Balanço da Workshop em "Speech Technology for Accessibility", DSAI 2007, UTAD, Vila Real, 9 de Novembro

Como mais vale tarde do que nunca, finalmente consigo deixar este post há muito tempo prometido. Vila Real recebeu-nos outonal e solarenga no dia 8 de Novembro passado. O DSAI teve início no dia mundial da usabilidade e abriu com a Workshop I-Teach, organizada pelos nossos colegas João Abreu e Vítor Santos. É o segundo ano consecutivo que a Microsoft, através do meu querido colega Vitor Santos, apoia o DSAI e esta aliança já deu os seus frutos: o DSAI passou a evento internacional, recebendo oradores e autores estrangeiros e o seu sucesso perspectiva já não só a sua continuidade, enquanto evento periódico de qualidade científica, como a sua expansão.    

A realização da segunda edição do DSAI na UTAD explica-se bem pela qualidade do trabalho e experiência do seu corpo docente na área da acessibilidade. Os nossos parabéns à organização, e em especial ao seu chair, o Prof. João Barroso, por tornar possível um evento nesta área em Portugal pela segunda vez consecutiva. 

Em nome do MLDC, tenho também de agradecer à organização a oportunidade que nos deu de organizar a workshop em "Speech Technology for Accessibility", em que pudemos não só mostrar o actual estado de desenvolvimento da tecnologia de fala no MLDC, como também trazer nomes com grande experiência no desenvolvimento de soluções para melhorar a acessibilidade. Foi o caso de Carla Faria (Ajudas.com, vale a pena visitar: http://www.ajudas.com/), vencedora de vários prémios de inovação com software para crianças com necessidades especiais, de Aquilino Rodrigues, director da Electrosertec (http://www.electrosertec.pt/), a maior empresa em Portugal especializada em soluções para deficientes visuais, e da APEDV - Associação Promotora de Emprego para deficientes Visuais (http://www.apedv.org.pt/). Pudemos ainda mostrar novas aplicações de acessibilidade, pelo Prof. Norberto Pires (http://robotics.dem.uc.pt/norberto/), nosso parceiro na aplicação de tecnologia de voz à Robótica Industrial e pelo Rui Maia (INOV), que nos trouxe estado da arte das soluções para acessibilidade no INOV. O nosso muito obrigado a todos os intervenientes. As apresentações vão estar disponíveis no website do DSAI. 

      

        

   

 

 

Posted by: Daniela Braga