Artigo original publicado na quarta-feira, 03 de abril 2013

Mark Kashman (@mkashman) é a gerente de produto sênior do SharePoint na equipe do SharePoint, focado no SharePoint Online.

O SharePoint Online (SPO) apresenta muitas inovações e aprimoramentos bem-vindos. O principal serviço de compartilhamento foi atualizado com uma nova interface de usuário fluída, compartilhamento de arquivo pessoal, limites maiores de armazenamento para pessoas e equipes, um modelo avançado de desenvolvimento de aplicativo na nuvem e ferramentas mais robustas para os administradores controlarem com mais facilidade e eficiência seu ambiente SPO. Todos são beneficiados pelo novo SharePoint Online!

  • Usuários se beneficiam com novas maneiras de compartilhar interna, externa e anonimamente, de pesquisar e descobrir as informações certas e de construir sites e experiências de uma maneira mais autônoma.
  • Gerentes de projeto agora possuem formas melhores de organizar documentos, detalhes e prazos do projeto.
  • Desenvolvedores não estão mais limitados aos tipos de soluções que podem fornecer à nuvem do Office 365.
  • Profissionais de TI podem gerenciar com mais facilidade sites e permissões em nome de toda a empresa.

Este artigo cobrirá as 10 principais inovações do SPO com um indicador ao final para a nova descrição do serviço SPO - casa de todos os recursos do SharePoint em todas as ofertas (online e local).

1. Nova interface de usuário (UI)

Toda a UI no Office 365 até o SharePoint Online foi reimaginada. É agradável aos olhos, fácil de navegar e fácil de executar tarefas comuns. E seu desempenho vivaz o encantará! Vamos analisar alguns exemplos dos novos aprimoramentos de UI:

Um site de exemplo mostrando a UI de um modelo de site de equipe com um PowerPoint Web App incorporado, uma lista rollup dos principais documentos, um gráfico KPI e a nova navegação completa e botões compartilhar/seguir/sincronizar.

  • Arrastar e soltar.
    Agora você pode carregar documentos, imagens e outros tipos de arquivo em seu site arrastando de seu computador até uma biblioteca em seu site, como Documentos ou a biblioteca do SkyDrive Pro.

Arrastando e soltando um arquivo da área de trabalho diretamente para uma biblioteca de documentos no navegador.

  • Em foco. Use esse novo recurso de balão com qualquer documento em uma biblioteca ou a partir dos resultados de pesquisa para ver um conjunto de comandos avançados e informações contextuais. É possível abrir, compartilhar ou seguir documentos, exibir uma visualização de documento e usar Links profundos para ir diretamente para o conteúdo dentro de um documento.

Em foco a partir de uma biblioteca de documentos mostrando uma visualização em um documento do Word usando o Word Web App incorporado. Perceba a habilidade de Compartilhar e Seguir a partir do mesmo cartão em foco.

  • Toque. Uma área importante de investimento em todos os produtos do novo Office, alvos de toque maiores facilitam a filtragem, navegação e trabalho com documentos--aumentando a acessibilidade em todos os dispositivos, grandes e pequenos.
  • Chamadas assíncronas. Atualize o conteúdo no qual você deseja se concentrar. Navegação por listas e bibliotecas e filtragem significam menos atualizações de página completa--menos tempo de espera e mais tempo para o trabalho.
  • Edição dos Office Web Apps. Disponível agora para todos--mesmo aqueles que você convida via Compartilhamento externo podem editar documentos do Office em seu nome no navegador. Você tem confiança de que seus colaboradores têm as melhores ferramentas para ajudá-lo a construir seu negócio.
  • Navegação universal superior do Office 365. Agora você encontrar seu caminho sem precisar se lembrar (ou marcar como favorito) de como chegou até lá. Tudo em uma experiência simplificada de navegador único--sem pop-ups, sem a sensação de estar perdido.

A nova navegação superior do Office 365 simplifica a navegação de seu e-mail do Outlook para o SkyDrive Pro, seu novo armazenamento na nuvem para trabalho.

