No Windows 8, reinventamos por completo não apenas a plataforma, mas também compartilhamos as informações de desenvolvimento de aplicativos com você. Lançado há 9 meses, o Centro de Desenvolvimento do Windows é o único lugar onde você pode encontrar todas as informações e recursos necessários para seguir em frente. Quer você seja um novato em desenvolvimento, esteja em busca de inspiração para o próximo aplicativo ou esteja simplesmente com dificuldade e precise de ajuda, é possível encontrar tudo aqui.

Falamos com vários desenvolvedores e ouvimos muitas reclamações sobre como é difícil encontrar as informações certas na Biblioteca do MSDN. A meta definida para o conteúdo do desenvolvedor do Windows 8 foi tentar fornecer precisamente o conteúdo certo quando necessário e não ter muitas informações no caminho. Para tanto, nos concentramos em como fazer as coisas, em vez de o porquê criamos um dado recurso da forma que criamos. Vocês nos disseram que ao começar a aprender sobre um novo cenário ou recurso, desejam experimentá-lo de imediato e saber dos detalhes mais tarde. Também ouvimos em alto e bom som que vocês querem avançar rapidamente e não ler diversos documentos. Com o novo Centro de Desenvolvimento do Windows 8, você não precisa rastrear documentos, ferramentas, exemplos e outros ativos em vários locais; está tudo em um único lugar. Também aprimoramos a pesquisa para que você possa encontrar o que precisa de forma mais fácil.

Você não precisa ser um desenvolvedor para encontrar diversas informações interessantes no Centro de Desenvolvimento. Se você é um profissional criativo ou um especialista em design e não quer ver mais nada além de design, temos "um centro dentro de outro" que contém apenas o conteúdo de design. Basta acessar diretamente design.windows.com. Poderíamos tê-lo chamado de Centro de Desenvolvimento e Design do Windows, mas seria longo demais!

A estrutura e a navegação

O Centro de Desenvolvimento do Windows é dividido em 4 seções: Aplicativos estilo Metro, Internet Explorer, Desktop e Hardware. Você pode acessar todas em dev.windows.com.

Todas essas seções estão estruturadas de maneira similar, com um consenso quanto aos princípios de design estilo Metro de conteúdo em primeiro lugar. Nesta postagem, abordamos somente a seção de aplicativos estilo Metro por ser a que a desperta maior interesse dos leitores. Veja aqui como ela aparece:

    A página de aplicativos estilo Metro do Centro de Desenvolvimento do Windows

 

Você pode navegar facilmente o centro usando os links na parte superior da página.

  • A seção Página Inicial orienta você pelo site e dá uma ideia geral do conteúdo oferecido.
  • Quando a Loja for disponibilizada (em breve!), você usará o Dashboard para se inscrever e se tornar um desenvolvedor da Windows Store. Após se inscrever, você também usará esta guia para carregar aplicativos, acessar a telemetria e ver o desempenho dos aplicativos em mercados distintos ao redor do mundo.
  • A seção Documentos é sua porta de acesso à documentação da plataforma, incluindo informações gerais, Inícios rápidos (conteúdo prático que o familiarizará com os princípios básicos de um recurso rapidamente), tutoriais e referências. Usando o painel de navegação à esquerda, é possível pular para o tópico apropriado de imediato. Se você quiser mais informações antes de avançar, o painel principal contém mais detalhes. Melhoramos a navegação tanto dentro de um artigo quanto de um tópico para outro. Adicionamos a barra lateral "Neste artigo" onde você pode ver todas as seções do artigo e pular diretamente para a seção que o interessa. Em alguns artigos, também listamos as APIs relevantes, se necessário.
  • Use os Exemplos para encontrar exemplos de estilo Metro para testar. Já existem mais de 550 exemplos (em número crescente!) disponíveis em várias linguagens de programação e convidamos você para carregar seus próprios exemplos para compartilhar com a comunidade.
  • A seção Downloads é onde você encontra ferramentas como o Visual Studio 2012 Express RC para Windows 8 e o SDK. O Visual Studio 2012 Express agora também inclui o Blend para Visual Studio para ajudá-lo a criar rapidamente aplicativos divertidos com um visual atraente.
  • Você pode usar o Suporte para obter ajuda técnica para sua conta ou solicitar ajuda 1:1 pelo dashboard. Fornecemos essa ajuda do dashboard gratuitamente para qualquer um com uma conta de desenvolvedor da Microsoft. Para problemas realmente complexos que vão além da ajuda gratuita, você também pode adquirir ajuda para os aplicativos dos nossos especialistas.
  • Por fim, os Recursos da comunidade podem ligar você a outros desenvolvedores. Você pode fazer perguntas, ajudar outras pessoas com problemas técnicos ou ler as últimas notícias sobre o desenvolvimento de aplicativos estilo Metro do Windows 8.

