Aplicativos de teste do Windows 8 com Visual Studio 2012

Blog do desenvolvedor de aplicativos do Windows 8

Ideias sobre a criação de aplicativos com o estilo Metro para o Windows 8, da equipe de engenharia do Windows 8

Aplicativos de teste do Windows 8 com Visual Studio 2012

  • Comments 0

À medida que inovamos a plataforma do sistema operacional com o Windows 8, também aperfeiçoamos o conjunto de ferramentas disponíveis no Visual Studio para aumentar a sua produtividade na hora de testar os aplicativos do Windows 8. Garantir uma excelente qualidade de seu aplicativo no ambiente moderno do sistema operacional, com design e testes abrangentes, ajudará a aumentar o sucesso de seu aplicativo. Em uma das postagens anteriores, Testando aplicativos estilo Metro no Windows 8, demos destaque para algumas áreas principais que precisam ser levadas em consideração antes de criar aplicativos de alta qualidade no Windows 8. Nesta postagem, vamos explorar algumas das funcionalidades do Visual Studio 2012 que farão com que os testes e a verificação de seu aplicativo sejam mais fáceis.

Qual será a aparência do meu aplicativo nos dispositivos do Windows 8?

Embora o sucesso de qualquer aplicativo dependa de seu valor perante os clientes, um aplicativo que segue uma diretriz de design do Windows 8 para fornecer uma boa aparência tem mais probabilidade de atrair os usuários finais. Para reduzir a sua dependência dos dispositivos físicos a fim de verificar a experiência do usuário no uso do aplicativo, o Visual Studio 2012 fornece um simulador para que você não precise se reconectar a um dispositivo tablet várias vezes durante o desenvolvimento. O simulador também reduz a necessidade de se ter os mais variados tipos de dispositivos físicos à sua disposição para os testes. Os seus testes se beneficiam nas seguintes áreas onde o simulador possibilita uma verificação conveniente e rápida da aparência de seu aplicativo com apenas alguns cliques:

Simulador do Visual Studio mostrando a tela inicial do Windows 8Figura 1. Simulador do Visual Studio mostrando a tela inicial do Windows 8.

Os aplicativos do Windows 8 são executados em múltiplos dispositivos. Para ajudá-lo a testar o comportamento dos aplicativos em diferentes tamanhos de tela e resoluções, o simulador do Visual Studio fornece 7 combinações mais comuns desses dois aspectos, compreendendo desde a resolução mínima de suporte até um monitor desktop de 27". A Figura 1 ilustra um exemplo da tela inicial do Windows 8 no simulador em resolução padrão de 1366 x 768 e tamanho de tela de 10,6”. É possível verificar que o layout do seu aplicativo nunca é cortado ou desalinhado vertical ou horizontalmente em resoluções mais baixas. Por outro lado, também não é desejável que o aplicativo deixe um espaço livre muito grande em resoluções mais altas. Se o layout do aplicativo for além da tela, a barra de rolagem aparecerá de forma correta caso um usuário utilize o mouse para interagir com o aplicativo. Estes são apenas alguns exemplos sobre o tipo de verificação que você pode facilmente realizar mudando as resoluções na hora em que desejar no simulador e examinando visualmente o comportamento do aplicativo.

Se o seu aplicativo usar um layout fixo, você precisará testar se ele funciona corretamente preenchendo as telas de grandes dimensões e verificar se todos os elementos visuais também estão funcionando de maneira proporcional. Se o seu aplicativo tiver um layout adaptável, o simulador permite que você verifique rapidamente se os elementos visuais do mesmo estão reorganizados de forma dinâmica como planejado ao mudar a resolução ou o tamanho da tela.

O simulador pode ser girado ou virado para verificar como o seu aplicativo se comportará quando o usuário mudar a orientação da tela. Isso é bastante útil se você quiser testar se um aplicativo funciona melhor no modo retrato ou no modo paisagem. O simulador não elimina a necessidade de verificar por completo o aplicativo em dispositivos físicos, já que não há como simular todas as funcionalidades mais detalhadas do acelerômetro, como a inclinação; porém, pode economizar bastante tempo na exibição de problemas potenciais que surgem ao mudar a orientação do dispositivo de exibição.

Como é que o meu aplicativo responderá ao sistema de toque nos dispositivos do Windows 8?

Este simulador permite que você interaja com o seu aplicativo utilizando um mouse ou o toque simulado em seu computador de desenvolvimento. O último é particularmente útil se você não tiver um dispositivo de toque disponível para os testes. Há suporte para os gestos de passar o dedo, pinçar para aplicar o zoom e rotação.

Normalmente, você inicia o seu aplicativo no simulador diretamente do Visual Studio por meio de ações de depuração. Após a inicialização do aplicativo, o simulador permanece em funcionamento, o que permite a você testar o aplicativo fora do contexto de depuração. Por exemplo, você pode acompanhar o comportamento de ativação quando um usuário toca o bloco de seu aplicativo ou o comportamento de término quando o usuário passa o dedo na tela de cima para baixo. Você pode tirar proveito dos gestos de toque que o simulador oferece para o desempenho dessas ações e de todos os testes e verificações referentes ao toque. Testando aplicativos estilo Metro no Windows 8 tem uma lista detalhada de considerações de testes referentes ao toque. Consulte a seção de toque na postagem do blog. Para mais informações sobre como usar a emulação de toque no simulador do Visual Studio, consulte Execução de aplicativos estilo Metro do Windows no simulador.

