Envio de aplicativos do Windows 8

Envio de aplicativos do Windows 8

  • Comments 1

Aplicativos - seus aplicativos são a essência da Windows Store. Quando nos propusemos a criar a experiência de envio de aplicativos, queríamos que os desenvolvedores pudessem colocar os aplicativos na Loja com toda facilidade e rapidez. Pensamos muito em reduzir o atrito, inspirando segurança através da transparência e fornecendo previsibilidade e consistência ao processo de envio de aplicativos.

Esta postagem, escrita por Jonathan Garrigues, gerente de programas da equipe de Experiência do Desenvolvedor, descreve a experiência de envio de aplicativos da Loja.

--Antoine Leblond


Para que a Windows Store seja bem-sucedida, vimos que precisávamos criar ferramentas que permitissem que os desenvolvedores fossem bem-sucedidos ao criar ótimos aplicativos, listá-los na Loja, controlar seu desempenho de vendas e atualizá-los ao longo do tempo. Abordamos o processo de envio tratando os desenvolvedores como parceiros que compartilham um objetivo comum de fornecer ao público os melhores aplicativos possíveis.

Nesta postagem, apresentarei as metas que influenciaram nossas escolhas na criação da experiência de envio de aplicativos.

Iteração de design e aprendizagem

Além de definir o conjunto de cenários de linha de base que seguramente precisávamos fornecer, levamos vários protótipos de design para o laboratório de usabilidade para obter comentários diretos de desenvolvedores de várias seções diferentes. Também nos preocupamos em ouvir o máximo de desenvolvedores possível, pedindo que descrevessem as dificuldades que encontraram ao enviar os aplicativos para outras plataformas.

As expectativas dos desenvolvedores são tão diversas quanto os aplicativos que escrevem. Alguns deles chegam ávidos de informações e querem explorar totalmente cada opção, enquanto outros buscam uma experiência simplificada que ocupe apenas alguns minutos. Decidimos que era importante definir as expectativas de tempo e complexidade logo no início e que precisávamos fornecer um caminho direto para o envio que, ao mesmo tempo, oferecesse flexibilidade quanto à forma como os desenvolvedores exploram e consideram suas opções. Vimos também que o processo de considerar as opções para publicar um aplicativo — elementos básicos como mercados, preço, avaliações e ofertas no aplicativo — frequentemente inspiram os desenvolvedores a adicionar novos recursos e alterar códigos.

Dividimos o processo de envio em duas fases. No início, o desenvolvedor fica no banco do motorista, aprendendo, enviando e examinando seus próprios dados, trabalhando no seu próprio ritmo. Entretanto, depois de enviar o aplicativo para certificação, ele fica no banco do passageiro, controlando o progresso do aplicativo, mas sem afetar o progresso ou o resultado da mesma forma que antes. Precisávamos de um plano que desse mais confiança nessa segunda fase e controlasse de forma transparente o status do aplicativo durante o processo de certificação.

Queríamos garantir que você pudesse enviar seus aplicativos de forma incremental e concluísse o processo em várias sessões. Precisávamos de um sistema que salvasse os dados, de maneira previsível e confiável, mesmo que eles ainda não estivessem perfeitos, já que às vezes você precisa parar para fazer outra coisa e, depois, retomar o processo.

Metas de design

Como queríamos concentrar nossos esforços de engenharia nos problemas que afetariam a maioria dos desenvolvedores com mais frequência, algumas das principais metas que escolhemos foram:

  • Encorajar os desenvolvedores a visitar o portal do desenvolvedor da Loja antes de começar a escrever o código
  • Ajudar os desenvolvedores a atender aos requisitos técnicos da Loja
  • Reduzir conceitos e repetições extraindo informações diretamente do pacote de aplicativos

Encorajar os desenvolvedores a visitar o portal do desenvolvedor da Loja antes de começar a escrever o código

Um dos temas constantes dos nossos teste de uso era que, se deixassem para visitar o portal do desenvolvedor da Loja depois de terminar a codificação, provavelmente, os desenvolvedores pensariam em alterar parte do código motivados pelas decisões que tomaram durante o fluxo de envio de aplicativo. Da mesma forma, os desenvolvedores precisavam saber se o nome do aplicativo já não estava sendo usado quando concluíssem a codificação e estivem prontos para o carregá-la. Ao permitirmos que os desenvolvedores reservassem um nome antes de estarem prontos para enviar o aplicativo, adicionamos um nível de previsibilidade, já que o nome certamente seria exclusivo e estaria reservado para seu uso.

