Olá,

Eis uma equipe de testes que tinha um problema ao reportar os problemas encontrados ao testar um build num ambiente de homologação.

Já viu esse filme?

Pois é, um dos maiores desafios das equipes de desenvolvimento e testes é criar uma forma replicável e segura de manter ambientes de desenvolvimento e homologação para reproduzir problemas.

Em teoria, como os ambientes de desenvolvimento e homologação são "livres", as políticas de segurança e governança, normalmente aplicadas aos ambientes de produção, deixam de ser respeitadas e a verdade é que esses ambientes viram terra de ninguém.

Com a complexidade das aplicações, dos ambientes e das expectativas dos usuários em relação a velocidade na qual um problema/defeito seja resolvido se faz necessário criar mecanismos para gerenciar esses ambientes (dev e homologação) com um pouco mais de disciplina.

Alavancando as funcionalidades de virtualização e gerenciamento do Windows Server + System Center, equipes de desenvolvimento podem integrar o Team Foundation Server e Test Manager num ambiente de gestão de laboratórios, permitindo com que equipes de desenvolvimento consigam, por exemplo, ao apontar um bug, anexar o link para fotografia da máquina virtual onde o problema ocorreu no momento e estado em que ele ocorreu.

Quer aprender um pouco mais sobre Lab Management e DevOps? Então cadastre-se na academia virtual de Lab Management "inaugurada" hoje!

Confira o link http://www.microsoftvirtualacademy.com/tracks/introducao-ao-lab-management

Um abraço, 

Rodrigo de Carvalho
Gerente de Produtos, Visual Studio
Twitter @rodrigoorzari