2. SkyDrive Pro

SkyDrive Pro é um armazenamento na nuvem para funcionários e que agora faz parte do SharePoint Online. SkyDrive Pro foi projetado para atender aos seus critérios de utilização e fornecer controle organizacional. Todos que têm direitos de uso para um Site pessoal (que era chamado de "Meus Sites") recebem o SkyDrive Pro, junto com 7GB de cota de armazenamento pessoal--que antes era 500MB. Os sites pessoais estão disponíveis em mais planos do Office 365 que antes (revise o novo site de comparação de plano do Office 365). 

Uma visão da biblioteca do SkyDrive Pro dentro do Office 365, quando acessado com um navegador da Internet.

Com o SkyDrive Pro, os funcionários podem:

  • Sincronizar e compartilhar documentos
  • Colaborar em documentos com pessoas de dentro e fora de sua organização
  • Acessar conteúdo e informações de qualquer lugar e de vários dispositivos

... enquanto os administradores podem:

  • Controlar o ciclo de vida e versão do conteúdo
  • Proteger contra perda de dados e executar a descoberta eletrônica
  • Gerenciar permissões de acesso

Saiba mais aqui sobre o SkyDrive Pro.

E, ao final de junho de 2013, você poderá acessar seu SkyDrive Pro em ainda mais locais com aplicativos móveis nativos para Windows 8 e iOS. O acesso ao SkyDrive Pro já está incorporado no Windows Phone no Hub do Office (em inglês).

3. Yammer

Estamos muito empolgados com o Yammer! O Yammer está se tornando a camada social em muitos produtos da Microsoft. Isso ocorre principalmente com o SharePoint e CRM--é nossa grande aposta para o mundo social empresarial. O Office 365 é nossa próxima etapa - o Yammer será incluído com um investimento no SharePoint Online ou no Office 365 (compare os planos). Recentemente, anunciamos mais detalhes sobre o que estará disponível e quando.

À medida que você começa a ver conexões mais profundas, descobrirá todo potencial do Yammer:

  • O modelo de adoção exclusivo faz um apelo direto aos usuários finais e facilita a socialização imediata das organizações
  • Utilize o poder dos Grupos (internos e externos) e dos Feeds
  • Crie notas e discussões em torno de seus arquivos
  • Use as ferramentas de administração avançadas para ajudar a criar uma marca, analisar e gerenciar a propriedade intelectual (PI) social de sua empresa.
  • Acesse o Yammer em vários navegadores, sistemas operacionais e dispositivos
  • Descubra todos os recursos oferecidos pelo Yammer

 

Uma visão da página inicial do Yammer. Você vê o feed principal com postagens, arquivos e discussões, além de navegação para pessoas e grupos.

Uma observação sobre o SharePoint Newsfeed

No curto prazo, o SharePoint Newsfeed continuará como a experiência social padrão no Office 365, mas a opção de substitui-lo pelo Yammer será uma primeira etapa importante.

A página do Newsfeed fornece acesso rápido para as listas de pessoas, documentos, sites e tags que você está seguindo. Se você estiver familiarizado com sites de rede sociais populares, não terá dificuldade com os novos recursos de microblog, que permitem a participação em conversas em seu Newsfeed. 

 

Uma visão do usuário do Newsfeed mostra as pessoas que Garth está seguindo e suas atividades no SharePoint.

As ações mais comuns que você pode executar dentro do Newsfeed são:

  • Postar informações e ideias no newsfeed da empresa ou no newsfeed do site
  • @mencionar colegas e incluir #hashtags
  • "Curtir" postagens, incluir imagens, vídeos, links para documentos e URLs da web
  • Saiba mais no Office.com sobre tudo que o Newsfeed oferece.

Não importa qual serviço você seleciona, é possível acessar o Yammer em seu SharePoint Newsfeed em trânsito com aplicativos cliente nativos:

4. Links de convidado

O compartilhamento externo só melhora. Agora, você pode compartilhar sites, pastas e documentos individuais com o novo recurso Links de convidado que permite aos usuários convidar outras pessoas de dentro e fora da empresa a colaborar em documentos individuais do Office. Para compartilhar e colaborar, os convidados inserem um nome de usuário e senha ou podem usar a coautoria anônima. Além disso, é possível controlar as colaborações de acordo com o nível de permissão que você escolhe conceder. Talvez você queira que alguns funcionários tenha a permissão de Leitura, enquanto outros tenham permissão de Gravação. Também é possível revogar o compartilhamento a qualquer momento.

