Artigo original publicado na quarta-feira, 17 de outubro de 17 2012

Oi, meu nome é Kevin Gjerstade e sou Gerente de Programa do SharePoint Internet Business Group. É emocionante poder tirar do forno o novo recurso do site público do SharePoint Online (encontrado em Preview). Vou mostrar então os mais recentes avanços obtidos com o SharePoint Online como parte do Office 365 e compartilhar novas maneiras de apresentar tanto a sua imagem quanto as informações que deseja enviar a seus clientes, colaboradores e parceiros.

Tudo novo, inclusive o SharePoint, tudo na nuvem

Um dos nossos principais objetivos com este lançamento era transformar o site público em um cidadão de primeira classe do SharePoint Online (SPO) e do Office 365 (O365). Então, nosso primeiro passo foi repensá-lo como uma solução altamente personalizável do SPO — formando o núcleo do mecanismo do portal de publicação do SharePoint. Isso significa que o site público no O365 agora pode acessar totalmente o SharePoint Online, beneficiando-se dos vários investimentos futuros no gerenciamento de conteúdo, na integração social, no Modelo de Aplicativo na Nuvem, no desempenho, na personalização de design, na Otimização do Mecanismo de Pesquisa (SEO) entre outros. Isso também significa que o site público pode ser personalizado por meio de muitas das ferramentas e técnicas utilizadas para personalizar qualquer site baseado no SharePoint, agregando valor ao seu investimento global O365.

Ferramentas para fazer com que criar sites modernos, com aparência profissional, seja uma tarefa simples

Exemplos de Sites do Office 365
Figure 1. Exemplo do Site do O365
 

Quando você acessar seu site pela primeira vez você será levado à página inicial com um padrão de aparência e conteúdo do espaço reservado. Uma vez lá, você vai notar imediatamente que a interface do usuário de edição é muito familiar. Você poderá adicionar e editar páginas e imagens, inserir vídeos e documentos do Office, aplicativos personalizados, Web Parts e muito mais, tudo por meio da barra de ferramentas do editor de site. E, mesmo sabendo que a interface é familiar, nem todo mundo é um web designer, especialista em SharePoint, muito menos um guru de CSS. Nós cuidadosamente criamos a interface do usuário de edição e de gerenciamento do site para fornecer apenas o que você precisa, provavelmente retiramos muita coisa desnecessárias ao montar um site. Mas há também muitas possibilidades, assim como flexibilidade para se aprofundar no assunto. Vou falar sobre isso mais tarde.

Ferramentas de edição simples e familiares
Figura 2. Ferramentas de edição simples e familiares
 

As primeiras impressões são muito importantes nos sites de negócios. Para o bem ou para o mal, os visitantes muitas vezes julgam o site pela aparência. Com isso em mente, era importante para nós fazer com que usuários de todos os tipos criem sites convincentes, com aparência profissional, de forma rápida e fácil. Você pode escolher entre uma seleção de pontos de partida projetados para garantir um layout, tipografia, tamanho de fonte e um esquema de cores e legibilidade consistentes. Você pode visualizar um projeto e fazer refinamentos adicionais nas cores, fontes, fundo, e assim por diante, usando o recurso "Selecionar aparência". (Temos alguns projetos de pré-visualização e haverá mais no futuro.) Após definir uma aparência, você poderá então escolher a marca do site com uma imagem de fundo, logotipo, título, navegação, páginas personalizadas e conteúdo; tudo por meio do seu navegador. Com estas ferramentas simples, você pode construir um site com aparência elegante rapidamente.

Alterar a aparência
Figura 3. Alterar a aparência

 

Se quiser fazer mais, há um conjunto de ferramentas que você poderá usar para se aprofundar. Por exemplo, será sempre possível conseguir o HTML subjacente da página ou região de conteúdo e fazer edições diretamente para a marcação. Você também poderá ajustar a CSS do site ou da página usando o comando "Editar Folha de Estilos" na barra de ferramentas. As alterações serão aplicadas em tempo real para que você possa visualizar a aparência do site à medida que as alterações são realizadas. Você também poderá adicionar JavaScript à página para adicionar mais interatividade..

Facilidade para os não profissionais, flexibilidade e adaptabilidade para os especialistas
Figura 4. Facilidade para os não profissionais, flexibilidade e adaptabilidade para os especialistas

 

Também será possível usar a ferramenta Gerenciador de Design para alterar completamente o design do site ou para criar um novo. Os desenvolvedores e designers da Web podem editar em HTML usando suas ferramentas favoritas (como o DreamWeaver, Expression Web ou apenas o bloco de notas) e o SharePoint Online converte esses arquivos automaticamente. O SharePoint Online oferece uma Galeria de Trechos de Código que os designers podem utilizar como referência para configurar os controles da Web, as Web Parts e outros aspectos de um projeto de site nos layouts de página e, em seguida, copiar/colar o que desejar.

