Apresentando os vencedores do Primeiro Concurso de Aplicativos

Apresentando os vencedores do Primeiro Concurso de Aplicativos

  • Comments 1

Fizemos um pré-lançamento da Loja do Windows e anunciamos o nosso Primeiro Concurso de Aplicativos do Windows 8 para aplicativos estilo Metro em 6 de dezembro. Você deve lembrar que lançamos um desafio aos desenvolvedores para que tivessem seu aplicativo entre os primeiros a serem disponibilizados na Loja do Windows. Tendo prazos apertados e o limite de sua própria imaginação e criatividade, eles participaram!

Hoje anunciamos os vencedores do Primeiro Concurso de Aplicativos e apresentamos seus incríveis aplicativos, agora disponíveis na Loja do Windows com o download e instalação do Windows 8 Consumer Preview.

À medida que a Loja continuar se desenvolvendo e nós continuarmos o trabalho de desenvolvimento do Windows 8, teremos muitos dos aplicativos de grande nome, que são a base de qualquer loja de aplicativos moderna. O mais importante, no entanto, é que criamos uma ótima oportunidade, baseada em uma plataforma avançada, para qualquer desenvolvedor que estiver ansioso para criar aplicativos. O Primeiro Concurso de Aplicativos mostrou que você pode criar aplicativos e lançá-los para o mundo todo em muito pouco tempo. Com os aplicativos vencedores, podemos ter uma noção do que o Windows 8 possibilita para desenvolvedores independentes usando as tecnologias que eles usam hoje em dia. Todos esses aplicativos foram desenvolvidos em menos de 8 semanas com o Microsoft Visual Studio 11 Express Beta e o Expression Blend.

Após revisarmos completamente todas as inscrições que atenderam aos requisitos de certificação da Loja do Windows, selecionamos um grupo forte de finalistas. Trabalhamos com eles no teste, aperfeiçoamento e atualização de seus aplicativos para que funcionassem com a compilação do Windows 8 Consumer Preview. Dentre esses finalistas, selecionamos os oito aplicativos que melhor realçaram as características e recursos do estilo Metro do Windows 8. Estes foram os vencedores (em ordem aleatória):

Andrei Pushkin e Dima Suponau
Jujuba Software
Aplicativo: Elements Weather Forecast
Tecnologia: JavaScript

Conversamos com a dupla de desenvolvedores na casa de Andrei em Woodinville, que fica em Washington. Juntos, eles administram a Jujuba Software, uma empresa pequena e ativa que desenvolve aplicativos para várias plataformas. Andrei participou da conferência //build/ em Anaheim, em setembro de 2011 e foi imediatamente "fisgado": “O Windows 8 é uma enorme oportunidade para os desenvolvedores. Ele torna o processo de levar os softwares dos desenvolvedores aos usuários mais fácil do que nunca. Definimos a meta de sermos os primeiros a entrar nesse mercado, que crescerá muito e de forma rápida.”

Entusiasmados pela interface do usuário nova e limpa, pelo acesso a dados na nuvem e uma plataforma que ajuda os desenvolvedores a criar aplicativos facilmente, Andrei e Dilma começaram a trabalhar nos aplicativos estilo Metro imediatamente. Para eles, o processo de desenvolvimento do aplicativo estilo Metro foi “intenso, mas tranquilo”. Eles tiveram o suporte da comunidade e dos engenheiros da Microsoft em http://forums.dev.windows.com, às vezes, tarde da noite, nos fins de semana e até mesmo nos feriados com as crianças pequenas.

Previsão do tempo de 8 dias para Redmond, WA, EUA

O Elements Weather Forecast também funciona com a exibição de ajuste:

Previsão do tempo para Redmond, WA à esquerda, site do Bing na parte principal da tela

Esse foi o primeiro aplicativo estilo Metro que criaram, e eles dizem que estão apenas no começo. Conselho de Andrei e Dima para os colegas desenvolvedores: “Comecem a criar aplicativos agora! A plataforma já está estável e utilizável. Logo, milhares de pessoas vão começar a instalar o Windows 8 e todas elas vão procurar aplicativos...“

Bernd Paradies
Adobe
Aplicativo: Pew Pew
Tecnologia: JavaScript

Bernd Paradies nasceu em Hamburgo, na Alemanha, e vive em Seattle, WA. Ele também é desenvolvedor sênior na Adobe e trabalha na compilação da ActionScript do Adobe Flash para JavaScript. O jogo Pew Pew, originalmente desenvolvido pelo desenvolvedor de software livre Mike Chambers, veio a ser um de seus protótipos.