Testes de unidade dos aplicativos do Windows 8

A capacidade de testar a unidade de seu código é um aspecto importante para qualquer ciclo de desenvolvimento. O suporte para testes de unidade no Visual Studio já foi vendido em versões anteriores. No Visual Studio 2012, otimizamos a experiência do usuário com um novo gerenciador de testes de unidade e criamos um executor de teste extensível independente da estrutura do teste de unidade subjacente. Agora você pode conectar a sua estrutura de testes de unidade favorita, como NUnit, XUnit ou MbUnit, ou pode ainda continuar a usar o MSTest.

Caixa de diálogo Novo Projeto no Visual Studio 2012  Figura 2. A caixa de diálogo Novo Projeto no Visual Studio 2012 mostra o modelo para o
Projeto de bibliotecas de testes de unidade para aplicativos escritos em C#.

Para aplicativos do Windows 8 escritos em C#, VB.net ou C++, o Visual Studio agora fornece um projeto de bibliotecas de testes de unidade que segue o mesmo fluxo de trabalho usado ao desenvolver um aplicativo de desktop (veja Figura 2). Você aproveitará os aperfeiçoamentos e os vários recursos já conhecidos. Nos bastidores, o suporte para os testes de unidade fica responsável por executar os seus testes no modelo de contêiner de aplicativo, abstraindo a complexidade. O projeto de testes de unidade tem um arquivo appxmanifest próprio. Isso é válido pois, em muitos casos, quando você testa um código que lida com os serviços de localização ou o acesso à internet, para testes a serem executados, você precisa editar o arquivo de manifesto para especificar as funcionalidades que combinem com os requisitos do aplicativo, como ilustrado na Figura 3. Como alternativa, se a parte do caminho de código em teste não precisar de uma funcionalidade, você pode agrupar os casos de testes em um projeto de testes de unidade separadamente e excluir de forma proposital uma das funcionalidades para um melhor desempenho da modularização de seu código.

manifesto do pacoteFigura 3. O arquivo package.appxmanifest de um projeto de testes de unidade aberto no designer de manifesto. 

Para manter o nosso compromisso com a qualidade, disponibilizamos melhorias e novas funcionalidades em testes de unidade em todos os SKUs do Visual Studio 2012, incluindo o Visual Studio 2012 Express para o Windows 8. Para obter mais informações ou aprender a testar as unidades de forma eficiente em seu aplicativo do Windows 8, veja Como criar e executar testes de unidade em um aplicativo estilo Metro do Windows e esta palestra sobre testes de unidade da conferência //BUILD.

Testes de investigação de seus aplicativos do Windows 8

Os aplicativos do Windows 8 foram desenvolvidos para encantar tanto consumidores quanto empresas. Se você opera um aplicativo em ambientes corporativos e estiver acostumado a um desenvolvimento mais estruturado e a procedimentos de testes, o Visual Studio 2012 fornece uma ferramenta manual de testes, Microsoft Test Manager, que combinada com Ferramentas remotas no Visual Studio, permite a você conduzir testes exploratórios e testes manuais estruturados das funcionalidades de seu aplicativo em todos os tipos de dispositivos com Windows 8. Microsoft Test Manager faz parte das versões Premium SKU, Ultimate SKU e Test Professional SKU do Visual Studio. Além da integração direta com o TFS para relatar bugs e gerenciar casos de testes com facilidade, a ferramenta manual de testes no Visual Studio 2012 simplifica os testes de seu aplicativo em um dispositivo remoto. Durante o procedimento de testes, a ferramenta pode mostrar capturas de tela, registros de ação e de eventos de dispositivo remoto quando você descobre um erro em seu aplicativo. Essa ferramenta também proporciona uma comunicação bidirecional entre a sua principal estação de trabalho e o dispositivo conectado que o guiará passo a passo na implantação dos seus pacotes de aplicativos para o dispositivo escolhido de testes, aquisição de licença de desenvolvedor no dispositivo e execução das etapas dos testes.

Com a integração TFS, a ferramenta manual de testes permite um fluxo de trabalho constante em um ambiente de testes e de desenvolvimento de seu aplicativo. Por exemplo, as informações capturadas durante a exploração ajuda você a reproduzir o bug e a melhorar o entendimento do caso. Quando um novo pacote de aplicativos torna-se disponível com correções de bugs ou melhorias de recursos, fica mais fácil de ele ser escolhido e implantado para o mesmo dispositivo de testes do Windows 8 para verificação posterior da ferramenta manual de testes.

Para obter mais informações, visite Visual Studio 11 Beta: Testes manuais de aplicativos estilo Metro do Windows. Testes manuais de aplicativos estilo Metro do Windows 8 fornecem instruções detalhadas.

Conclusão

O Windows 8 é uma plataforma estimulante para desenvolvedores e usuários. Esperamos que este blog seja uma introdução útil das ferramentas lançadas no Visual Studio 2012 para que você possa testar o aplicativo do Windows 8 imediatamente. Queremos muito saber a sua opinião para que possamos, neste quesito, tornar a sua vida cada vez mais fácil. Não esqueça de deixar os seus comentários, dicas, ideias e experiências pessoais sobre os testes de aplicativos realizados por vocês.

-- Rui Sun, Gerente de teste principal, Visual Studio

--Andre Hamilton, SDET, Visual Studio

Agradecimentos especiais a Ashwin Needamangala, Mete Goktepe, Jake Sabulsky, Jason Olson, Art Becker, Raul Gonzalez Tovar, Peter Provost, Mathew Aniyan e Anutthara Bharadwaj por suas contribuições para esta publicação.

  • Loading...
Leave a Comment
  • Please add 2 and 4 and type the answer here:
  • Post