Quando aprendo uma nova plataforma de desenvolvimento, sempre encontro algumas dificuldades para fazer meu aplicativo funcionar do jeito que quero. Como eu, muitos de vocês já usaram nossos fóruns para obter respostas para os problemas encontrados. Para esta postagem, selecionamos alguns dos tópicos do fórum mais populares para realçar e fornecer mais recursos para que você continue fazendo codificações. Configurações e dados de aplicativos, aplicação de cores e estilos consistentes, design de vários idiomas e culturas e animação de controles com estilo Metro foram tópicos postados, visualizados e respondidos muitas vezes.

Para cada tópico selecionado, escolhi recursos e os coloquei em uma tabela. Cada tabela é organizada com inícios rápidos na parte superior, seguidos por exemplos de SDK e, por último, documentação detalhada. Os inícios rápidos são um ótimo começo, pois contêm explicações e trechos de códigos que fornecem informações para ajudá-lo a entender o design da API. Os exemplos de SDK fornecem informações mais detalhadas e são um ótimo ponto de partida se você souber o que precisa fazer, você só precisa ver um exemplo para começar. Os documentos estão disponíveis se você precisar de informações mais detalhadas; use-os quando quiser entender a funcionalidade completa de algum recurso que já conhece.

Configurações e dados de aplicativos

“Qual é a diferença entre Windows.Storage.ApplicationData.current e WinJS.Application.local?”

Muitos de vocês já postaram perguntas parecidas com essa nos fóruns. Há muitas maneiras diferentes de acesso às configurações e aos dados pelo aplicativo, cada uma com suas respectivas vantagens. O WinRT fornece aplicativos XAML e JavaScript com APIs em comum para o armazenamento de configurações locais e de roaming, além de dados temporários. Usando as APIs de dados de roaming do WinRT, as configurações e os dados do aplicativo podem ser sincronizadas automaticamente com todas as máquinas que o usuário vinculou à mesma conta da Microsoft. Para obter mais informações, consulte Dados de aplicativos.

Ao criar o design dos seus aplicativos estilo Metro, lembre-se de que os usuários podem estar usando diferentes dispositivos de entrada, tamanhos de exibição e conexões de redes de velocidades variadas. Para obter mais informações sobre como responder a alterações de status de rede e sobre como desenvolver o aplicativo para velocidades de conexão variadas, consulte Desenvolvendo aplicativos conectados.

O roaming de dados de aplicativos é uma ferramenta simples e eficiente para sincronizar dados de aplicativos dos usuários conectados ao Windows com suas contas da Microsoft. Desenvolvemos padrões de sincronização de arquivos e configurações diretamente nos dispositivos. Para obter ótimas experiências de aplicativos, não presuma nada sobre como essas APIs funcionam. Em vez disso, consulte Diretrizes para o roaming de dados de aplicativos.

Configurações do aplicativo e recursos de dados

Link

Tipo

Destaques

Gerenciando dados de aplicativos (HTML, XAML)

Início rápido

Trechos de códigos para armazenar e acessar configurações locais e de roaming, além de dados temporários.

Exemplo de dados de aplicativos

Exemplos

APIs ApplicationData, inclusive LocalSettings e RoamingSettings, além de acesso/armazenamento de arquivos em RoamingFolder.

Diretrizes para o roaming de dados de aplicativos

Documentos

Sugestões sobre o uso de APIs de dados de roaming.

Armazenando e recuperando estados de forma eficiente (HTML)

Documentos

O WinJS inclui suporte exclusivo para o armazenamento de configurações de forma confiável e eficiente com SessionState e acesso ao arquivo com armazenamento local.

API de banco de dados indexada (HTML)

Documentos

Os aplicativos JavaScript têm APIs de bancos de dados indexadas integradas e de conformidade com os padrões (também conhecida como IndexDB) que são avançadas e fáceis de usar.

Confira os modelos de aplicativos Grid e Split estilo Metro no Visual Studio 11 para ver um exemplo de como armazenar dados de aplicativos automaticamente usando eventos do Ciclo de Vida do Aplicativo.

