Criando vínculos para os seus aplicativos na Web

Criando vínculos para os seus aplicativos na Web

  • Comments 0

Nas postagens anteriores, falamos sobre a oportunidade sem precedentes que a Loja do Windows oferece aos desenvolvedores e também sobre todas as maneiras possíveis de os clientes descobrirem aplicativos dentro da Loja do Windows. Sabemos que os clientes também procuram aplicativos na Web. Nesta postagem, Russell Wolf, um gerente de programas da equipe de Serviços da Loja, descreve três recursos que poderão ajudar o desenvolvedor a aumentar as probabilidades dos clientes encontrarem um aplicativo na Web e comprá-lo na Loja.

- Antoine


A Loja do Windows lança todas as listas de aplicativos na Web. A vinculação da sua página de listagem de aplicativos com contextos fora da Loja do Windows lhe dará mais chances de atrair um tráfego maior para os seus aplicativos. Isso também oferecerá um conjunto mais completo de informações aos usuários, permitindo que façam uma aquisição bem informada.

O protocolo da Loja do Windows

Nós registramos um protocolo do Windows 8 para a Loja do Windows que permite a inicialização de uma página de listagem de aplicativos de fora da Loja do Windows. Essa funcionalidade é bastante útil se você já sabe que seu usuário utiliza o Windows 8 e se você quiser ter certeza de que ele chegará diretamente à página de listagem para obter um aplicativo específico da Loja. Por exemplo, logo após verificar uma sequência de agente do usuário de um navegador no “Windows NT 6.2”, ou quando você estiver se comunicando com o usuário por meio de um aplicativo com o estilo Metro, você saberá que seus usuários estão usando o Windows 8 e poderá aplicar esse protocolo. No momento, as versões atualizadas do Internet Explorer, Safari e Firefox suportam protocolos do Windows 8.

É possível criar o seu próprio link de protocolo da Loja do Windows ao acrescentar o Nome de família do pacote do seu aplicativo à URL abaixo:

ms-windows-store:PDP?PFN=
É possível recuperar o Nome de família do pacote do seu aplicativo com o Visual Studio ou ao visitar a página de listagem do seu aplicativo baseada na Web e exibindo a origem da página.

O código diz var packageFamilyName =

Origem da página de uma página de listagem do aplicativo baseada na Web

Para acessar o Nome de família do pacote com o Visual Studio, você precisará primeiro alinhar o projeto local com a sua conta de desenvolvedor da Loja do Windows e reservar o nome do aplicativo na Loja do Windows. Quando você abrir o arquivo “package.appxmanifest”, ele inicializará automaticamente o gerador de manifesto do Visual Studio. Ali, clique na guia “Packaging” (Empacotamento) e veja a entrada no campo “Package Family Name” (Nome de família do pacote).

Captura de tela da guia Packaging

O gerador de manifesto no Visual Studio 11 mostrará o Nome de família do pacote na guia Packaging.

Versão da Web da sua página de listagem de aplicativo

Quando o seu aplicativo é publicado na Loja do Windows, uma versão Web da sua página de listagem de aplicativo é criada automaticamente para você em todos os mercados e idiomas em que seu aplicativo estiver disponível. Essas listagens baseadas na Web oferecem a oportunidade dos usuários de qualquer plataforma conhecerem mais seus aplicativos, além de ser a melhor maneira de compartilhar seu aplicativo por email ou redes sociais quando você não souber em qual plataforma o seu público está. Se um usuário visitar uma página de listagem de aplicativos baseada na Web usando o Windows 8 e um navegador que suporte protocolos do Windows 8, ele verá o botão “View in Windows Store” (Exibir na Loja do Windows), que o permite alternar para uma página de listagem do aplicativo no Loja do Windows. À medida que mais navegadores adicionarem o suporte aos protocolos do Windows 8, atualizaremos as páginas de listagens baseadas na Web para que o botão “View in Windows Store” seja exibido nesses navegadores também.