Introdução

Se você quiser uma orientação rápida, o melhor lugar para ir é a seção Introdução aos aplicativos estilo Metro. Aqui, você pode saber o que torna um aplicativo estilo Metro excelente e seguir os tutoriais introdutórios que oferecem uma amostra do desenvolvimento do Windows 8. Os tutoriais apresentam muitos exemplos de código em todos os 4 modelos de programação com suporte. HTML5 com JavaScript, XAML com C# ou VB, XAML com C++ nativo, além do DirectX com C++ nativo. Reutilizar suas habilidades e os ativos de código existentes é a principal premissa do desenvolvimento do Windows 8 e fazemos o possível para realizar essa promessa no Centro de Desenvolvimento.

Obtenção de recursos

Seus dedos devem estar coçando para começar a desenvolver o aplicativo, mas primeiro você precisa das ferramentas adequadas. Acesse o Centro de Desenvolvimento para baixar as ferramentas. Certifique-se de baixar o Microsoft Visual Studio 11 Express para Windows 8, que inclui o Windows 8 SDK, o Blend para Visual Studio e modelos de projeto.

Se você precisar de ajuda para criar aplicativos estilo Metro interessantes, baixe nossos ativos de design. Estes são arquivos .psd para controles, layouts, componentes e modelos de projeto para ajudá-lo a traçar sua interface do usuário.

Você também encontrará muito outros recursos, incluindo o Kit de Ferramentas de Aplicativos Multilíngue para Visual Studio 11 Beta, que poderá ajudá-lo a criar aplicativos para mercados no mundo todo. A melhor parte é que todos esses downloads são gratuitos.

Exemplos

Somos sempre solicitados a dar exemplos e por um bom motivo. Um exemplo pode mostrar como outra pessoa já resolveu o problema que você está enfrentando ou você pode começar com um exemplo como base para seu aplicativo. Temos agora mais de 550 exemplos oficiais da Microsoft, além dos exemplos adicionais da comunidade, e esse número está crescendo. Cada um diz como compilar e executar um aplicativo e fornecemos quaisquer instruções especiais necessárias. Confira-os na galeria de exemplos ou baixe o pacote de aplicativos de exemplo, se você quiser todos de uma vez. Milhões de desenvolvedores já o fizeram!

Você pode pesquisar os exemplos que quiser por linguagem de programação (JavaScript, C++, C#, Visual Basic), por fonte (Microsoft ou comunidade), por tecnologia (aplicativo estilo Metro, JavaScript, Tempo de Execução do Windows, XAML e etc) ou por tópico (interface do usuário, áudio e vídeo, dispositivos e sensores, etc).

Se desejar mostrar suas ótimas ideias, publique seus próprios exemplos! Também é possível classificar ou comentar exemplos, oferecer feedback ou fazer perguntas.

Não consegue encontra o exemplo de que precisa? Solicite um ou vote nos exemplos que os outros solicitaram para que possamos criar aqueles que as pessoas realmente procuram. Em seguida, confira a guia "Concluído" para ver os exemplos criados como resultado da demanda da comunidade.

Da criação do aplicativo à Loja

Agora que você tem todas as ferramentas e viu alguns exemplos, é hora de começar a pensar em seus aplicativos. Mas o que torna um aplicativo estilo Metro interessante? As informações no Centro de Desenvolvimento podem ajudar você a decidir sobre que tipo de aplicativo criar, que tipo de informação deve incluir para atrair o maior número possível de pessoas e como apresentar o conteúdo do aplicativo de maneira interessante. Essas informações foram detalhadas na ordem que achamos necessária.

