Artigo original publicado na Terça-feira, 9 de outubro de 2012

​Olá a todos, meu nome é Patrick Quinn e eu sou Gerente de Programa, e trabalho com a experiência do usuário de pesquisa do SharePoint. Eu gostaria de apresentar a você um dos novos recursos de interface do usuário de Pesquisa do SharePoint Server 2013 mais animadores. Apresentando...

…nosso novo painel hover!

 

 A nova interface de pesquisa e o painel hover.
A nova interface de pesquisa e o painel hover.

 

Quando projetamos a interface do usuário para esta versão, nos concentramos principalmente em garantir que cada resultado seja rápido e fácil de encontrar e ler, e exiba ainda o máximo de informações relevantes possível para o usuário final. Mas estes dois conceitos muitas vezes estão em conflito um com o outro - quanto mais informações você adicionar a um resultado, mais "desordenada" a interface do usuário parece. Quanto mais "desordenada" a interface do usuário, mais difícil se torna a varredura. É preciso haver um equilíbrio entre a quantidade de informações e a organização das informações.

O painel hover é uma adição empolgante para esta versão, e acreditamos que ele resolva este problema de forma bastante elegante. Nós atenuamos nossos resultados em linha para conter apenas peças-chave de metadados comuns à maioria dos resultados, como o título, URL e resumo destacado por clique. Estes resultados compactos e simplificados permitem aos usuários varrer a página com facilidade. Então, quando o usuário quiser saber mais sobre um resultado, eles podem passar o cursor sobre o resultado para ver a caixa de diálogo do painel hover. O painel hover contém metadados ricos que permitem aos usuários investigar um resultado mais a fundo sem ter que clicar e carregar o documento.

 

Incluímos alguns metadados importante no painel hover, como o tipo de arquivo, a data em que o resultado foi editado pela última vez, as pessoas que editaram recentemente e contagem de visualizações (assim, você pode ver quantas vezes o documento foi visualizado). Nós adicionamos mais do que apenas metadados, no entanto. Ferramentas de análise de documentos nos permitem indexar cabeçalhos de seções e títulos de slides que estão dentro de um documento, e expomos os cabeçalhos e títulos que são relevantes para a consulta. Chamamos eles de "links profundos", e você pode vê-los no painel hover, com o título "Dê uma olhada". Ainda mais legal, tais cabeçalhos e títulos são links - ao clicar neles, você será levado diretamente para a seção (ou slide) no documento! Agora, os usuários podem pesquisar em milhões de documentos e, com um único clique, efetuar zoom diretamente na seção específica de um documento.  
Um olhar mais aprofundado da visualização do painel hover, links de documentos e ações.
Um olhar mais aprofundado da visualização do painel hover, links de documentos e ações.

 

A parte inferior do painel hover contém uma lista de ações que podem ser executadas em um resultado. Agora, você pode seguir ou abrir o documento, visualizar a biblioteca do documento ou enviar o documento em uma mensagem de e-mail a partir da página de resultados. Essas ações também são completamente personalizáveis, para que seus resultados possam ser mais acionáveis do que nunca.

 

Talvez a adição mais útil ao painel hover é a alta fidelidade na visualização do Visualizador de Aplicativo da Web, disponível para todos os documentos do Office salvos no SharePoint. Essas visualizações interativas são grandes o suficiente para dar uma ideia sólida da estrutura, conteúdo e estilo do documento que você está olhando. Você pode passar pelos documentos, visualizar tabelas e diagramas e até mesmo ver as animações de um slide do PowerPoint (se o texto de visualização do Word for um pouco pequeno demais para você, aqui vai uma dica: dê um duplo clique para aumentar). Nunca foi tão fácil para os usuários julgar os resultados da pesquisa, pois agora eles podem fazer a varredura rapidamente através de um documento inteiro para decidir se é o que eles estão procurando. Essas visualizações também não estão limitadas a apenas documentos. O painel hover mostra visualizações ricas para páginas da Web de forma que você pode dar uma olhada no interior dos arquivos antes de clicar. Os vídeos possuem um visualizador embutido para que você possa dar uma olhada antes de clicar.
O painel hover permite que os usuários reproduzam vídeos.
O painel hover permite que os usuários reproduzam vídeos.

 

Uau, isso certamente soa como se houvesse uma grande quantidade de dados que pode colocar no painel hover. Você pode estar pensando que nós criamos algo que nos remeta de volta ao problema que estávamos inicialmente tentando resolver - muitos dados no painel hover reduz a legibilidade geral dos dados. É aí que uma das melhores partes móveis da nossa UI entra em jogo: os Tipos de Resultados! Nós não amassamos tudo em um painel hover único para cada resultado. Em vez disso, as regras para os Tipos de Resultados determinam o 'tipo' de resultado que você está buscando e o painel hover correto será mostrado com base nessas regras. 

 

Os Tipos de Resultado mapeiam as categorias de resultados com a renderização adequada.
Os Tipos de Resultado mapeiam as categorias de resultados com a renderização adequada.

 

Essencialmente, cada painel hover é personalizado para o resultado que você está buscando. Se você está passando sobre um site Comunitário, vamos mostrar as discussões mais populares. Passe o mouse sobre um documento do Office e vamos mostrar a visualização do documento. Passe o mouse sobre um tópico de discussão e vamos mostrar algumas respostas. Para resultados de Pessoas, vamos mostrar ainda os documentos que a pessoa tem autoria que são relevantes para sua pesquisa. Desta forma, podemos garantir que o painel hover nunca parecerá confuso, mas sempre contendo a informação mais importante!

Espero que esta pequena introdução tenha dado algumas dicas sobre como e por que nós introduzimos o painel hover e para que tipos de tarefas ele pode ser usado. Fique atento para posts futuros sobre como você pode personalizar o painel hover para seus próprios tipos de resultados únicos!

Este é um post traduzido no blog. Encontre o artigo original em Introduction to Hover Panel in Search 2013