Naves espaciais desenhadas à mão no que parece ser uma folha de papel quadriculada

Bernd se surpreendeu com a facilidade de transformar o Pew Pew em um aplicativo estilo Metro: “O bom do estilo Metro é que o JavaScript é um elemento de primeira classe no sistema operacional. Posso acessar as mesmas APIs dos desenvolvedores de C#. As ferramentas também são ótimas.” Consultar a documentação do Centro de Desenvolvimento do Windows provou-se muito útil para migrar o código para o Windows 8. Embora ele não tenha ido à conferência //build/, ele assistiu a palestras dos líderes de engenharia do Windows 8 Jensen Harris e Sam Moreau para orientá-lo no design e ajudá-lo a implementar os recursos essenciais da interface do usuário estilo Metro. O resultado é que o Pew Pew dá suporte a diferentes estados de exibição, exibição em tela inteira, exibição de ajuste, retrato e paisagem. Ele também implementou o contrato de compartilhamento, o suporte ao roaming de aplicativo e o botão Configurações.

Aplicativo Pew Pew ajustado à direita, site do Bing preenche o restante da tela

Comentando sobre o desenho à mão do aplicativo, Bernd descreve o Pew Pew como "feio, mas cativante". A verdade é que ele imediatamente se tornou um favorito pela equipe de avaliação dos aplicativos, seus parentes e outras pessoas aqui do Campus da Microsoft. Baixe o aplicativo e ouça os efeitos sonoros. Você entenderá por que ele tem esse nome.

E o que Bernd acha da Loja do Windows? “Adorei saber que haverá outra loja de aplicativos além da Loja Android e da Apple Store. É bom que haja competição! Acho que a Microsoft está no caminho certo.”

Tim Greenfield
Greenfield Technologies
Aplicativo: PuzzleTouch
Tecnologia: XAML

Tim Greenfield, morador de Eugene, em Oregon, é um desenvolvedor veterano de .NET, Silverlight, HTML e JavaScript, e engenheiro sênior da Vertigo Software. Ele criou o site premiado PuzzleTouch.com originalmente em Silverlight e depois o portou para a plataforma do Windows Phone. Tim vê uma tremenda oportunidade na criação de aplicativos para a Loja do Windows: “O Windows 8 tem o potencial de atingir um público enorme e tem um suporte fantástico para o multitoque; no final das contas, parece que o Windows 8 era a plataforma para a qual o meu aplicativo foi criado desde o início. O motivo que me levou a criar um aplicativo para o Windows 8 é simples: posso utilizá-lo para tornar o meu produto melhor. O que me motivou a participar do concurso foi atingir essa meta o mais rápido possível.”

Projetado para a interação multitoque, o PuzzleTouch foi escrito em XAML e C#, o que Tim descreveu como um processo fácil, pois ele já tinha uma versão do aplicativo em Silverlight para o Windows Phone. Ele o converteu em um aplicativo estilo Metro mudando a aparência e usufruindo os avançados recursos do Windows 8, como o multitoque, o compartilhamento e os contratos. “Estou me tornando um grande fã do design estilo Metro”, afirma Tim, “ele oferece uma aparência limpa ao aplicativo, e os controles e bibliotecas integrados à plataforma estão lá para facilitar. Seguindo as diretrizes do [estilo] Metro, você terá um aplicativo consistente, embora voltado para a marca, que os usuários saberão como usar sem precisar aprender nada novo.”

Um quebra-cabeça de pássaro com a última peça fora do lugar.

“Não percam”, é o conselho dele aos outros desenvolvedores, “ele permite um grande potencial de lucro com baixo risco”.

Patrick Cushing
SigFig
Aplicativo: SigFig Portfolio
Tecnologia: XAML

Estivemos com Patrick Cushing em seu escritório em São Francisco, CA. Ele é gerente de produtos da SigFig há mais de 3 anos, à frente da equipe de dispositivos móveis da SigFig. A equipe tem experiência com várias tecnologias, o que lhes permite flexibilidade para desenvolver aplicativos para várias plataformas.

Para uma pequena empresa como a SigFig, a capacidade de descoberta de aplicativos é essencial. Patrick vê a Loja do Windows como uma grande oportunidade de distribuir seus aplicativos para um grande público: “Não poderíamos estar mais felizes por termos acesso à plataforma do sistema operacional mais popular do mundo, por meio da loja de aplicativos.”

