Vitor Ciaramella - Technical Evangelist

Conteúdos técnicos e de negócio sobre Windows 8, Windows Azure e Windows Phone

Acelerador para Windows 8 - Componentes para facilitar seu desenvolvimento em Xaml

Acelerador para Windows 8 - Componentes para facilitar seu desenvolvimento em Xaml

Rate This
  • Comments 4

Você já sabe que a Windows Store está pronta para receber seu aplicativo para Windows 8, certo?

Já aprendeu um monte de novidades através dos portais http://dev.windows.comhttp://design.windows.com, já fez alguns cursos de Windows 8 no http://www.microsoftvirtualacademy.com/Home.aspx, e ficou por dentro das novidades e dicas dos especialistas da Microsoft (http://blogs.technet.com/b/dbordini, http://fernandomartin.azurewebsites.net/, http://viniciussouza.azurewebsites.net, http://blogs.msdn.com/b/daibert/, http://blogs.msdn.com/b/rogerioc/, e http://vic.ms).

Bom, então está mais do que na hora de você começar a por a mão-na-massa, se é que já não participou de uma série de Windows 8 Camps e Hackathons que a Microsoft tem feito desde março em várias cidades do Brasil.

Se tem dúvida de por onde começar, dê uma olhada neste post: http://blogs.technet.com/b/dbordini/archive/2012/08/31/windows-8-apps-passo-a-passo.aspx

Agora se você já teve suas primeiras experiências em criar um aplicativo da Windows Store, já deve percebido que não é muito difícil, mas dá um certo trabalho para deixar ele bem acabado. Além da parte de User Experience e Design você tem que implementar e tratar diversos comportamentos básicos como modo Snap, manutenção do estado quando entra em Suspend, contrato de Setttings e etc.

Desde maio, eu tenho ajudado uma série de desenvolvedores e empresas a criar aplicativos da Windows Store e muitas vezes tivemos que resolver os mesmos "problemas" para cada um dos aplicativos.

Pensando nisso, acabei fazendo uma coletânea de componentes que ajudam a implementar os comportamentos básicos de um app da Windows Store, que podem economizar até 120 horas do desenvolvimento de um aplicativo quando comparado a fazer tudo isso na mão, principalmente para quem está começando.

Acelerador para Windows 8 Xaml

Esse conjunto de componentes foi chamado de Acelerador para Windows 8 Xaml (no momento não tenho uma versão dele para Html5 ou C++, mas entre em contato se você tiver interesse).

Alguns componentes e controles inclusos:

  • Controles visuais
    • SuperListView, um GridView turbinado que se ajusta ao modo de exibição (FullScreen/Snap), com agrupamento de itens, itens com tamanhos diferentes e de fácil customização.
    • SuperSemanticZoomListView, tudo que o SuperListView tem com Semantic Zoom.
    • SuperSilhouette, um Grid turbinado que serve de silhueta para suas páginas, se ajustando ao modo de exibição (FullScreen/Snap).
    • SuperFlyout, um container para exibir Flyouts laterais, muito útil para exibição de formulários.
    • SuperSettingsFlyout, tudo que o SuperFlyout tem mas integrado ao Contrato de Settings.
  • Conversores para Binding
    • BooleanToVisibilityConverter, converte Boolean para Visibility.
    • ColorToSolidColorBrushConverter, converte Color para SolidColorBrush.
    • StringToImageConverter, converte String para ImageSource.
    • StringToUriConverter, converte String para Uri.
    • StringFormatConverter, converte qualquer objeto para string usando o método String.Format.
  • Infraestrutura
    • ObjectPersister, serializa e deserializa qualquer objeto ou coleção de objetos no Storage (sistema de arquivos) do Windows 8.
    • AppHelper, mantém o estado do aplicativo entre Suspend e Resume, dentre outras facilidades.
    • CacheManager, permite fazer cache de qualquer objeto em memória ou em disco de maneira bastante simples.

Imagino que se você ainda está lendo este post, deve estar bem interessado no Acelerador e os benefícios que ele te dá, mas segue alguns avisos:

  1. O Acelerador para Windows 8 Xaml é uma maneira de resolver e implementar determinados comportamentos, mas não é necessariamente a melhor maneira, embora talvez seja a mais rápida :-)
  2. O Acelerador para Windows 8 Xaml não é um produto da Microsoft, não tem suporte e muito menos garantias. Use por sua conta e risco!
  3. O Acelerador para Windows 8 Xaml está em constante evolução e ainda tem uma série de bugzinhos. Em breve eu o colocarei no Codeplex, mantendo um ritmo de atualização mais frequente. Por enquanto, estou trabalhando em uns 12 aplicativos que estão utilizando ele e assim estou testando e amadurecendo os componentes. 

Nos próximos dias e semanas, eu vou postar uma série de textos e vídeos explicando como utilizar o Acelerador para um aplicativo que você está começando do zero ou para um que já está em desenvolvimento.

Além disso, também vou explicar como eu fiz determinados componentes e porque eu fiz de determinada maneira (dica do Bruno Sonnino). Assim você poderá aprender como as coisas funcionam de verdade, te capacitando para alterar o Acelerador ou até mesmo criar seus próprios componentes.

Fique ligado no Twitter @vitorciaramella e no site http://vic.ms!

Um preview dos fontes do Acelerador para Windows 8 Xaml e um projeto exemplo (leitor de RSS) podem ser baixados aqui: http://sdrv.ms/RjB1nh

Happy coding,

Vitor Ciaramella

Leave a Comment
  • Please add 2 and 6 and type the answer here:
  • Post
  • Tá ficando muito bom. Parabéns!!!

    De fato vai economizar várias horas de desenvolvimento.

  • Tu tens uns componentes bem interessantes. Ja comecei a usar o ObjectPersister para salvar meus objetos em disco. Ficou muito facil. Parabens

  • O SuperSemanticZoomListView ficou muito loko. Faz tudo sozinho na hora de trocar pro modo Snap. Mas esse nome ficou bizarro, hehehe

  • Esse esquema do carregamento inicial e SplashScreen estendida ficou bem maneiro. Já incorporei na minha app. Valeu!!!

Page 1 of 1 (4 items)