blog Arquitetura de Soluções

por Waldemir Cambiucci

Tech-Ed Brasil 2009 está chegando...

Tech-Ed Brasil 2009 está chegando...

  • Comments 3

Olá pessoal, tudo certo?

Aqui no blog tenho aproveitado para falar bastante sobre os vários cenários de serviços aplicados em arquitetura de soluções. Passamos por cenários de serviços em WCF (nessa série), cenários de serviços na nuvem  (com o Windows Azure, nessa outra série), melhores práticas para o desenvolvimento de serviços (com a Enterprise Library 4.1, aqui) e finalmente arquiteturas de referência para SOA (aqui).

Em todos esses tópicos, vimos várias tecnologias da plataforma Microsoft, que têm sido anunciadas ou evoluídas nesses últimos meses. De fato, falamos sobre Plataforma de Aplicações, o que basicamente envolve a infra-estrutura e o desenvolvimento de nossas soluções em TI sobre a plataforma Microsoft.

Novos componentes estarão chegando ainda em 2009, como o próprio .NET Framework 4.0, com seu WCF 4 e WF 4, o Dublin sobre o Windows Server 2008 (para container de serviços), o lançamento comercial da plataforma Azure e mesmo uma série de novidades com o Windows Server 2008 R2, a Família System Center, recursos no Internet Explorer 8, a plataforma SharePoint, entre tantos outros produtos. Claro, não vamos ser product-oriented em nossas soluções, mas saber o que são as novidades de cada nova onda de recursos da plataforma é bem interessante, no mínimo para se aproveitar os investimentos já feitos pela empresa, por exemplo.

Em paralelo, alguns novos pacotes estão chamando nossa atenção:

  • O primeiro deles é o .NET RIA Services, um pacote ainda Preview que oferece bibliotecas e templates para a construção facilitada da lógica de negócio em aplicações, normalmente um grande desafio em soluções N-Camadas. Veja mais aqui.
  • Outra atualização que também promete é o Entity Framework 4.0, que deve oferecer novidades em relação a construção de uma camada de persistência, facilitando o desenvolvimento de soluções multi-banco, assim como o suporte para uma boa abstração em relação a camada de persistência de dados (veja boas discussões sobre o próximo EF 4.0, a próxima versão do framework, aqui).
  • Outra novidade são as ferramentas e linguagens da iniciativa Oslo, a nova plataforma de desenvolvimento Microsoft baseada em modelos. Além da própria “M Language”, alguns artigos e material tem sido publicado no site do http://www.modelsremixed.com/, vale conferir.
  • Finalmente, novidades com o Silvelight 3.0, a ferramenta de desenvolvimento Blend 3, integração com o Visual Studio 2008, ASP.NET MVC, Silvelight Toolkit e Composite Application Guidance for WPF and Silverlight 2.0 são exemplos de novas opções na construção de interfaces de aplicação.

Em resumo: tem muita coisa já disponível e tem muito coisa chegando também!

Recentemente tivemos o Tech-Ed US 2009, que trouxe muitas novidades com mais de 400 sessões técnicas. O Rodrigo Dias aqui da Microsoft participou do evento e fez um diário de bordo, confira!

E como foi anunciado, o Tech-Ed Brasil 2009 está confirmado e será em agosto, nos dias 25, 26 e 27. O Tech-Ed Brasil é o maior evento técnico da plataforma Microsoft no Brasil e será um forum importante para a discussão dessas várias ondas e tecnologias que estão chegando.

O site já está no ar e em breve, teremos mais detalhes sobre o evento, confira:

image http://www.teched.com.br/

Não deixe de participar!!!

Por enquanto é só! Até o próximo post :)

Waldemir.

Page 1 of 1 (3 items)
Leave a Comment
  • Please add 7 and 8 and type the answer here:
  • Post