Quando a equipe do SigFig se inscreveu no concurso, o suporte que receberam da equipe de engenharia do Windows 8 foi uma grata surpresa para eles. Com o Kit de Certificação de Aplicativos para Windows, eles puderam se preparar para a Loja do Windows: “É ótimo ter uma ferramenta que ajuda a verificar se o aplicativo está pronto antes do envio; em vez de ser rejeitado depois e precisarmos levar mais tempo com a iteração.”

Meu portfólio com várias ações, aumento/diminuição do percentual e um gráfico do mercado de ações

Ficamos impressionados com a sofisticação do aplicativo SigFig Portfolio, especialmente porque tivemos pouco tempo para desenvolvê-lo. O SigFig Portfolio permite que você acompanhe o seu portfólio financeiro de contas de várias corretagens, obtenha notícias relacionadas, compare o desempenho dos seus investimentos com os principais índices, explore várias análises, acompanhe a movimentação no seu portfólio e receba recomendações de investidores. A equipe do SigFig aproveitou a oportunidade para incluir ótimos recursos novos no aplicativo SigFig Portfolio para Windows 8 que ainda não tinham sido lançados no site do SigFig.

Gráfico de pizza e outros gráficos com estatísticas importantes

Com um total de 10 membros, toda a equipe do SigFig participou da criação do aplicativo em dezembro e janeiro. Eles usaram uma combinação de XAML e C# para o aplicativo e JavaScript para criar os gráficos para manter a padronização em todos os seus serviços. O estilo Metro serviu de inspiração. “Fizemos uma variedade de coisas novas com a interface do usuário que talvez não experimentássemos antes, e isso já está influenciando o design de alguns dos aplicativos de outros clientes.”

Imran Shafiq
Dangling Concepts
Aplicativo: Air Soccer
Tecnologia: XAML

Um experiente desenvolvedor de tecnologia da Microsoft que vive em Albuquerque, NM, Imran participou do concurso como uma oportunidade de criar um jogo estilo Metro: “Sempre tive vontade de desenvolver jogos como hobby, mas quase sempre levo trabalho para casa.” Ele finalmente conseguiu tempo em sua agenda cheia para desenvolver o Air Soccer Tour, seu primeiro aplicativo para o Windows Phone. Logo depois, ele ouviu falar sobre o Primeiro Concurso de Aplicativos do Windows 8 — faltando apenas duas semanas para terminar o prazo de envio — e agarrou essa oportunidade.

Escrito em C# e XAML, o Air Soccer foi criado como hobby por uma única pessoa. Entretanto, usando intensamente os fóruns, amostras e recursos online para desenvolvedor do Windows 8, Imran cumpriu o prazo e enviou seu primeiro jogo estilo Metro para Windows 8 para a Loja do Windows.

Partida de futebol entre o Brasil e os Estados Unidos

Imran logo se tornou fã do estilo Metro. “É muito difícil encontrar o equilíbrio perfeito [...] entre a simplicidade, a elegância e a beleza. A equipe da Microsoft conseguiu isso com o [estilo] Metro. O [estilo] Metro no WP7 veio como um sopro de ar fresco que realmente me agradou. Mas o [estilo] Metro no Windows 8 foi como um furacão.”

Devido à capacidade de descoberta e alcance da Loja do Windows, Imran espera que o Air Soccer gere receita após a disponibilidade geral do Windows 8: “Estou planejando utilizar o Microsoft Ad SDK para Windows 8 para ter opções de monetização com os aplicativos gratuitos. Estou muito ansioso para desenvolver aplicativos e jogos estilo Metro para o Windows 8.” E, quem sabe, ele não poderá transformar seu hobby em um trabalho em tempo integral?

Andy Beaulieu
Spritehand LLC
Aplicativo: Physamajig
Tecnologia: XAML

O aplicativo Physamajig, criado por Andy Beaulieu, que vive em Syracuse, Nova York, é simplesmente incrível: é basicamente um aplicativo de desenho, mas a diferença é que as suas criações ganham vida obedecendo às leis da física. Você pode desenhar um caminhão e dirigi-lo pela tela ou esboçar uma boneca de pano com braços e pernas, e movê-los em todas as direções. As suas criações podem até mesmo ser compartilhadas com outros usuários do Physamajig por meio de um serviço Web dentro do aplicativo.

Um desenho feito de formas simples com uma barra de tarefas na parte inferior da tela

Sendo um desenvolvedor experiente em usar C++, Silverlight e ASP.net, Andy já estava fazendo experiências com projetos de física e portando-os para o Windows 8 quando anunciamos o concurso. Você pode assistir a um vídeo do Physamajig em ação no Windows 8 no site de Andy.

