Artigo original publicado na quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Olá a todos! Meu nome é Seth Bibler e sou Gerente de Programa da equipe do SharePoint. Estou realmente satisfeito em poder falar a vocês sobre um dos mais inovadores recursos desenvolvidos no SharePoint 2013. A publicação intersite (neste post, vou me referir a ela como XSP, mesmo que esse não seja o nome oficial de recurso) é a ferramenta que permite gravar conteúdo em um lugar e, em outro, anexar conteúdo por meio de pesquisa. Você vai ser capaz de criar sites de maneira diferente e emocionante. E, pela primeira vez, a XSP quebra a barreira do conjunto de sites; o conteúdo poderá ser compartilhado entre conjuntos de sites, aplicações da web e farms.

No post anterior, Josh falou sobre o que há de novo nas mais recentes experiências da Web. Ele apresentou nossa empresa fictícia, a Contoso Electronics, que pretende utilizar o SharePoint 2013 nos seus novos sites de vendas. Eles possuem uma biblioteca de sites de artigos de vendas. Esses artigos serão vistos na Internet por usuários anônimos, como parte de um site público. Neste site, eles querem que os artigos tenham uma aparência semelhante aos demais sites sem ter que reformatar o HTML de cada artigo. O conteúdo orientado por pesquisa é tudo que a Contoso Electronics precisa e a XSP forma grande parte de sua solução.

Neste post, eu apresento os conceitos por trás da XSP. No meu próximo post, eu irei além do que a Contoso Eletrônica deseja e descreverei alguns dos tipos de sites que podem ser construídos usando a XSP. Mas, primeiro, vamos começar com os fundamentos.

Os fundamentos

Há alguns componentes lógicos que devem ser levados em consideração:

  • Um site de criação é aquele em que o autor cria o conteúdo hospedado; pense nele como uma fonte na XSP. Esse é o lugar em que a lista marcada reside.
  • Um catálogo é um atributo que você pode adicionar a uma lista ou a uma biblioteca no site de criação. Marcar a lista ou a biblioteca como um catálogo faz com que o conteúdo seja facilmente acessado por outros conjuntos de site.
  • A pesquisa é o mecanismo que conecta seu catálogo a um site de publicação.
  • O repositório de termos armazena termos de metadados que são usados para organizar o conteúdo a ser publicado nos sites de destino.
  • O site de publicação é aquele em que os visitantes frequentam para ler o conteúdo.
A Figura 1 é um diagrama que mostra apenas os fundamentos da XSP.
 
Diagram showing the basics of XSP

Figure 1. Ambiente básico da publicação intersite

A navegação gerenciada é um recurso que extrapola o âmbito deste blog, mas para entender como o repositório de termos se encaixa neste quadro, sua utilização deve ser brevemente descrita. Para organizar o conteúdo no site de criação, uma coluna gerenciada de metadados do site é usada para categorizar os artigos por tipo. Estes termos marcados são utilizados ao lado da publicação na construção de uma estrutura de navegação e como parte da consulta de pesquisa usada para extrair os dados do artigo. A Figura 2 mostra artigos marcados no site de criação e, em seguida, anexados ao site de publicação.

Páginas do artigo marcadas em um conjunto de sites de criação, e publicadas em outro

Figura 2. Páginas do artigo marcadas em um conjunto de sites de criação, e publicadas em outro.

Isso está diretamente ligado à solução da Contoso Electronics. Eles têm um site de criação seguro. Sua biblioteca de páginas contém artigos de venda que eles querem mostrar na Internet. Acrescentaram uma coluna de metadados do site à biblioteca de páginas e garantiram que todas as páginas foram marcadas corretamente. Depois disso, eles compartilharam sua biblioteca de páginas como catálogo disponível de forma anônima, que pesquisará conteúdo indexado no próximo rastreamento. No lado da publicação, eles, então, se conectam ao catálogo, fixando o conjunto de termos de marcação na navegação. Por fim, eles personalizam a categoria e as páginas de detalhe do item. Estas possuem as Web parts de conteúdo de pesquisa que consultam o mecanismo de pesquisa e as páginas de publicação. E agora eles estão realmente exibindo os artigos de vendas na Internet com base em uma consulta de pesquisa!

Ambiente básico de publicação intersite da Contoso Electronics

Figura 3. Ambiente básico de publicação intersite da Contoso Electronics

Talvez isso possa parecer um pouco mundano, estamos falando apenas de compartilhamento de conteúdo através de dois sites por meio da pesquisa. Mas pare e pense. Estamos compartilhando conteúdo em dois sites usando a pesquisa! Isso abre muitas novas possibilidades para a publicação no SharePoint. Isso é muito legal, mas é apenas o começo.

O que você pode fazer

Você já gravou a mesma coisa várias vezes, só para tê-la em vários locais? Imagine que você esteja trabalhando em um número pequeno de sites em que todos precisam exibir o conteúdo de uma biblioteca comum. Por exemplo, a Contoso Electronics criou seu site na Internet para os Estados Unidos, mas eles também querem criar um site no Canadá. A XSP pode ser usada para criar algo em um lugar, e, em seguida, apresentar o conteúdo também em muitos outros locais.

Publicação intersite em vários sites que possuem o mesmo conteúdo

Figura 4. Publicação intersite em vários sites que possuem o mesmo conteúdo

Em termos de implementação, este é apenas um site novo de publicação, associado ao mesmo catálogo. Algum estilo ainda poderá ser aplicado: página mestra, layouts de página e modelos de exibição, mas ambos os sites orientados à Internet exibem o conteúdo a partir de um catálogo. Tudo isso com relativa facilidade!

Talvez seja melhor pensar na XSP como um conjunto de ferramentas que construímos para ajudar a elaborar esses sites. Acesso de pesquisa anônima, navegação gerenciada, conjuntos de termos de marcação, URLs amigáveis​​, web parts de conteúdo de pesquisa, páginas de categoria e item detalhado, fontes de resultado e regras de consulta são recursos que você pode configurar separadamente. Mas agora, com a XSP, você pode compartilhar conteúdo em sites, conjuntos de sites e farms com mais facilidade.

A maioria dos recursos que acabei de mencionar será discutido nas próximas postagens e documentação do blog.

Introdução à XSP

Eu realmente acredito que depois de experimentar, você vai adorar o que a XSP faz por você. Dê uma olhada na documentação publicada. Muito mais está a caminho, mas esses artigos podem te ajudar a começar a produzir:

TechNet
Planejar publicação intersite no SharePoint Server 2013
Configurar publicação intersite no SharePoint Server 2013

MSDN
Cross-site publishing in SharePoint 2013

Em breve

Configuração da XSP em um cenário avançado de publicação. No post da próxima semana, vou abordar algumas das possíveis tipologias de sites.

Esse é um post traduzido do blog. O arquivo original pode ser encontrado em SharePoint 2013 Cross-Site Publishing Overview: Part 1