Artigo original publicado na terça-feira, 25 de setembro de 2012

O SharePoint 2013 permite às organizações criar experiências belas, adaptáveis e personalizadas que podem ser disseminadas entre diferentes canais e mercados. Meu nome é Josh Stickler e eu sou Gerente de Programa da equipe do SharePoint. Neste post, vou dar uma visão geral de alto nível do que há de novo e aprimorado no SharePoint Server 2013 no que se refere a sites corporativos.

Nas próximas semanas após o lançamento do SharePoint 2013 e adiante, você vai ler sobre o que há de novo em características específicas, melhores práticas e oportunidades para extensibilidade, tudo da equipe de engenharia que construiu o produto. Muitos posts seguirão a história de como um cliente hipotético, Contoso Electronics, pode usar o SharePoint 2013 para sediar um site voltado para a Internet e centrado no produto. Embora sua organização possa efetuar transações de negócios em um setor diferente, operar em diferentes mercados ou hospedar intranet em vez de conteúdo da Internet, nossa esperança é de que você vá ver um pouco do seu caso na Contoso Electronics, uma vez que nossos investimentos não estão limitados a qualquer tipo específico de site ou solução vertical.

Conheça a Contoso Electronics

A Contoso Electronics é um varejista de eletrônicos de consumo que opera uma rede de lojas nos Estados Unidos e Canadá. A Contoso Eletronics hospeda seu site no Windows Azure usando o SharePoint 2013 e oferece seu catálogo de produtos (proveniente do Microsoft Dynamics AX), artigos sobre os dispositivos mais recentes e tendências em produtos eletrônicos de consumo, além de um corpo de conteúdo do tipo "como fazer" com vídeos instrutivos.
 
Este ano, a Contoso Electronics estabeleceu metas ambiciosas quanto a como conduzir negócios adicionais através da sua presença online. A Contoso quer atrair mais visitantes ao site de Internet de sites de busca como o Bing e Google. Uma vez que os visitantes cheguem ao site da Contoso, ela deseja mantê-los engajados e, finalmente, tornar as visitas em compras de cliente. A Contoso espera atrair visitantes que utilizem uma grande variedade de dispositivos, como smartphones e tablets, e falem uma variedade de idiomas. O site deve ajustar-se automaticamente ao longo do tempo para ajudar a cumprir tais metas ao promover e recomendar conteúdo popular e relevante para os visitantes com base na sua atividade.
 
Vamos fazer um tour sobre como o SharePoint 2013 permite à Contoso Eletronics projetar um site interessante, publicar conteúdo de forma eficiente e envolver os clientes com experiências personalizadas.

Sites com identidade visual do SharePoint se tornam fáceis e mais familiares aos Web designers 


Queremos que qualquer Web designer ou desenvolvedor seja capaz de criar um site do SharePoint sem precisar se tornar um especialista em SharePoint. Fizemos um grande investimento nesta versão para permitir que Web designers criem sites interessantes e modernos utilizando as ferramentas que eles já conhecem, como o Adobe Dreamweaver e o Microsoft Expression Blend. Em vez de editar arquivos ASP.NET para criar ativos de design, como páginas mestras e layouts de página, os designers podem editar o HTML e o SharePoint vai converter esses arquivos automaticamente.
 
Mais e mais pessoas estão navegando na Web usando smartphones e tablets. Por isso, estamos apresentando o recurso de Canais de dispositivo, que permite que os designers construam o design visual de um site para melhor se adequar a dispositivos específicos. O SharePoint também pode servir interpretações menores de imagens e vídeos para reduzir o peso página para dispositivos com largura de banda limitada. Finalmente, estamos expondo APIs para permitir que os desenvolvedores criem aplicativos móveis nativos que podem ler dados e interagir com o site do SharePoint.

A publicação voltada para a pesquisa permite a reutilização de conteúdo em diversos sites


Uma maior integração entre o gerenciamento de conteúdo do SharePoint 2013 e capacidades de pesquisa permite que sites agreguem e apresentem conteúdo de forma mais flexível do que nunca. Em vez de implantar versões duplicadas de conteúdo e manter tudo em sincronia, você pode referenciar o conteúdo indexado ao pesquisar utilizando o novo Parte de Pesquisa de Conteúdo da Web, mesmo que tal conteúdo seja armazenado em um conjunto de sites separado.
 
No passado, a estrutura de navegação de um site era definida por onde o conteúdo era armazenado. Os clientes muitas vezes acabavam criando lotes de subsites para organizar o conteúdo e criar URLs atraentes para os mecanismos de busca. O SharePoint 2013 introduz a Navegação Gerenciada, que organiza a navegação com base em termos de Metadados Gerenciados Corporativos. A reorganização da navegação se torna tão fácil quanto mover os termos e não mais exige a migração de conteúdo.
 
O novo recurso de publicação de coleção intersite leva você ainda mais longe, na abstração de como você armazena o conteúdo da forma como os visitantes do site a consumem. Você pode reutilizar o conteúdo como artigos e produtos entre conjuntos de sites; por exemplo, você poderia reutilizar o conteúdo que é o mesmo em versões de várias marcas ou específicas do local do seu site. Conteúdos reutilizados herdam a identidade visual do site onde ela aparecia e pode ser integrada em sites de navegação.
 

Envolvendo os clientes com experiências adaptáveis e personalizadas



A Contoso Electronics não só quer levar os visitantes ao site como quer fazer com que voltem e, finalmente, façam uma venda. No passado, a Contoso Electronics tinha de recorrer a uma abordagem única para todos os visitantes, baseada em conteúdo estático. Os recursos de rastreamento de uso do SharePoint 2013 permitem que o site se adapte ao comportamento do visitante ao longo do tempo, recomendando produtos e conteúdos com base nos caminhos dos visitantes através do site.
 
O SharePoint 2013 integra a tecnologia de pesquisa FAST para retornar dinamicamente conteúdo de forma que a Contoso Eletronics possa controlar. Por exemplo, a Contoso Eletronics disponibiliza seu direito de conteúdo mais popular na página inicial. Ela então define as promoções para os usuários com base no comportamento deles no site. Quando os usuários buscam um produto no site, a Contoso pode promover produtos que são mais interessantes em vender mais nos resultados ou como resultados de destaque. Com base em dados de uso, a Contoso pode usar a artimanha apresentar artigos de "como fazer" para aumentar a probabilidade de uma venda.

Reunindo tudo

Nos próximos posts, vamos mostrar como a Contoso Electronics utiliza o SharePoint 2013 para construir um site interessante, gerenciável e de larga escala. Vamos falar sobre as principais decisões que a Contoso Eletronics toma quanto à arquitetura de informação no modelo de publicação orientada a pesquisa, obtendo o máximo de valor de novos recursos e mantendo o site ao longo do tempo.
 
Achamos que o SharePoint 2013 permitirá que as organizações façam uso mais eficiente do seu conteúdo e reduzam a sobrecarga de organização de conteúdo. Esperamos que você se junte a nós para os próximos posts para saber mais sobre o que há de novo. Por favor, deixe um feedback na seção de comentários abaixo; nós adoraríamos saber o que você gostaria de ler e como você pretende usar o produto. Agradecemos a leitura!
 
 

 

Este é um post traduzido no blog. Encontre o artigo original em Modern Web Experiences with SharePoint 2013