Licenciando aplicativos

  • Comments 0

Nesta postagem, descrevemos os princípios e o design do modelo de licenciamento de aplicativos da Loja do Windows. Analisamos o licenciamento de aplicativos com o objetivo de fornecer flexibilidade e simplicidade à forma como os clientes acessam seus aplicativos, além de proteger o investimento do desenvolvedor na criação desses aplicativos. Alwin Vyhmeister, gerente de programas da equipe de identidade e licenciamento da Loja, explica qual é a nossa abordagem sobre o licenciamento de aplicativos e a experiência resultante do cliente.

--Antoine


O modelo de licenciamento de aplicativos da Loja gira em torno da ideia de fornecer aos clientes acesso a todos os seus aplicativos em todos os seus dispositivos do Windows 8. Ele fornece aos clientes o controle sobre seus aplicativos e os mantêm conectados a eles nos diversos PCs que eles usam ao longo do tempo. Eles podem obter atualizações para os aplicativos, escrever avaliações sobre eles, reinstalá-los em um novo PC e compartilhá-los com a família. Ao mesmo tempo, o modelo de licenciamento de aplicativos da Loja fornece aos desenvolvedores uma proteção interna contra uma eventual pirataria, para que eles possam desenvolver com segurança o negócio de desenvolver aplicativos para PCs com o Windows 8.

Por causa disso e dos termos de licenciamento padrão de aplicativos, que se aplicam a todos os aplicativos adquiridos através da Loja, os clientes terão uma experiência consistente ao adquirir e manter os aplicativos de todos os desenvolvedores.

Esta postagem descreve a experiência do cliente fornecida pelo licenciamento de aplicativos.

Usando uma conta da Microsoft na Loja do Windows

Uma postagem anterior do blog sobre a criação do blog do Windows 8 descreveu os benefícios de entrar no Windows com uma conta da Microsoft, o que permite aos clientes acessar diversas configurações em todos os PCs com Windows 8.

Para o cliente, isso faz com que qualquer PC com Windows 8 imediatamente pareça que é seu. Todas as suas configurações pessoais, inclusive a imagem da tela de bloqueio, os favoritos do navegador e as configurações dentro dos aplicativos, o acompanham de um PC para outro.

Você pode usar essa mesma conta da Microsoft para entrar automaticamente na Loja. Ela se tornará a identidade associada aos aplicativos que você adquirir ali. Quando você clica no botão "Install" (Instalar) para obter um aplicativo gratuito, ele é adicionado à sua conta da Microsoft e imediatamente começa a ser instalado.

Página de detalhes do aplicativo para o aplicativo Weather, com o botão Instalar
Adquirindo um aplicativo gratuito

Se você não usar uma conta da Microsoft para entrar no Windows, a Loja solicitará que você entre com uma conta da Microsoft quando tentar instalar seu primeiro aplicativo. Você não precisa entrar apenas para comprar aplicativos, mas sim antes de instalá-los nos PC.

Se você ainda não possui uma conta da Microsoft, poderá facilmente configurar seu endereço de email favorito como a ID da sua nova conta.

Caixa de diálogo de entrada mostrada com o aplicativo Weather
Entrando na Loja com uma conta da Microsoft

Para o Windows 8 Customer Preview, todos os aplicativos são gratuitos, por isso é necessário entrar para começar a instalar e usar os aplicativos em seus PCs.

Então, por que a Loja pede para você entrar mesmo para adquirir aplicativos? O serviço de licenciamento da Loja registra uma licença para a sua conta da Microsoft para cada aplicativo que você adquire. É assim que ele se lembra dos aplicativos que você adquiriu. Ela usa essas informações para tornar mais fácil para você readquirir rapidamente esses aplicativos em outro PC. Ela também salva uma cópia dessa licença no seu PC, para que o Windows saiba que você possui o direito de usar o aplicativo naquele PC, obter atualizações e escrever avaliações para ele.

