Olá,

Talvez tenha passado desapercebido a chegada do Visual Studio LigthSwicth, por isso, vamos gastar alguns parágrafos falando dele!

Trata-se do mais novo integrante da família de ferramentas de desenvolvimento da Microsoft, criada para que equipes de desenvolvimento (ou usuários mais avançados que estejam nas áreas de negócio) criarem aplicações para Web, Nuvem ou Desktop.

Seu uso é muito simples e a quantidade de wizards e templates existentes permite a criação de aplicações muito rapidamente, possibilitando que as equipes de desenvolvimento atendam as demandas de negócio mais eficientemente.

O Visual Studio LigthSwitch não vem para substituir os recursos e funcionalidades do Microsoft Access ou mesmo o Visual Studio Professional, mas naturalmente podemos identificar uma sobreposição de funções dependendo do uso da aplicação a ser construída, ou mesmo a possibilidade ou conhecimento do usuário para escrever código fonte.

Para tentar dizer onde ele se encaixa, vamos tentar definir uma linha de corte:

  • Para usuário que precisam criar uma solução que não envolva nenhuma codificação, como planilhas ou mesmo um simples banco de dados, o Microsoft Office ainda é a melhor escolha.
  • Para aqueles que precisam de uma aplicação mais robusta, uma arquitetura mais bem planejada/pensada, código fonte largamente customizados, o Visual Studio Professional, Premium e Ultimate são as melhores escolhas.
  • Para quem esta em busca de criar aplicações “simples” que contenham regras de negócio, estejam dispostos a escrever/manter algum código fonte, o Visual Studio LigthSwitch é a melhor opção.

Usuários do Visual Studio Professional, Premium ou Ultimate com MSDN tem direito ao uso do Visual Studio LigthSwitch.

Se precisarem de mais informações não deixe de consultar a página do Visual Studio LigthSwitch - http://www.microsoft.com/visualstudio/en-us/lightswitch.

Em breve teremos mais novidades e informações sobre o mais novo membro da família!

Um abraço,

Rodrigo de Carvalho
Gerente de Produtos Ferramentas de Desenvolvimento