Lista suspensa do menu da Loja contém "Open Developer account..." (Abrir conta do desenvolvedor) e "Reserve App Name" (Reservar nome do aplicativo)

Uma vantagem de permitir que os desenvolvedores reservem os nomes dos aplicativos previamente é que isso os obriga a acessar o site do portal do desenvolvedor durante o processo e os expõe a outros requisitos e opções que precisam considerar durante a codificação.

O link para o portal da Loja do Visual Studio deliberadamente não é uma vinculação profunda direta para a página de reserva do nome, mas uma página de visão geral que define o contexto para o processo de envio de aplicativo. Achamos que era importante ser transparente e direto sobre todo o processo de envio para a Loja, definindo claramente as expectativas dos vários conceitos a serem abordados e incluindo estimativas gerais sobre o tempo necessário para cada etapa.

Observe que, embora apenas a primeira seção esteja habilitada, os links que permitem saber mais sobre cada etapa estão sempre disponíveis. Por isso, você pode acessá-las diretamente, mas também pode demorar o quanto desejar para saber mais sobre cada opção.

Envie uma página de aplicativo, com as etapas mostradas: Nome, Detalhes da venda, Recursos avançados, Classificação etária e certificados de classificação, Criptografia, Pacotes, Descrição, Observações para os testadores.  Cada etapa possui uma breve descrição e a estimativa de tempo.

Também ordenamos as etapas nessa página de forma deliberada, agrupando os conceitos que podem inspirá-lo a alterar o código teoricamente no início do processo, para facilitar ainda mais a consideração dessas questões antes de solicitar que você carregue os pacotes de aplicativos.

Tratarei brevemente de três desses conceitos:

  • Mercados – meu colega Aayaz Bhorania mencionou o alcance global e a oportunidade da Windows Store nesta postagem do blog, mas o ato de realmente selecionar os mercados para seu próprio aplicativo revela que a localização é como um outro recurso a se adicionar (a propósito, você verá uma pequena lista de mercados no vídeo porque estou usando uma versão beta do portal, mas ela ficará bem maior em breve).
  • Monetização – a Loja fornece todo o suporte para avaliações, inclusive uma avaliação interna baseada em tempo e um método fácil de incluir diferenciação de recursos para usuários de avaliação. Usando a compra no aplicativo, os usuários podem aproveitar novos recursos do aplicativo sem perder contexto. A codificação desses recursos de avaliação e baseados em compra é fácil, mas precisa ser planejada e testada.
  • Serviços – vejamos como uma visita antecipada ao portal pode realmente ajudar as iniciativas de testes. O Windows 8 possui uma ótima tecnologia de notificação por push interna que permite que a experiência do aplicativo se estenda diretamente ao mosaico do aplicativo na tela da Loja. Quando você reserva um nome para o aplicativo, a Loja gera uma identidade de aplicativo exclusiva e provisiona o aplicativo para notificações por push. Na página Recursos Avançados, você encontrará todas as informações de que precisa para alinhar seu projeto local aos detalhes de identidade que a Loja atribui. Dessa forma, você testar seu aplicativo, inclusive conectando as notificações completamente, antes de publicar.

Ajuda para os requisitos técnicos da Loja

Para criar uma experiência consistente para o consumidor, precisamos estabelecer algumas restrições para determinados detalhes do pacote de aplicativos. Por exemplo, decidimos que, para que os consumidores localizem, adquiram e forneçam comentários sobre um aplicativo com confiança na Loja, precisamos garantir que todos os aplicativos tenham um nome exclusivo que eles possam ver. Por vários motivos técnicos, a identidade exclusiva para cada aplicativo deve incluir alguns detalhes específicos do aplicativo e outros do desenvolvedor.

Depois de considerar e rejeitar vários designs em que tentamos comunicar toda essa complexidade ao desenvolvedor na página de carregamento do pacote (sem qualquer distração do carregamento em si), decidimos fornecer uma opção automatizada e mover essas informações para mais perto do ambiente de desenvolvimento. Usando o Visual Studio, você pode fazer a autenticação da Loja, exibir uma lista de seus aplicativos, selecionar o aplicativo que você já definiu no portal da Loja e criar um pacote que esteja alinhado a todos os detalhes específicos do aplicativo e do desenvolvedor que a Loja exige.

Janela do Visual Studio com a caixa de diálogo Create App Package à frente, dizendo: Selecione um nome de aplicativo para esse pacote, Nome do aplicativo, Pacotes atuais na Loja, Reservar um nome..., Botões: Voltar, Avançar, Criar, Cancelar

Como a Loja faz uma validação do pacote básica logo após o carregamento, essa experiência no Visual Studio é uma maneira previsível de alinhar seu pacote às restrições da Loja e fazer com que ele seja aceito na primeira vez que for carregado na Loja.