Criar um design diferenciado no Gerenciador de Design
Figura 5. Criar um design diferenciado no Gerenciador de Design

SEO, blogs e social

Ter um site atraente não importa muito se as pessoas não podem encontrá-lo. O site público se beneficia muito dos investimentos substanciais em Gerenciamento de conteúdo da Web (WCM) na Otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO) para facilitar o rastreamento que esses mecanismos realizam no SharePoint Online. Isto inclui tanto a apresentação de URLs amigáveis para páginas, como "http://www.contosobistro.com/contact-us", quanto as mudanças na marcação das páginas que as tornam mais intuitivas em relação à Otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO). Para ajudar os mecanismos de pesquisa a descobrirem as páginas relevantes no seu site, você poderá optar a que o SharePoint Online gere um mapa do site abrangente no formato XML. Você também poderá usar as ferramentas de SEO para realizar propriedades como meta descrição e palavras-chave mais rastreáveis pelos mecanismos de pesquisa. Juntas, essas mudanças oferecem as ferramentas certas para garantir que seu site possa ser encontrado em uma pesquisa na Web. E claro, a criação de um conteúdo convincente e a determinação em seguir as diretrizes de criação de conteúdo da SEO dependem de você. (Recomendamos que utilize as ferramentas de avaliação de SEO disponíveis gratuitamente na Internet para monitorar a SEO do seu site.)

Possuir um blog ativo no seu site público também pode melhorar a seu SEO. Os sites públicos do SharePoint Online são automaticamente configurados com um recurso de blog completo, com uma página de resumo de postagens no blog e de ferramentas para blogs. Tal como acontece com as páginas de conteúdo regulares do SharePoint Online, as mensagens de blog possuem Horas amigáveis ​​("http://www.contosobistro.com/blog/posto/2/ou-nem-menu"). Você pode usar o Editor de Rich Text com base no navegador para editar mensagens, ou mesmo o Word para criar e publicar blogs. É super fácil de inserir conteúdo multimídia, incluindo imagens, mapas, vídeos e muito mais. Os blogs em sites públicos têm vários outros recursos úteis, incluindo o Real Simple Syndication (RSS), que possibilita que seus usuários recebam informações em tempo real sobre suas mensagens. E nós previamente acoplamos os plug-ins sociais para comentários do Facebook no recurso de blog para fazer com que seja muito simples realizar comentários direcionados aos usuários anônimos.

Blogs com o plug-in social para comentários do Facebook
Figura 6. Blogs com o plug-in social para comentários do Facebook
 

Além da Otimização do mecanismo de pesquisa, as redes sociais tornaram-se cada vez mais importantes para atrair novos clientes, aumentar a sensibilidade e reforçar a comunicação com os clientes existentes. Por isso, facilitamos a colocação dos plug-ins sociais, como o botão Curtir, o feed de notícias e os comentários, em qualquer lugar do seu site. Basta adicionar um aplicativo de integração social da Loja de Aplicativos do SharePoint e, em seguida, colocar o plug-in social desejado na página usando a faixa de opções da interface do usuário. Os aplicativos de integração social promovem automaticamente as propriedades da página como metadados do Facebook, o que permite a possibilidade de verificar exatamente o que é publicado na rede social correspondente. Se você tem uma página da sua empresa no Facebook, pode fazer ainda mais com essa integração.

Aplicativos voltados ao público na Loja de Aplicativos do SharePoint
Figura 7. Aplicativos voltados ao público na Loja de Aplicativos do SharePoint

Aplicativos e extensibilidade

Os aplicativos de integração social estão entre os primeiros aplicativos, voltados para os sites, disponíveis na loja do SharePoint ao público, e muito mais está a caminho. Os aplicativos SharePoint são fáceis de ser adquiridos e instalados e podem ser usados para estender a funcionalidade do seu site e para obter o máximo do pacote Office 365. Se você é um desenvolvedor de aplicativos, você pode usar os mesmos padrões esboçadas no post do Jay Schmelzer para construir seu próprio aplicativo de site público. Por exemplo, você pode escolher usar a opção de hospedagem automática para hospedar sua solução como um proxy entre o site público (acessível a usuários anônimos) e o site de Equipe (exclusivo da organização). É fácil de usar e todo o trabalho de configuração da conexão está feito para você. Esse padrão permite gerenciar seus dados (por exemplo, dados do cliente ou produto), recolher informações de usuários anônimos e publicar ou disponibilizar dados selecionados no site público de forma segura. O novo modelo de aplicativo na nuvem abre várias oportunidades para os fornecedores de soluções. Espero ver muita inovação nos aplicativos para os sites públicos na nova Loja do SharePoint.

Agora você pode ter uma ideia sobre as novidades dos sites públicos no O365. Há ainda muitas coisas pra contar, por isso vamos publicar mais posts nas próximas semanas. Fale conosco e deixe sua opinião. 

  • Visite o site Office Customer Preview e experimente hoje o Preview do SharePoint Online.
  • E confira os demais posts desse blog, assim como o material de ajuda online desenvolvidos para os sites do SharePoint Online.

Esse é um post traduzido do blog. O arquivo original pode ser encontrado em SharePoint Public Websites in Office 365