Olá,

Sua empresa já se deparou com a situação de regras de negócios serem implementados em “telas” e, num cenário onde a regra de negócio muda, todos os códigos precisam ser encontrados e alterados? A equipe ainda tem feito muito “CTRL+C / CTRL+V” para promover o “reuso” de código?´

São cenários onde um dos recursos, que na minha opinião, são um dos mais invadores na Release Candidate do Visual Studio 2012 podem impactar positivamente a vida dos desenvolvedores, a qualidade das aplicações e a manutenibilidade (palavra difícil, não?) de uma aplicação.

Trocando em miúdos, trata-se de uma funcionalidade que “varre” seu código procurando por trechos que sejam parecidos, não só em sintaxe, e propõe uma “especialização” daquela porção de código como numa nova classe.

Conheça mais esse recurso do Visual Studio 2012 RC e veja como ele pode apoiar sua equipe a não mais esquecer de alterar aquela regra de negócio que ficou “perdida” numa tela, justamente aquela em que o Diretor da empresa usa no seu dia-a-dia e que nós (equipes de desenvolvimento) não imaginávamos que alguém sequer um dia usaria.

Baixe aqui a máquina virtual do Brian Keller com o ambiente todo configurado e execute o laboratório para explorar o Code Clone (Unit Testing and Code Clone Analysis with Visual Studio 2012).

Se preferir, baixe aqui a versão de avaliação do Visual Studio 2012 RC e veja como aplicar esse recurso (e outros, naturalmente) em seus projetos!

Um grande abraço,

Rodrigo de Carvalho
Gerente de Produtos, Visual Studio & Expression
Twitter @rodrigoorzari