Amigos,

A partir desta semana, criaremos um post semanal falando sobre as principais funcionalidades do Visual Studio para que você possa conhecer e se aprofundar através dos materiais e cursos disponíveis no MSDN (Microsoft Developer Network), MVA (Microsoft Virtual Academy) e também com uma grande variedade de artigos e materiais disponíveis na Internet.

O primeiro post será dedicado ao Code Analysis, funcionalidade presente na versão Premium do Visual Studio e que você poderá utilizar a qualquer momento acessando o menu ANALYZE no Visual Studio 2012.

Ao utilizar o Code Analysis, o desenvolvedor consegue verificar se o código que esta desenvolvendo seguem as boas práticas definidas pela empresa e se haverá necessidade de realizar alterações para atendimento destas políticas antes de submeter o código trabalhado para o repositório do Team Foundation Server.

Nesta verificação,o Code Analysis mostrará todas as políticas e métricas que foram infringidas e oferecerá a opção de você analisar e executar as alterações no ponto no qual foram encontradas estas infrações.


 
 

O Code Analysis pode ser utilizado em diferentes momentos ao longo do desenvolvimento da aplicação, desde a fase de concepção da aplicação até em estágios de verificações automatizadas e rotineiras de integridade de build e testes de regressão da aplicação, afim de garantir que o código, versão após versão, mantém os padrões
de qualidade pré-estabelecidos.

Para maiores informações sobre Code Analysis e como ele pode ajudar você a elevar o padrão de qualidade de suas aplicações, visite os links abaixo:

Novidades incorporadas no Visual Studio 2012: http://msdn.microsoft.com/EN-US/library/dd264897(v=VS.110,d=hv.2).aspx

Guia rápido para utilizar Code Analysis em seus projetos: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd264939.aspx

 

Abraços,

Daniel Semedo
Especialista de Produtos, Visual Studio
@danielsemedo