Olá,

Em 20 de Dezembro de 2012 a Microsoft anunciou a consolidação das ofertas Microsoft Expression e Visual Studio e a descontinuidade da vendas dos produtos Expression.

O advento de aplicações que possuem uma interface mais rica e interativa, que utiliza computação em nuvem e roda em dispositivos cria uma nova oportunidade para as ferramentas de design e desenvolvimento.

Em sintonia com a evolução das tecnologias a Microsoft mantém o compromisso de criar ferramentas modernas e inovadoras para a construção de aplicações e está consolidando suas ofertas de design e desenvolvimento (Expression e Visual Studio), oferecendo a seus clientes uma solução unificada que traz, num mesmo ambiente, funcionalidades e recursos para o desenvolvimento web e dispositivos móveis.

 O que muda:

  • Blend continua a ser entregue como uma ferramenta do Visual Studio 2012, como parte da estratégia de consolidação das ofertas de design e desenvolvimento e fornece um ambiente para criar aplicações para Windows 8 e Windows Phone. Adicionalmente, o suporte ao desenvolvimento em WPF, Silverligth e SkecthFlow estão disponíveis como preview e serão disponibilizados juntamente com a atualização 2 do Visual Studio 2012.
  • Expression Studio 4 Ultimate e Expressional Studio 4 Web Professional não estão mais disponível para venda e podem ser baixados gratuitamente. Clientes que adquiriram os produtos anteriormente continuarão a receber suporte técnico de acordo com a vigência de seus contratos, respeitando as políticas de ciclo de vida de suporte disponíveis em http://support.microsoft.com/ph/12105?wa=wsignin1.0 ou http://support.microsoft.com/lifecycle.
  • Expressional Design 4 e Expression Web 4 passam a ser disponibilizados gratuitamente. Suporte técnico não será oferecido para essas edições, com exceção do suporte via comunidade.
  • Expresssion Encoder 4 continua disponível para download gratuitamente. Expression Encoder 4 Pro continua disponível para aquisição até o final de 2013.
Portanto, fique atento as mudanças e baixe agora mesmo gratuitamente essas ferramentas!
Um abraço,
Rodrigo de Carvalho
Gerente de Produtos, Visual Studio & Expression
@rodrigoorzari