estava procurando. 

O SharePoint 2013 oferece uma enorme melhoria na experiência de pesquisa através de modelos de exibição e tipos de resultado. Longe estão os dias dos resultados com aparência uniforme e de digitalização sem fim. Os documentos não são todos iguais, e os resultados da pesquisa também não devem ser. No SharePoint 2013, você tem a capacidade de controlar a aparência dos resultados da pesquisa em um nível muito granular. Dê uma olhada nesta imagem abaixo. Cada caixa colorida representa uma área de interface de usuário que está sendo controlado por um modelo de exibição diferente.

A aparência do componente de interface de usuário de Pesquisa é controlada por modelos de exibição diferentes
Imagem 1: A aparência do componente de interface de usuário de Pesquisa é controlada por modelos de exibição diferentes.
 

Existem modelos de visualização para cada um dos tipos diferentes de resultados nos resultados da pesquisa, o painel de foco para cada tipo de resultados, e cada um dos controles de refinamento. Cada uma dessas áreas pode ser personalizado de modo que você pode entregar uma experiência de busca que irá encantar seus usuários.

Um tipo consiste basicamente de um conjunto de regras que descrevem quais dos itens nos resultados de pesquisa corresponder tipo de resultado. Quando um usuário emite uma consulta, os resultados vêm de volta e cada resultado é avaliado contra as regras nos tipos de resultado. Um modelo de exibição é então aplicado ao resultado em função do tipo que corresponda. Por padrão, o SharePoint 2013 inclui vários tipos de resultados pré-definidos:

  • Resultados de documentos ricos para documentos PowerPoint, Word e Excel
  • Resultados de conversação ricas para postagens de Newsfeed, respostas e discussões comunitárias
  • Resultados de vídeo ricos e muito mais…

Você pode ler sobre o tipo de resultado Pessoas no Apresentando a Pesquisa de Pessoas. Cada tipo de resultado tem seu próprio modelo de exibição, tornando-o diferente dos outros tipos de resultados e com propriedades superficiais que são mais relevantes a um determinado tipo de documento. 

Cada tipo de resultado é mapeado para um modelo de exibição
Imagem 2: Cada tipo de resultado é mapeado para um modelo de exibição. 

Tipos de resultados personalizados e modelos de exibição 

Além dos tipos padrão de resultados, você pode definir seus próprios tipos de resultados. Um tipo de resultado pode, então, ser associado a um modelo de exibição personalizado, permitindo que você destaque determinados tipos de resultados que são importantes para os usuários. Por exemplo, digamos que quando os usuários pesquisam por ordens de compra, você gostaria que os resultados da pesquisa fossem exibidos também para a pessoa que aprovou a ordem de compra para cada resultado. Para tal, comece criando um tipo personalizado de resultado para Ordens de compra. Na sua empresa, as ordens de compra são documentos do Word com uma propriedade IsPurchaseOrder, juntamente com alguns outros metadados adicionais, como o Aprovador de Ordem de Compra, Data de Aprovação de Ordem de Compra e Custo da Ordem de Compra. Para criar um tipo Resultado de Ordem de Compra, você deve copiar o Tipo de Resultado Microsoft Word e adicionar uma especificação de que os resultados que correspondam devem ter a propriedade personalizada IsPurchaseOrder como "True".

O próximo passo é a criação de um modelo de exibição personalizada para Ordens de Compra que está à tona da propriedade gerenciada POApprovedBy. A personalização de modelos de exibição é simples. Toda personalização é feita em HTML e JavaScript em vez de XLST. Para criar um novo modelo, comece copiando um modelo existente. Adicione outras propriedades gerenciadas para o modelo de forma que você possa visualizar informações específicas do tipo importantes. No caso do exemplo Ordem de Compra, copie o modelo de Item do Word e adicione a propriedade gerenciada OPApprovedBy para o modelo. Então, estilize a interface do usuário com HTML, JavaScript e CSS.

O passo final é dizer o tipo de resultado da Ordem de Compra a apontar para o modelo de exibição de Ordem de Compra. Agora, quando um usuário fizer uma consulta, cada resultado será primeiro avaliado seguindo a regra para resultados de Pedido de Compra. Se for correspondente, o resultado é exibido usando o modelo de exibição de Ordem de Compra. Caso contrário, ele é comparado com um dos tipos de resultado padrão e é exibido utilizando o modelo correspondente. Com esta nova experiência de pesquisa, ficou mais fácil que nunca para os usuários encontrar o que estão procurando. Mas espere, tem mais!

Próximos passos

Como mencionei anteriormente, os modelos de exibição oferecem controle sobre muitos aspectos da interface de busca, não apenas dos tipos de resultados. Se você quiser estender nosso exemplo Ordem de Compra ainda mais, você poderia, por exemplo, criar um refinador para Custo de Ordem de Compra utilizando o modelo Slider com Gráfico de Barras, usado pelo refinador Data de modificação por padrão. Ou, você pode criar um painel hover personalizado que fica à tona de ainda mais propriedades específicas das Ordens de Compra. As possibilidades são basicamente ilimitadas.

No meu próximo post, vou cobrir os detalhes de nível de código sobre como os administradores de pesquisa podem criar tipos de resultados personalizados e exibir modelos. Espero que este post tenha feito você pensar sobre os cenários os quais os tipos de resultados e/ou modelos de exibição personalizados podem ajudar a proporcionar uma experiência agradável para os usuários. Estou ansioso para ouvir seus comentários.

Este é um post traduzido no blog. Encontre o artigo original em Introducing SharePoint 2013 Search Result Types and Display Templates