Aplicando cores e estilos consistentes

“Como faço para alterar a cor da tela de fundo do GridViewItem quando ele estiver selecionado…?”

Muitos desenvolvedores já postaram perguntas sobre como personalizar aplicativos, controles e blocos. Esta seção fornece informações sobre o aproveitamento de estilos internos, além de como criar sua própria aparência personalizada. O Windows 8 tem APIs que simplificam a escolha entre temas claros e escuros, o uso de cores de contraste alto para obtenção de mais legibilidade e a criação de temas de cores personalizados para aplicativos estilo Metro.

Os aplicativos estilo Metro oferecem suporte a esquemas de cores de alto contraste por padrão. Quando um usuário alterna para o tema de alto contraste nas Configurações, os aplicativos que estão usando estilos internos automaticamente alternam para cores de alto contraste definidas pelo sistema.

Os aplicativos do Windows 8 são exibidos na tela inteira, o que faz com que eles recebam toda a atenção do usuário. Os usuários se familiarizarão com a sua marca conforme se acostumam com as cores e os estilos usados de forma consistente em todo o aplicativo. Os recursos fornecem informações sobre como definir o estilo de aplicativos usando as cores e os estilos que definem sua marca.

Temas de recursos

Link

Tipo

Destaques

Início rápido: controles de estilo (XAML)

Início rápido

Criados e derivados de estilos (implícitos/explícitos) e modelos de controle.

Início rápido: controles de estilo (HTML)

Início rápido

Estilos de controles HTML. Inclui trechos de códigos CSS e HTML, além de informações sobre os pseudo elementos de CSS e as partes HTML específicas aos aplicativos estilo metro.

Início rápido: Usando pincéis (XAML)

Início rápido

Pincéis, formas e efeitos.

Aplicando a cor de tema do aplicativo (rolo de tema HTML)

Exemplos

Este ‘rolo de tema’ ajuda você a criar e testar um esquema de cores personalizado do aplicativo, além de mostrar como usar as cores escolhidas no aplicativo.

Estilo CSS para o modo de alto contraste

Exemplos

Consultas de mídia de CSS para detectar o modo de alto contraste e estilos de alto contraste personalizados.

Exemplo de estilo de alto contraste em XAML

Exemplos

Demonstra como oferecer suporte a cores de alto contraste para temas e estilos de aplicativos criados para personalização.

Criando um aplicativo estilo Metro e JavaScript

Documentos

Inclui requisitos de acessibilidade e listas de verificação e informações sobre o Suporte de temas de alto contraste .

Acessibilidade em aplicativos estilo Metro (XAML)

Documentos

Informações sobre o suporte de temas de alto contraste e outros problemas de acessibilidade.

Criando para vários idiomas e culturas

“Qual é a melhor maneira de criar um aplicativo para vários idiomas?”

Apresentamos novas ferramentas de recursos de localização para o Windows 8, e já vimos muitas perguntas sobre localização e globalização. O novo formato de recursos de localização é parecido com algumas das ofertas anteriores, mas foi criado para ser comum entre os idiomas de programação. Estes recursos ajudarão você a tomar decisões sobre fatores de globalização/localização enquanto faz planos para um mercado global.

A Windows Store pode colocar seus aplicativos em frente a uma audiência global. Com isso, haverá mais probabilidade dos clientes fazerem o download e usarem os aplicativos em seu idioma. O Blog Windows Store para desenvolvedores anunciou recentemente uma cobertura adicional global incluindo novos idiomas e novos mercados para o envio e a compra de aplicativos. Independentemente dos mercados da Windows Store para os quais você disponibiliza seu aplicativo, ele deve atender aos requisitos de certificação dos aplicativos do Windows. Certifique-se de que seu aplicativo seja apropriado para um público global e de que o nome do seu aplicativo seja exclusivo no catálogo da Windows Store. Decida em quais idiomas você fornecerá suporte técnico.