Por diversão, experimente este Link de convidado que criei - ele o levará até um documento do Word que criei com uma das minhas piadas preferidas sobre a nuvem. @mkashman se você souber a respostaJ.

 

Compartilhando um único documento, mostrando a nova caixa de diálogo Compartilhando para convidar novos usuários para colaborar. Também é possível controlar se podem ver ou editar e se é necessário fazer login.

Observação: com base no feedback direto do cliente, também simplificamos a nova experiência de login de convidado externo para que seus convidados não se percam no processo.

5. Site público novo e aprimorado

O site público no SharePoint Online inclui um novo design e novos recursos para personalização do site e páginas individuais. Como o site é construído na plataforma SharePoint, agora você possui recursos de publicação, mais Web parts (suplementos de mídia social, blog e comentários, novos Aplicativos para SharePoint da Office Store), opções de propriedade SEO e opções de design avançadas. Agora você pode desativar o site público de modo que ele não fique visível na Internet até que você opte por isso. Isso é útil quando o site estiver em construção ou em casos raros quando o site precisar ser colocado offline. Simplesmente ative seu site quando estiver pronto para colocá-lo online novamente.

Se você quiser reprojetar completamente o site ou usar um design já existente, use o Gerenciador de Design. Esse conjunto de recursos permite que você transforme uma página da web HTML convencional em uma página mestre do SharePoint com layouts de página, exibições móveis, folhas de estilo em cascata e mais. É possível usar suas próprias ferramentas de edição de site (como Adobe DreamWeaverTM) para realizar o trabalho de design antes de carregar os arquivos no Gerenciador de Design do SharePoint Online--sem precisar ser um especialista em SharePoint.

 

Site de amostra projetado e hospedado no SharePoint Online - verifique essa amostra ativa agora: http://www.contosobistro.com/

Para saber mais, assista ao vídeo Introdução ao site público e leia o artigo Introdução ao site público.

6. Descoberta eletrônica

O SharePoint Online apresenta maneiras aprimoradas de ajudá-lo a proteger seu negócio com a descoberta eletrônica. A partir de um site de gerenciamento único da Descoberta eletrônica, é possível adicionar fontes e criar consultas para descobrir conteúdo entre sites e bibliotecas de documento, caixas de correio e discussões e mantê-las no local --no SharePoint Online, no Exchange Online e no Lync Online. Por exemplo, é possível conduzir seu caso legal ou auditar com ferramentas avançadas conduzidas por pesquisa a partir do Centro de descoberta eletrônica com base no SharePoint Online.É possível preservar todos os itens no local, manter os itens que atenderam às consultas e exportar itens para o formato padrão do setor--a especificação EDRM (Electronic Discovery Reference Model). Cada caso legal ou auditoria é um site de colaboração que inclui uma biblioteca de documentos que você pode usar para armazenar documentos relacionados ao gerenciamento do caso. Para obter mais informações sobre como trabalhar com casos, consulte Planejar e gerenciar casos de Descoberta Eletrônica. Quando o caso é fechado, todos os bloqueios associados ao caso são liberados. Para obter informações sobre as consultas à Descoberta Eletrônica, consulte Criar e executar consultas de Descoberta Eletrônica.

 

Um site de Descoberta eletrônica mostrando resultados de consulta do SharePoint Online e do Exchange Online, além da experiência em foco em um item descoberto.

7. Caixa de correio do site

Quando dois serviços de nível mundial se encontram, você obtém o benefício dos dois mundos. Combine as vantagens do gerenciamento de documento do SharePoint Online com as soluções de e-mail avançadas do Exchange Online e você terá as Caixas de correio do site - "caixas de entrada" avançadas com base em projetos que ajudam as equipes a organizar conteúdo e e-mails relacionados ao projeto em uma única visualização, enquanto tudo é preservado em seu local original, como documentos no SharePoint Online e e-mail no Exchange Online.