Partindo de uma ideia

Não tem certeza de como transformar sua ideia em um aplicativo? Comece com o planejamento de aplicativos estilo Metro e siga nosso processo de planejamento passo a passo. Há muito o que pensar, incluindo não apenas o que o aplicativo fará, mas como apresentá-lo para obter o melhor aproveitamento, como fazê-lo atraente para um público global e como você pode lucrar com seu aplicativo.

Criando UX para aplicativos

Uma característica dos melhores aplicativos é uma experiência do usuário (UX) extraordinária. Mas tornar seu aplicativo atraente e interessante pode ser algo assustador. Na seção Criando UX para aplicativos, fornecemos padrões para navegação, comandos e interação por toque. Oferecemos ajuda específica às categorias populares da Windows Store, incluindo jogos, entretenimento, notícias e produtividade. Você também pode baixar ativos de design para aplicativos estilo Metro, assim não precisará começar do zero. Além disso, ajudamos você a avaliar a utilidade do aplicativo para garantir que seus clientes o acharão intuitivo e fácil de usar.

Se você já tem um aplicativo em outra plataforma e está pensando em como recriá-lo para seguir o design dos aplicativos estilo Metro, fornecemos estudos de caso que mostram como converter um site em um aplicativo estilo Metro e como converter um aplicativo do iPad em um aplicativo estilo Metro. Para aumentar o apelo visual do aplicativo, veja nossos vídeos sobre design de animação.

Desenvolvendo aplicativos

Agora que você tem o conceito do aplicativo em mente, é hora de começar seu desenvolvimento. Você já sabe qual linguagem usará para desenvolver aplicativos estilo Metro. Fornecemos um controle de seleção de linguagens na parte superior de muitas páginas, assim você verá somente conteúdo em JavaScript e HTML ou Visual Basic/C#/C++ e XAML. Adicionamos continuamente conteúdo a cada linguagem, portanto, verifique de novo em breve se o conteúdo que você está procurando já não aparece.

Quando quiser informações sobre um recurso específico, você pode acessar o Início rápido, que apresenta o recurso através de casos comuns de uso. Esses artigos incluem muitos códigos para ajudá-lo a começar rapidamente, por isso o nome Início rápido. Também fornecemos guias para cada um dos principais modelos de desenvolvimento para ajudar você a decidir para onde ir em seguida. Em muitos casos, incluímos diretrizes e listas de verificação para uso de um recurso, para garantir que seu aplicativo passará na certificação e você poderá enviá-lo à Windows Store. Por fim, temos documentação detalhada sobre os principais recursos, se necessário.

Muitos artigos contêm trechos de códigos. Usamos isso como ilustrações para agilizar seu próprio desenvolvimento. Mas você também pode executá-los facilmente no Visual Studio. Basta clicar em Copiar no canto superior direito do trecho e o código será colado na área de transferência. Você poderá colá-lo posteriormente em seu próprio código. (É possível obter um código de exemplo da mesma maneira.) Tenha sempre o cuidado de incluir o tratamento de erro e a validação de dados apropriados ao copiar/colar código de um artigo no Centro de Desenvolvimento.

code_snippet_test

Ao criar seu aplicativo, talvez seja necessário acessar todo material de referência da plataforma. Para obter informações detalhadas da API, consulte Referência de API para aplicativos estilo Metro.

Antes de enviar seu aplicativo à Windows Store, você deve empacotá-lo. A forma mais fácil de fazer isto é usar o Visual Studio. Consulte Empacotando seu aplicativo com o Visual Studio para obter mais detalhes.