Assim como os outros desenvolvedores, Andy descobriu uma comunidade movimentada nos fóruns do Centro de Desenvolvimento do Windows: “Fiquei bem impressionado com o envolvimento de alguns líderes de equipe nos fóruns públicos. Desenvolvedores importantes da implementação da XAML para o Windows 8 estão lá respondendo a perguntas individuais no site da comunidade do Centro de Desenvolvimento do Windows! E, com o Primeiro Concurso de Aplicativos, foi ainda mais impressionante. Qualquer pergunta que eu fizesse era imediatamente respondida ou encaminhada para membros apropriados da equipe.”

Este foi o seu conselho para outros desenvolvedores: aja rápido, crie algo e disponibilize!

Ratish Philip
Aplicativo: FlipSaw
Tecnologia: XAML

Quando Ratish soube do Primeiro Concurso de Aplicativos, a oportunidade de criar um aplicativo que fizesse parte do Windows 8 Consumer Preview foi irresistível: “Eu estava ansioso para testar a programação com o [estilo] Metro e esse concurso me deu a motivação necessária para que eu aprendesse a programar aplicativos [estilo] Metro.” Com seu profundo conhecimento das ferramentas e tecnologias da Microsoft (C++, .NET, WPF), ficou fácil começar. Tendo conhecido o Windows 8 na conferência //build/, ele já tinha se encantado pelo desenvolvimento de aplicativos estilo Metro: “Os aplicativos [estilo] Metro representaram uma quebra com a interface do usuário tradicional. A interface é simples, mas muito eficiente. Os termos "rápida e fluida" realmente a definem.”

O jogo de tabuleiro FlipSaw tem dois lados. Cada um deles é um quebra-cabeça que deve ser resolvido separadamente. A resolução de um deles também resolve o outro. Mas tem um detalhe: sempre que se move uma peça, ela vira para mostrar o conteúdo do outro quebra-cabeça. Não achamos o jogo fácil, mas ele é viciante!

Um quadro de 64 mosaicos com números diferentes em cada mosaico e um botão Atualizar à direita.

Por causa do trabalho, Ratish só teve as noites e os fins de semana para desenvolver seu aplicativo. O Microsoft Visual Studio 11 Express Beta e o Expression Blend foram ferramentas indispensáveis. “Nunca imaginei que enviar um aplicativo para a Loja via Visual Studio seria tão fácil”, escreveu ele de Bangalore, Índia. “A ferramenta de certificação de aplicativos para Windows foi muito útil para saber se o meu aplicativo estava pronto para ser enviado para a Loja.“

Sacha Leroux
Bewise
Aplicativo: CookBook
Tecnologia: XAML

Após participar da conferência //build/, a empresa de software francesa Bewise, formada por Sacha e sua equipe (um designer de usabilidade, outro de animação e um desenvolvedor), se entusiasmou com o desenvolvimento de aplicativos estilo Metro.

O Primeiro Concurso de Aplicativos era tudo o que eles precisavam para levar a coisa a sério. Escrito em XAML e C++, o CookBook é um aplicativo fluido que permite navegar, pesquisar e marcar como favoritas mais de 200.000 receitas. Bem projetado em cada detalhe, o CookBook é lindo. Exibido em tela inteira, a fotografia de alta qualidade nos deixa com água na boca, querendo experimentar as receitas.

Receita de biscoitos com uma imagem de biscoitos ao lado

A equipe da Bewise já planeja aplicativos que serão lançados após o Consumer Preview. Esperamos que sejam tão bonitos quanto o CookBook e estamos ansiosos para ver outros ótimos trabalhos deles.

Não poderíamos ter ficado mais felizes por conhecer os desenvolvedores dos primeiros aplicativos da Loja do Windows e conversar com eles. Caso você queira ver mais, colocamos algumas das entrevistas em um breve vídeo.


Baixe este vídeo para assistir no seu media player favorito:
MP4 de alta qualidade | MP4 de qualidade inferior

Não vemos a hora de ver os aplicativos que receberemos dos desenvolvedores durante e após o Windows 8 Consumer Preview. Parabenizamos os vencedores do Primeiro Concurso de Aplicativos e convidamos você a baixar o Windows 8 Consumer Preview. Confira os novos aplicativos estilo Metro da Loja do Windows e comece a criar os seus!

- Antoine

  • Loading...
Leave a Comment
  • Please add 8 and 7 and type the answer here:
  • Post