Experimentando os aplicativos antes de comprá-los

Nosso modelo de licenciamento possui um suporte interno para as avaliações que os desenvolvedores podem configurar para seus aplicativos em poucos cliques. Incluímos isso na plataforma porque sabíamos que era uma ótima maneira de encorajar os clientes a experimentar e (com sorte) adquirir vários aplicativos.

Quando um aplicativo é colocado à venda e também para uma avaliação gratuita, os clientes podem "Buy" (Comprar) ou "Try" (Experimentar) o aplicativo, como mostram os detalhes do aplicativo Camera aqui.

Página de detalhes do aplicativo para o aplicativo Camera com os botões Buy e Try
Com as avaliações gratuitas, fica mais fácil localizar os aplicativos de que você gosta

Os desenvolvedores escolhem quanto tempo o aplicativo pode ser usado gratuitamente (1, 7, 15 ou 30 dias) ou podem permitir que a avaliação gratuita seja permanente.

Os desenvolvedores devem considerar como esperam que os aplicativos sejam usados quando escolherem o tempo da avaliação gratuita. Eles podem oferecer um jogo, por exemplo, com uma avaliação de apenas um dia para mostrar o que ele tem a oferecer, além de fornecer uma semana ou mais de avaliação gratuita para um aplicativo de anotação, para que os clientes tenham tempo de apreciar todo o seu potencial.

O período de avaliação gratuita começa assim que o cliente instala o aplicativo, para que possa iniciá-lo e começar a usá-lo imediatamente.

Assim que o período de avaliação gratuita terminar, o cliente não poderá reinstalar nem usar o aplicativo se não comprá-lo. E nenhuma outra pessoa pode instalar uma avaliação para o aplicativo nos PCs em que ele já foi avaliado e expirou.

O mosaico do aplicativo mostra um pequeno "x" no canto quando o período de avaliação termina. Se tentar iniciar um aplicativo expirado, o cliente será encaminhado para a página de detalhes do aplicativo na Loja, onde poderá decidir se deseja comprá-lo.

Mosaico do aplicativo Camera com glifo representando a licença expirada
Glifo do mosaico do aplicativo para uma licença expirada

Os desenvolvedores podem usar períodos de avaliação gratuitos que nunca expiram para dar aos clientes um único aplicativo que funcione tanto como a versão "light" do aplicativo durante uma avaliação quanto como a versão "completa" depois que ele é comprado. Quando o cliente compra a versão completa, seus recursos são habilitados e ele pode manter as configurações salvas na versão light. Dessa forma, ele pode continuar usando o aplicativo sem perder nada.

Comprando aplicativos

Quando os clientes compram um aplicativo que primeiro adquiriram como uma avaliação gratuita, obtêm acesso instantâneo ao aplicativo completo. Todo o trabalho e as configurações personalizadas são preservados. Isso significa que, por exemplo, todos os dados de exercícios que inserirem ao testar um aplicativo de educação física ou todos os níveis que conquistarem na avaliação gratuita de um jogo serão lembrados pelo aplicativo depois que ele for comprado. Eles não precisam baixar o aplicativo novamente e reiniciá-lo. Isso simplifica muito o trabalho do desenvolvedor já que ele não precisa manter duas versões separadas do aplicativo.

Compra no aplicativo

Os desenvolvedores também podem oferecer alguns aplicativos gratuitos, que incluam talvez alguma publicidade, e depois oferecer funcionalidades adicionais para que os clientes comprem dentro do aplicativo.

Um aplicativo Piano, por exemplo, poderia oferecer músicas adicionais para ajudar o cliente a conhecer composições mais avançadas.

Aplicativo Piano com caixa de diálogo oferecendo músicas adicionais para compra
Um aplicativo com conteúdo adicional para venda

Quando o cliente opta por comprar uma música, o aplicativo chama as APIs da Loja para solicitar a compra. A Loja, então, mostra a confirmação de compra no aplicativo, para que os clientes possam fazer a compra sem precisar sair do aplicativo:

Caixa de diálogo perguntando: Deseja comprar Clair de Lune? Ele custa $ 0,00. Sim/Não
Confirmação de compra no aplicativo mostrada antes da compra

Depois de confirmarem que desejam comprar a música, os clientes são solicitados a inserir a senha da conta para evitar que cobranças adicionais sejam feitas em sua conta, por exemplo, se uma criança usar o aplicativo.