Para ter certeza de que seu aplicativo é executado perfeitamente e está pronto para a Loja, é preciso depurar e testá-lo. Fornecemos todas as informações sobre Como depurar e testar aplicativos estilo Metro do Windows para que isso seja feito rapidamente.

vendendo e gerenciando aplicativos

Após desenvolver o aplicativo, é hora de compartilhá-lo com o mundo. Oferecemos a você uma ótima plataforma para compartilhar aplicativos: a Windows Store. No Centro de Desenvolvimento, guiamos você pelo processo de envio do aplicativo para certificação e detalhamento na Windows Store. Caso tenha dúvidas sobre como anunciar seu aplicativo no catálogo, fornecemos dicas sobre como escrever descrições que instigarão os usuários a experimentarem seu aplicativo. Quando estiver pronto para enviar o aplicativo à Loja, a seção Vendendo aplicativos orienta você pelo processo. Também explica os diversos modelos de detalhamento disponíveis e fornece sugestões sobre quando usar cada um. Por fim, você desejará saber como definir o preço do aplicativo para que seja competitivo e como adicionar ofertas no aplicativo para vender recursos adicionais. Fazendo dinheiro com seu aplicativo explica tudo isso em detalhe.

Você pode vender aplicativos em vários idiomas nos mercados ao redor do mundo. A seção Mercados da Windows Store explica os detalhes.

Se desejar obter informações técnicas mais detalhadas

O conteúdo que abordamos até agora o ajudará a começar a desenvolver um ótimo aplicativo. Mas às vezes pode ser necessário mais detalhes. Em Conceitos e arquitetura, explicamos os detalhes técnicos por trás da plataforma de desenvolvimento de aplicativos estilo Metro e compartilhamos técnicas avançadas para criação de aplicativos. Para ver uma pesquisa completa sobre como criar aplicativos do início ao fim, você pode encontrar orientação na seção Aplicativos do início ao fim e na seção de jogos.

Outra boa fonte de informações técnicas detalhas são os White papers para aplicativos estilo Metro.

O que fazer se estiver com dificuldade

Se você encontrar um problema e não conseguir solucioná-lo, há outros desenvolvedores na comunidade que talvez possam ajudá-lo. Os Recursos da comunidade incluem fóruns e blogs. Os fóruns são um ótimo local para fazer perguntas, trocar ideias com outros desenvolvedores ou fornecer suporte a quem precisa de ajuda. Muitos participantes dos fóruns são membros de nossa equipe de suporte técnico, portanto, é possível obter respostas precisas a suas perguntas rapidamente.

Os blogs, como este aqui, são um ótimo local para saber das últimas notícias sobre o desenvolvimento do Windows 8 e fazer comentários. Além do blog do desenvolvedor de aplicativos do Windows 8 (este blog), temos o blog do desenvolvedor da Windows Store, em que os membros da equipe dos Serviços Web do Window falam sobre os negócios da Loja, e o blog Criando o Windows 8, onde você pode encontrar a opinião do presidente do Windows, Steven Sinofsky, e da equipe de engenharia do Windows.

Também é possível inscrever-se aqui para o Windows Dev Camp e participar do evento em qualquer lugar do mundo.

Nós falamos a sua língua

Percebemos que muitas pessoas ao redor do mundo estão interessadas no Windows, mas não falam inglês. Agora, temos suporte para o conteúdo e para a Loja em 12 idiomas, e planejamos adicionar o conteúdo mais importante em outros 12. Oferecemos suporte a ferramentas e fóruns em 10 idiomas e a blogs em 8.

Resumo

Como você pode ver, reformulamos por completo a maneira como compartilhamos as informações no Windows 8. Mantivemos mais o foco em como você usa realmente o conteúdo e reorganizamos o Centro de Desenvolvimento para refletir isto.

O Centro de Desenvolvimento não é estático, mas um site em constante transformação. Nossa equipe dedicada de programadores trabalhou muito para elaborar documentos de referência e visões gerais de recursos esperados, mas há muito mais no site. A equipe agora está voltada para a criação de diretrizes orientadas por cenário que ajudem você a compreender melhor como vários recursos funcionam em conjunto na realização de tarefas mais complexas. Ainda estamos trabalhando nessas diretrizes e atualizamos o Centro de Desenvolvimento com frequência, portanto, fique atento.

Esperamos que você tenha achado nosso conteúdo fácil de usar. Aguardamos seus comentários.

-- Marzena Makuta, Editora Sênior, Windows

Agradecimentos a Keith Boyd por sua contribuição.