Recursos de localização

Link

Tipo

Destaques

Início rápido: Deixe seu aplicativo estilo Metro pronto para o mundo (XAML)

Início rápido

Exemplos de arquivo de recurso e trechos de códigos.

Início rápido: Criando um aplicativo estilo Metro globalizado (HTML)

Início rápido

Exemplos de arquivo de recurso e trechos de códigos.

Recursos e localização de aplicativos

Exemplos

Exemplo de aplicativo para criação de aplicativos em vários idiomas.

Kit de ferramentas de aplicativo multilíngue

Kit de ferramentas

O kit de ferramentas pode ajudar a traduzir os recursos dos seus aplicativos, e o mecanismo de pseudo-idioma pode ajudá-lo a testar a preparação global do aplicativo, mesmo se você não souber nenhum outro idioma.

Criando para globalização e localização

Documentos

Práticas recomendadas de criação de aplicativos localizados.

 

Animando controles com estilo Metro

“A animação da apresentação Edge UI é muito interessante. Como implementar no C++?”

Muitos desenvolvedores fizeram perguntas sobre como podem adicionar animações com estilo Metro aos seus aplicativos. As animações dão vida aos aplicativos, e o Windows 8 apresenta uma biblioteca de animações acessíveis para aplicativos estilo Metro que apresentam personalidades comuns em todos os aplicativos que o usam. O suporte adicional de animação de CSS e XAML permite que os desenvolvedores mantenham animações de projetos antigos ou criem animações personalizadas para aplicativos totalmente novos. Se você ainda não fez isso, confira nossa postagem no blog sobre Animações rápidas e fluidas no seu aplicativo estilo Metro. Essa postagem fala com detalhes sobre como criamos o Windows 8 para garantir que as animações sejam consistentes e contínuas, além de fornecer exemplos de códigos e descrições como ponto de partida.

Recursos de animação

Link

Tipo

Destaques

Início rápido: Animando sua interface do usuário

Início rápido

Portando animações de Silverlight/WPF, fornece exemplos de códigos, explicações e links para documentações, além de um vídeo sobre animações comuns.

Biblioteca de animações (XAML, HTML)

Exemplos

As APIs da Biblioteca de animação concedem acesso às mesmas animações usadas em todas as interfaces do usuário do Windows e outros aplicativos estilo Metro, dando ao seu aplicativo essa aparência interna. Inclui animações como PopInAnimation.

Animações independentes de HTML

Exemplos

Transições 2D e 3D de CSS, transformações e animações em um aplicativo estilo Metro.

Exemplo de controle do menu suspenso em HTML

Exemplos

Mostra a animação padrão do controle do menu suspenso em HTML em exibição.

Exemplo de meta de animação (XAML)

Exemplos

Mostra como acessar os parâmetros que definem as Animações no Windows Biblioteca de animação, para que os desenvolvedores possam recriar essas animações.

Animando sua interface do usuário com a Biblioteca de animação (HTML)

Documentos

Referências abrangentes de animações JavaScript com orientações específicas de controle, exemplos e inícios rápidos de CSS3.

Finalizando

Temos monitorado seus comentários e, após identificarmos os tópicos importantes, pesquisei por toda parte por detalhes em documentações e exemplos para compartilhar estes links. Equipes na Microsoft participam diariamente de fóruns de desenvolvedores para aprender o que os clientes querem saber e para fornecer respostas para suas perguntas. Os recursos da comunidade, os exemplos de aplicativos estilo Metro do Windows 8, a referência de API para aplicativos estilo Metro, e as documentações continuam evoluindo. Assim que a próxima Release Preview estiver disponível, os links nesta postagem (e outros conteúdos no Centro de Desenvolvimento do Windows) terão informações atualizadas para mantê-lo produtivo. Isso não poderia ser feito sem seus comentários e perguntas, portanto, continue postando nos Fóruns de aplicativos estilo Metro e comente se não encontrar as informações que precisa.

-- Aaron Wroblewski
    Gerente de programas, Windows