Olá,

No trato diário com parceiros e clientes, um pedido comum: como encontrar bons profissionais em ALM, com experiência em processos de desenvolvimento e que consigam agregar valor a nossa equipe e aos projetos.

Este profissional, que normalmente ocupa uma posição de destaque numa equipe de desenvolvimento, muitas vezes acumula a função de um arquiteto, líder, etc. foi formado ao longo dos anos.

Sua formação se deu com a participação em projetos de desenvolvimento que deram errado e que deram certo (como dizia um grande amigo, alguém com “cicatrizes”), participação em fóruns de discussão, seminários, acesso a literatura especializada, etc., ou seja, anos de experiência em nossa indústria.

Ao mesmo tempo em que este profissional é formado ao longo dos anos, a demanda por profissionais com esse conhecimento tem crescido de forma exponencial e a necessidade de “acelerar” este processo de formação motivou alguns de nossos parceiros em ALM criar mecanismos para a formação desses profissionais através da criação de programas de treinamentos.

O objetivo da criação desses pacotes de capacitação foi concentrar em materiais de apoio muito bem elaborados, interação em sala de aula e, muitas vezes, com programas de certificação, os anos de experîência necessários para a formação deses profissionais, com conhecimento em processo de desenvolvimento, gestão do ciclo de vida de aplicações, uso de ferramentas de desenvolvimento e testes, além da administração do Team Foundation Server.

Abaixo apresentamos alguns dos programas de capacitação em ALM e processos de desenvolvimento oferecidas por nossos parceiros.

Konia – www.konia.com.br

Microsoft ALM(Visual Studio 2010) = Produtividade, 16 horas
Utilizando o Visual Studio 2010 e o Team Foundation Server 2010, capacitam os alunos, sejam eles Gerentes de Projetos, Desenvolvedores, Testadores e analistas nos pilares da plataforma de ALM Microsoft.

Microsoft ALM(Visual Studio 2010) para Analistas de Qualidade, 8 horas 
Utilizando a plataforma de ALM Microsoft com Visual Studio 2010, instruir e qualificar os participantes sobre o processo de testes e qualidade de software durante o ciclo de desenvolvimento.

Lambda3 – www.lambda3.com.br

ALM Essencial, 24 horas
Este curso oferece aos alunos o conhecimento e as habilidades para participar em equipes de projetos de desenvolvimento de sistemas utilizando as ferramentas da família Visual Studio 2010, com destaque para o Team Foundation Server 2010. Ao final do curso, os alunos estarão prontos para entender como a plataforma Visual Studio ALM 2010 suporta cada um dos papéis envolvidos no processo de desenvolvimento de sistemas.

Gerenciamento de Testes Manuais com Microsoft Test Manager 2010, 24 horas
Este curso oferece uma visão geral das técnicas e ferramentas utilizadas por analistas e coordenadores de testes de aplicações para gerenciar, planejar e executar testes manuais e automatizados na ferramenta Microsoft Test Manager 2010, parte dos produtos Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate e Visual Studio Test Professional 2010.

Automação de Testes com Visual Studio 2010, 24 horas
Este curso oferece uma visão geral das técnicas e ferramentas utilizadas por desenvolvedores de aplicações e engenheiros de testes construírem testes automatizados com as ferramentas de automação de testes disponíveis nos produtos Microsoft Visual Studio 2010 Premium e Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate.

Customização de Team Foundation Server 2010, 24 horas
Este curso oferece uma visão detalhada sobre as técnicas e ferramentas utilizadas para customizar e estender o Microsoft Team Foundation Server 2010.

Administrando Team Foundation Server 2010 (Curso Oficial Microsoft),  24 horas
Este treinamento oferece aos alunos conhecimentos e habilidades para gerenciar o Microsoft Team Foundation Server 2010. O curso foca em tecnologias usadas no TFS 2010 e nas técnicas usadas para implantar, gerenciar e suportar o TFS 2010.

Produtiva – www.produtivati.com.br

INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁGEIS COM TFS, 24 horas
Este curso aborda o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software com equipes ágeis utilizando o TFS como instrumento de gestão para desafogar o gerente de projetos e proporcionar uma visão gerencial disponível a qualquer lugar e tempo.

CONTROLANDO FÁBRICAS DE SOFTWARE TERCEIRIZADAS COM TFS, 24 horas
O controle de fábricas de software terceirizadas demanda muito esforço dos gestores de contratos para analisar os acordos de nível de serviços, evidências de entrega, gestão de mudanças e controle das demandas.

Programmer’s - www.programmers.com.br

Professional Scrum Master
O programa Professional Scrum Master (PSM) inclui um curso, uma prova e uma certificação. O Curso PSM aborda o básico do Scrum, incluindo o framework, a mecânica e os papéis do Scrum. Aqui também é ensinado como usar Scrum para otimizar o valor, a produtividade e o TCO dos produtos de software.

Professional Scrum Product Owner
O programa Professional Scrum Product Owner (PSPO) ensina as pessoas a maximizar o retorno do investimento (ROI) e otimizar o custo total de propriedade (TCO) dos produtos e sistemas. Um Product Owner requer mais que conhecimento em como escrever User Story ou gerenciar um Product Backlog. O Product Owner precisa ter um entendimento concreto de tudo que agrega valor aos seus produtos. O curso PSPO ajuda estudantes a desenvolver e sofisticar este entendimento – desde o gerenciamento dos stakeholders até o planejamento dos releases e entregas.

Professional Scrum Foundation
Os times Scrum são mais bem sucedidos com uma fundação sólida, e este curso de dois dias prepara estudantes para começar a usar Scrum imediatamente. O framework Scrum, mecânica e papéis do Scrum são enfatizados com uma aplicação prática. Este curso é a introdução perfeita do Scrum para qualquer um novo no framework.

Professional Scrum Developer
O Curso Professional Scrum Developer .Net (PSD) ensina como trabalhar em equipe, usando práticas de engenharia de software modernas, para desenvolver um incremento de software potencialmente entregável.

Um grande abraço!

Rodrigo de Carvalho
Gerente de Produtos Ferramentas de Desenvolvimento
Twitter @rodrigoorzari