Pacotes - use o controle para carregar os pacotes que você criou em Create App Package no Visual Studio. Algumas partes do pacote são específicas da sua conta de desenvolvedor da Windows Store. Para criar o pacote corretamente no Visual Studio, entre na conta da Microsoft que você usa com a conta de desenvolvedor da Windows Store.

Também fornecemos maior previsibilidade sobre a aprovação dos aplicativos em todo o processo de certificação da Loja, oferecendo o Kit de Certificação de Aplicativos do Windows, os mesmos testes técnicos que a Loja executa durante a certificação de aplicativos. Ao executá-lo localmente antes de carregar um pacote de aplicativos, você poderá detectar os problemas técnicos previamente e aumentar as possibilidades de que seu aplicativo seja aprovado na certificação técnica.

Classificação geral: APROVADO. Eliminar Falhas do Aplicativo, APROVADO O aplicativo será iniciado com êxito. APROVADO Não instale executáveis que causem falhas ou atrasos durante o processo de teste. Falha de teste de aplicativo estilo Metro APROVADO O manifesto do aplicativo estilo Metro deve incluir entradas válidas para todos os campos obrigatórios. Aceitação de recursos de segurança do Windows APROVADO Analisador Binário...

Extração de informações diretamente do pacote de aplicativos

Para simplificar a experiência e evitar que você tenha de inserir os mesmos dados várias vezes, extraímos o máximo possível diretamente dos seus pacotes de aplicativos. O Visual Studio fornece ferramentas para ajudar os desenvolvedores a declarar alguns detalhes no pacote, como os idiomas com suporte no aplicativo e os logotipos que você deseja que o cliente veja. Às vezes, esses relacionamentos são complexos, já que alguns aplicativos incluem ativos para várias resoluções, diversas taxas de alto contraste e vários idiomas com certa sobreposição e fallback entre esses diferentes contextos. Em vez de tentar replicar essa complexidade no portal da Loja e pedir para você defini-la duas vezes, lemos esses dados diretamente do pacote e tratamos o pacote como a cópia mestre.

Nossa opção aqui afeta o tempo de alguns eventos de envio, por exemplo, já que você terá de fornecer os dados de detalhes do aplicativo localizados em cada idioma com suporte, será necessário carregar um pacote para habilitar essa seção da experiência de envio.

Pacotes - 30 minutos - Carregue seu aplicativo na Windows Store

Assim que o portal da Loja lê os idiomas com suporte no pacote carregado, as seções Descrição são habilitadas, nesse caso, uma seção para inglês e outra para francês:

Pacotes - Concluído, Descrição - 30 minutos - Inglês Não iniciou, Francês Não iniciou.

Vejamos uma dessas páginas de descrição, que é a tela de entrada para a maioria do texto localizado e das imagens que os clientes verão na página de detalhes do aplicativo na Loja.

Um formulário longo contendo os seguintes campos: Descrição, Marcadores de descrição, Palavras-chave, Descrição de atualização, Palavras-chave, Informações de direitos autorais e marca registrada, Termos de licença adicionais, Capturas de tela, Imagens promocionais, Lista de hardware recomendado, Site do aplicativo, Informações de contato de suporte, Política de Privacidade.

A primeira coisa que você notará é que a página é bastante longa. Para ajudar a concluir esse longo formulário, incluímos uma funcionalidade que chamamos de "vá pegar o ônibus". Alguns desenvolvedores nos informaram que, quando encontrar um longo formulário como esse com vários campos obrigatórios, parece que, no design, se levou mais em consideração as necessidades de integridade de dados do sistema do que a experiência da pessoa que terá de inserir os dados. Em geral, isso fica evidente quando a página não permite que você salve nada porque alguma coisa está incompleta ou contém dados inválidos.

Queremos que você pegue seu ônibus, por isso permitimos que salve os dados no estado em que se encontram. Saberemos quando eles forem inválidos e não permitiremos que você envie acidentalmente o aplicativo para certificação até que o problema seja resolvido. Você pode voltar no dia seguinte certo de que poderá continuar o processo de refinar sua mensagem aos consumidores sobre a grande vantagem que o aplicativo fornece. Achamos muito importante permitir que você faça isso de acordo com seu próprio cronograma.