É possível acessar as Caixas de correio do site por meio do Outlook 2013 e também pelo SharePoint Online. Se você não tiver o Outlook 2013, poderá exibir o mesmo conteúdo a partir do site do SharePoint Online que carrega em um Outlook Web App específico ao site. Somente aqueles com permissão no site do projeto podem exibir a Caixa de correio do site.

 

Uma Caixa de correio do site aberta a partir de um site de projeto do SharePoint Online.

A mesma Caixa de correio do site acessada no Outlook 2013 (Observação: "Site de equipe do revisor do SharePoint" no painel de pastas no lado esquerdo do Outlook na Caixa de correio do site).

Saiba mais sobre as Caixas de correio do site na Ajuda do Office.com.

8. Pesquisa empresarial

Identifique rapidamente se você encontrou a pessoa ou documento correto antes de investir tempo "pesquisando além dos resultados da pesquisa". Os usuários podem mover seus cursores sobre um resultado de pesquisa e, com o Em foco, podem analisar com profundidade e detalhes um item sem precisar abri-lo. O Em foco exibe o cartão de contato de uma pessoa e/ou uma visualização do documento usando os Office Web Apps incorporados (por exemplo, role até um documento do Word ou clique em slides em um deck do PowerPoint). Você também verá Links profundos dentro do cartão em foco com base em suas palavras-chave de pesquisa - elas o levam diretamente às páginas e slides correspondentes e para dentro de seu conteúdo.

Na camada de arquitetura principal, a pesquisa do SharePoint Online melhorou bastante a relevância dos resultados de pesquisa. O que você recebe de volta é mais segurança de que encontrará o que está procurando. E a pesquisa do SharePoint Online está mais programável do que nunca. É possível controlar a experiência do usuário com resultados avançados conduzidos por metadados e opções de filtragem. Além disso, o centro de Pesquisa geral é extensível ao layout e design preferido pela sua empresa.

Quando mais você usa o sistema, a Pesquisa fornece sugestões personalizadas para pessoas, sites e conteúdo nos quais você possa estar interessado.

 

Experiências de pesquisa avançadas com refinadores, visualização em foco, links profundos e mais.

Pesquisa híbrida
Já são os dias do CRI--isolamento de repositório de conteúdo. Os usuários que trabalham no Office 365 e em ambientes locais poderão obter os resultados de pesquisa que incluem conteúdo de ambos os locais. Um ambiente híbrido do SharePoint é composto por um SharePoint Server, normalmente implementado no local, e pela versão mais recente do Microsoft Office 365 Enterprise, que inclui o novo SharePoint Online. Um ambiente híbrido pode ser configurado para fornecer um entre vários níveis de interoperabilidade, dependendo da finalidade - quer seja unidirecional ou bidirecional, no qual um farm local do SharePoint Server 2013 e o SharePoint Online acessam as informações dos resultados da pesquisa um do outro. E, conforme mencionado acima, a experiência de pesquisa é extensível--em relação à pesquisa híbrida, é possível projetar a aparência em torno da origem do conteúdo.

O gráfico acima mostra um bloco de resultado programático que um administrador pode configurar para diferenciar os resultados provenientes do SharePoint Online e/ou do SharePoint local.

Saiba mais sobre todas as novas ofertas de Pesquisa no SharePoint.

Leia sobre a quantidade de cenários híbridos entre o SharePoint Online e o SharePoint local, além de diversos whitepapers híbridos.

9. Modelo de Aplicativo na Nuvem (CAM)

Olá aplicativo, prazer em conhecê-lo. É tão bom que agora você possa executar onde os aplicativos são escaladas da forma mais adequada--em serviços como o Windows Azure. As Soluções de área restrita, aplicativos personalizados de nível de conjunto de sites, ainda se aplicam, mas você não está mais limitado a elas. Agora, você pode construir ou comprar soluções avançadas que permitem cenários mais ricos "além da área restrita".

