Olá,

A Microsoft anunciou recentemente os principais recursos e funcionalidades da nova versão de sua plataforma de ALM – Visual Studio vNext.

Ao longo dos últimos 6 anos iniciamos uma jornada para auxiliar equipes de desenvolvimento a serem mais efetivas, endereçando uma série de questões até então não encontradas em soluções de ALM do mercado – a integração do ambiente de desenvolvimento através de um repositório centralizado e que concentra todos os artefatos do processo de desenvolvimento de software.

Versão após versão, a Microsoft vem consolidando sua liderança no mercado de ALM. Clientes e parceiros reconhecem sua qualidade e maturidade para atender seus requisitos de governança do processo de desenvolvimento, qualidade de software, otimização de recursos e projetos, entre outros.

A visão da Microsoft foi de criar um ambiente integrado, desde sua concepção, onde a colaboração ocorresse de forma natural e transparente, permitindo com que usuários continuassem a utilizar as ferramentas que lhes são comuns, promovesse maior interação entre usuários e as equipes de desenvolvimento, para que esses oferecessem feedback contínuo minimizando a perda de tempo em construir uma solução que não estivesse alinhada aos objetivos de negócio, além da transparência e agilidade para condução de projetos de desenvolvimento, foram alguns dos motivadores para construir a solução de ALM se materializaram e esta disponível hoje para nosso clientes – saiba mais sobre a solução de ALM da Microsoft.

Porém os desafios de nossa indústria ainda são muitos – estudos apontam que as áreas de tecnologia gastam 80% de seus recursos mantendo os sistemas e ambientes ao invés de criar novas soluções – e a evolução da solução de ALM não poderia parar.

Alguns movimentos comprovam e reforçam os esforços da Microsoft em evoluir nossa solução. Entre eles, destacam-se:

 

  • A oferta do pacote de integração entre o Team Foundation Server e Project Server – permite que empresas mantenham sincronismo entre as prioridades de negócio e os projetos de desenvolvimento de software de maneira mais efetiva.
  • A publicação do roadmap da plataforma de ALM – Visual Studio vNext – e o convite para clientes e parceiros participarem do programa de adoção antecipada do Visual Studio Team Foundation Server.
  • A contratação de Erich Gamma - um dos quatro autores do livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software (“Gang of Four”). Ele foi o principal criador do JUnit e do Eclipse e passa a fazer parte de nosso staff como estrategista sênior da plataforma de desenvolvimento e ALM da Microsoft.

Para aqueles que desejarem contribuir ainda mais com o desenvolvimento e a evolução da plataforma de desenvolvimento da Microsoft, conheça e participe do programa Connect – um ambiente que proporciona usuários votarem em funcionalidades que estão em desenvolvimento, reportar problemas ou pedidos de melhoria, participando ativamente da evolução dos produtos Microsoft.

Esperamos que esses passos deixem claro o compromisso da Microsoft em oferecer a melhor experiência para desenvolvedores da plataforma .NET e outras.

Um grande abraço,

Rodrigo de Carvalho
Gerente de Produtos Ferramentas de Desenvolvimento