Também usamos conscientemente uma metáfora de "salvar" em toda a experiência, porque queremos reforçar que você pode voltar mais tarde e recomeçar de onde parou. Você verá que, em algumas dessas páginas, nem sempre existem dados a serem salvos, mas achamos que usar um botão "salvar" consistentemente reforçava a sensação de segurança e previsibilidade, de que você poderia sair e voltar a qualquer momento.

Controle do status de certificação

Há vários fatores que precisamos equilibrar quando o envio muda para o estágio de controle. Trata-se de uma parte bastante delicada do cenário, e seu tempo para comercializar é importante. Depois de ficar no banco do motorista durante o planejamento, a codificação, os testes e o envio, de repente o contexto muda e você tem que esperar um resultado. Sabíamos de antemão que essa é uma parte crítica da experiência e que, se fizéssemos um bom trabalho, poderíamos aumentar a confiança e a satisfação do desenvolvedor no processo de envio de aplicativos à Windows Store. E sabemos que as outras medidas que tomamos — disponibilizando o Kit de Certificação de Aplicativos do Windows para ser executado antes que você envie o aplicativo, fornecendo orientação com clareza em nossas políticas de certificação de aplicativos—, ajudam a fornecer previsibilidade e consistência, mas ainda não respondem à pergunta iminente: "qual é o status do meu aplicativo?".

Nosso objetivo nessa hora era a transparência: veja seu aplicativo, veja em que estágio ele está, veja quanto tempo isso demora normalmente. Você pode ver o progresso do seu aplicativo pelo processo de certificação, empregando a mesma linguagem visual que usamos em outro lugar no portal para mostrar rapidamente o que falta para que seu aplicativo esteja disponível para milhões de usuários do Windows 8.

O tempo está sendo certificado. Pré-processamento - Concluído, Teste de segurança - Concluído, Conformidade técnica - em andamento, Geralmente requer 6 horas, Lançamento - Pendente, Aguardando a aprovação na certificação do aplicativo, Assinatura e publicação - Pendente, Geralmente requer 2 horas

Veja um retrato do que acontece por trás do pano durante cada um desses estágios.

  • Pré-processamento. É quando verificamos se temos todos os detalhes apropriados de que precisamos para publicar o seu aplicativo. Isso inclui verificar o status da sua conta de desenvolvedor e, se o seu aplicativo tiver um preço de compra ou qualquer oferta no aplicativo, também garantimos que tenha toda a documentação no arquivo para podermos pagá-lo. Sabemos que, às vezes, essa documentação pode levar dias para ser concluída e é por isso que permitimos que você trabalhe no envio do aplicativo imediatamente, mesmo que alguns desses formulários ainda não estejam prontos.
  • Testes de segurança. Verificaremos se há vírus e malware em tudo o que você enviar.
  • Conformidade técnica. Usaremos o Kit de Certificação de Aplicativos do Windows para verificar se o seu aplicativo está em conformidade com as políticas técnicas. São as mesmas avaliações de certificação técnica incluídas no SDK e que você pode executar localmente antes de carregar seu pacote.
  • Conformidade de conteúdo. Nossa equipe de testadores examina seu aplicativo para verificar se o conteúdo está em conformidade com nossas políticas de conteúdo. Como há pessoas de verdade examinarão o seu aplicativo, esse processo pode demorar mais que as outras etapas.
  • Lançamento. Este estágio acontece rapidamente a menos que você especifique uma data de publicação no futuro. Se você solicitar na página Selling details (Detalhes de venda) que seu aplicativo seja fornecido aos clientes apenas em uma data específica, depois de passar nos outros testes, seu aplicativo permanecerá neste estágio até essa data chegar.
  • Assinatura e publicação. Nesta etapa final, assinaremos os pacotes que você enviou com um certificado confiável de acordo com os detalhes técnicos da sua conta de desenvolvedor. Assim, os clientes saberão que o aplicativo é certificado pela Windows Store e não foi adulterado. Depois, publicaremos seus pacotes de aplicativos na Loja, junto com todos os outros dados que estarão visíveis na página de detalhes do aplicativo, para que milhões de usuários do Windows 8 possam localizar, adquirir e aproveitar seu aplicativo.

Espero que você tenha gostado de saber um pouco sobre a aprendizagem e as ideias que ocorreram no design da experiência de envio de aplicativos da Windows Store. Conto com você na próxima conversa e com seus aplicativos na Windows Store.

Jonathan Garrigues


Baixe este vídeo para assistir no seu media player favorito:
MP4 de alta qualidade | MP4 de qualidade inferior

  • Loading...
Leave a Comment
  • Please add 6 and 1 and type the answer here:
  • Post