Listagem do aplicativo Labyrinth

Uma página de listagem da Web

A página de listagem traz à tona todo o conteúdo enviado para o seu aplicativo no Painel da Loja do Windows, incluindo as informações mostradas nas guias Visão geral e Detalhes da listagem baseada na Loja, junto do preço e das informações de classificação dos usuários. Isso indexará os dados disponíveis na Web a mecanismos de pesquisa e facilitará a descoberta de seu aplicativo pelos usuários.

Você poderá localizar o link para a página de listagem do seu aplicativo na Web acessando a página de Detalhes do seu aplicativo no Painel da Loja do Windows, como mostrado aqui:

Em destaque, o link para o aplicativo Labyrinth na Loja

Página de detalhes para um aplicativo no Painel da Loja do Windows

Troca de aplicativos do Internet Explorer

Para ajudar a atrair o público do seu site atual para o seu aplicativo, o Internet Explorer 10 no Windows 8 terá um novo botão de troca de aplicativo, que permitirá que os usuários saibam quando um aplicativo estará disponível para o site que eles estão exibindo. Quando os usuários inicializam o Internet Explorer da Tela Iniciar do Windows 8 para exibir um site que tem um aplicativo na Loja do Windows, eles poderão tocar ou clicar no botão de troca de aplicativo para ir diretamente para a página de listagem correspondente na Loja do Windows. (Aliás, isso somente funcionará usando o navegador com o estilo Metro que você inicializa da Tela Iniciar e não estará disponível se você inicializar o Internet Explorer da área de trabalho do Windows 8.)

O botão de troca de aplicativo fica na parte inferior esquerda, próximo à barra de endereços

O botão de troca de aplicativo no Internet Explorer permitindo
que um usuário obtenha um aplicativo na Loja do Windows

Se eles já tiverem o aplicativo, eles terão, nesse caso, a opção de inicializar diretamente do aplicativo. Ao fazer isso, as informações sobre a página da Web da qual eles estão vindo será passada para o aplicativo, de maneira que o usuário aterrize em um local apropriado dentro do aplicativo.

Isso permitirá que os usuário que ainda não têm o seu aplicativo abram a Loja do Windows e o adquira, além de fornecer uma transição contínua, para o aplicativo, do conteúdo que é compartilhado entre o site e as experiências com o aplicativo.

O melhor de tudo é que basta adicionar estas duas linhas de metadados dentro do <body><head> da sua página de listagem do aplicativo para fazer com que o Internet Explorer 10 reconheça o seu aplicativo.*

<meta name="msApplication-ID" content="Contoso.Labyrinth"/>

<meta name="msApplication-PackageFamilyName" content="Contoso.Labyrinth_h91ms92gdsmmt"/>

É possível localizar o msApplication-ID no Visual Studio (é a ID na marca do Aplicativo ao exibir o código do seu arquivo “package.appxmanifest”) e o msApplication-PackageFamilyName é o mesmo Nome de família do pacote que é recuperado acima do Visual Studio ou do código-fonte da sua listagem baseada na Web.

Por padrão, o IE passa a URL da página da Web para o aplicativo, mas é possível especificar uma terceira marca <meta> opcional, msApplication-Arguments, para, em vez disso, passar uma string relevante ao contexto. Para se obter ainda mais benefícios dessa experiência, o Blog do IE forneceu documentos e exemplos de códigos para que seja possível aproveitar ao máximo o recurso da troca de aplicativo.

Expandindo ainda mais as possibilidades

Ter um aplicativo na Loja do Windows oferece ao desenvolvedor um público potencial de centenas de milhões de clientes. Ao tirar proveito desses mecanismos de descobertas adicionais, você pode aumentar o campo das descobertas contextuais do seu aplicativo direto do navegador e alcançar clientes no momento em que eles procuram satisfazer suas curiosidades e interesses.

--Russell Wolf

* CORREÇÃO publicada em 13/3/2012. Desculpe-nos pelo erro anterior.

  • Loading...
Leave a Comment
  • Please add 3 and 4 and type the answer here:
  • Post