O Modelo de Aplicativo na Nuvem no SharePoint Online permite que você construa aplicativos para SharePoint usando ferramentas conhecidas e um conjunto rico de recursos. Para os desenvolvedores e profissionais de TI, o SharePoint Online no Office 365 inclui esse novo modelo de programação para o desenvolvimento, instalação, gerenciamento e uso de aplicativos. Os usuários podem descobrir e baixar aplicativos da SharePoint Store, ou do Catálogo corporativo de suas organizações. O administrador do SharePoint Online pode usar as configurações no centro de administração do SharePoint para gerenciar o Catálogo de aplicativos, obter aplicativos da SharePoint Store, gerenciar licenças para aplicativos comprados da SharePoint Store e monitorar aplicativos em uso.

 

Aplicativo para modelo de programação do SharePoint

Visite http://dev.office.com/ para explorar ainda mais o novo modelo de aplicativo na Nuvem.

Para começar a explorar aplicativos de terceiros, visite a Office Store e revise os Aplicativos para SharePoint.

10. PowerShell para SPO

O que é melhor do que fazer uma coisa por vez? Isso mesmo: operações em lote. Agora, no SharePoint Online, você pode mascar chiclete, andar E produzir script com o PowerShell, tudo simultaneamente!

Agora, os administradores do SharePoint Online podem usar o Windows PowerShell para gerenciar suas assinaturas. Conecte-se ao SharePoint Online a partir de sua área de trabalho e crie remotamente novos conjuntos de site, execute atividades de atualização, adicione remova usuários e grupos do SharePoint Online, repare sites e recicle o gerenciamento de bin. Esses tipos de tarefas de gerenciamento podem ser usados como scripts, automatizados e executados em lote para economizar seu tempo e minimizar os erros causados por erros de repetição comuns. Para obter mais informações, consulte Introdução ao Shell de Gerenciamento do SharePoint Online.

 

O Shell de gerenciamento do SharePoint Online mostrando resultados de um cmdlet Get-SPOSite executado em um locatário do SharePoint Online.

Para tornar o novo Shell de gerenciamento do SharePoint Online mais acessível aos usuários avançados - pessoas que não são fluentes em gerenciamento de TI avançado - desenvolvemos uma ferramenta complementar baseada na Web chamada Windows PowerShell Command Builder Tool. Ela o ajuda a entender e usar rapidamente os cmdlets do Windows PowerShell projetados para o SharePoint Online. Se você quiser criar um site, use a ferramenta Command Builder para criar um cmdlet, e você pode criar um site a partir da linha de comando, em vez de passar por diversas páginas na interface de usuário.

 

O Windows PowerShell para o SharePoint Command Builder mostrando um exemplo de comando que está sendo gerado para executar um cmdlet New-SPOSite.

E um para trazer boa sorte: 11. Aprimoramentos de armazenamento e carregamento de arquivo

Os limites foram feitos para serem ultrapassados. Recebemos muito feedback durante o Office 365 Preview e conseguimos aprimorar diversas solicitações comuns. O armazenamento dos usuários, SkyDrive Pro, aumentou para 7GB - de 500MB. Os limites dos Conjuntos de sites foram elevados - 3.000, de 300. E projetamos para carregamentos de arquivo de até 2 GB. A histórica de armazenamento completa é exibida na tabela abaixo entre os planos primários do Office 365, além de itens adicionais para ajudar a planejar de forma mais adequada sua utilização e migração do SharePoint Online.

Tabela de armazenamento do SharePoint Online, tudo mantido aqui com atualizações em tempo real relacionadas aos diversos limites do SharePoint Online.

Diga-nos o que acha do novo SharePoint Online

O Office 365 evolui constantemente. A Microsoft leva os feedbacks a série e se esforça para levar até você as tecnologias que atendem e excedem suas expectativas e requisitos - e esperamos aumentar sua experiência de "uau"! Para obter mais informações além desses novos recursos principais, visite a nova descrição de serviço do SharePoint Online onde você pode comparar todos os novos recursos entre os planos do Office 365 e ofertas locais do SharePoint.

Experimente o Office 365 hoje, teste em primeira mão tudo que o SharePoint Online oferece e diga-nos o que você pensa.

Mark Kashman (@mkashman) é a gerente de produtos sênior do SharePoint na equipe do SharePoint, focado no SharePoint Online.

Esta é uma postagem de blog localizada. Encontre o arquivo original em What’s new in SharePoint Online–top 10