Os dados de configuração do boot (Boot Configuration Data -BCD) contém parâmetros que controlam como o sistema operacional é inicializado no Microsoft Windows Vista e no Microsoft Windows Server "Longhorn". Este parâmetros estavam previamente no arquivo Boot.ini file.

Para configurar a inicialização você pode usar a ferramenta de linha de comando Bcdedit.exe de forma que se pode adicionar, remover, editar as entradas no BCD store. O Bcdedit.exe pode ser encontrado no diretório \Windows\System32 da partição do Windows Vista.

Não se pode modificar o BCD por meio do Bootcfg.exe. No entanto o Bootcfg.exe permanecerá no sistema operacional afim de oferecer suporte aos sistemas anteriores.

Posso instalar o Vista em uma máquina que já tenha um sistema operacional?
Sim. Você pode instalar o Vista em uma partição diferente. O ideal é instalar o Vista por último. Lembre-se que os sistemas operacionais antigos continuarão usando o Boot.ini para suas configurações de boot.

Em uma ambiente multiboot, modificar o BCD em um sistem pre-Windows Vista modifica a configuração de boot?
Não. É preciso modificar o BCD para alterar a configuração de boot do Windows Vista. Você precisará moficiar o Boot.ini para alterar as configurações de boot de sistemas operacionais anteriores.

Posso disabilitar o BCD quando não estiver bootando para o Windows Vista?
Não. O Gerenciador de boot do Windows Vista é executado primeiro afim de determinar qual sistema operacional deve ser iniciado. Portanto, se você deseja bootar no sistema anterior, você deverá configurar o BCD Store.

Experimente executar os seguinte comandos:

bcdedit /enum
bcdedit /? bootsequence