Insira sua senha antes da compra. OK/Cancelar
A senha da conta inserida antes da compra é confirmada

Os desenvolvedores também podem oferecer produtos para venda dentro do aplicativo que são licenciados para o cliente permanentemente. Esses produtos normalmente são vendidos para liberar recursos extras, como mais músicas no exemplo anterior, ou para baixar um conteúdo adicional, como mais níveis em um jogo.

Os desenvolvedores também podem oferecer produtos para venda com um limite de tempo de uso para o cliente, definindo-o para que expire automaticamente em um determinado momento depois da compra. Por exemplo, eles podem fornecer acesso a um serviço premium, como cotações de estoque em tempo real ou relatórios detalhados do setor, por um número de dias limitado. Os períodos disponíveis são: 1, 3, 5, 7, 14, 30, 60, 90, 180 ou 365 dias. Quando a licença expira, é possível comprar o produto novamente por mais um período. Os desenvolvedores não podem cobrar automaticamente dos clientes a renovação de uma licença. O cliente precisa iniciar o aplicativo e explicitamente comprar outra licença.

Gerenciando seus aplicativos e sua conta da Loja

A página de configurações da Loja fornece um único lugar para os clientes exibirem suas configurações e preferências da conta da Loja. Eles também podem usar essa página para obter a lista de aplicativos e verificar suas atualizações. Essa página pode ser acessada dentro da Loja, abrindo o botão Settings (Configurações/Win + I) e selecionando Accounts and preferences (Contas e preferências).

Página de conta e preferências inclui configurações para seus aplicativos, informações de pagamento e cobrança, seus PCs, preferências e licenças de aplicativos
Página de configurações de gerenciamento da conta na Loja

Os aplicativos podem ser instalados em vários PCs e contas de usuário

Atualmente, as pessoas usam vários PCs durante a vida ou os compartilham com mais de uma pessoa dentro de casa. Queremos que esses clientes tenham acesso a uma ótima experiência do Windows 8 em todos esses PCs.

Os termos de licenciamento permitem que os clientes instalem e usem seus aplicativos com qualquer conta do usuário em até cinco PCs. Por que apenas cinco PCs? Porque também valorizamos o investimento do desenvolvedor em seus aplicativos e queremos protegê-lo para que não haja abuso.

É possível exibir uma lista de aplicativos, selecionando View your apps (Exibir aplicativos) na página Account and settings (Conta e configurações). A postagem de Jonathan Wang, Criando a experiência do usuário na Loja do Windows, descreve essa página na seção Readquirindo aplicativos. A imagem dessa postagem mostra o cliente selecionando na lista quatro aplicativos para instalar:

Página de seus aplicativos com quatro aplicativos selecionados e botões para instalar, exibir, selecionar todos ou limpar a seleção.
Exibir todos os aplicativos e reinstalá-los

Nessa página, você pode instalar os aplicativos em uma conta de usuário diferente no mesmo PC compartilhado.

Digamos, por exemplo, que sua família possui um PC compartilhado. Você usou anteriormente sua conta da Microsoft para comprar um jogo que todos os seus filhos gostam de jogar. Você pode instalá-lo para cada um deles, fazendo com que cada um deles entre na conta do Windows no PC compartilhado, inicie e entre na Loja usando sua própria conta da Microsoft. Nela, você verá todos os aplicativos e poderá reinstalá-los na conta do Windows do seu filho. A instalação de aplicativos em várias contas do usuário em um PC compartilhado é contada como apenas um dos cinco PCs permitidos nos quais você pode instalar os aplicativos.

Observação: a versão Windows 8 Customer Preview ainda não dá suporte completo para que se entre na Loja com uma conta diferente se uma conta da Microsoft estiver conectada à conta do Windows.

As atualizações de aplicativo são gratuitas

Sempre que um desenvolvedor atualizar um aplicativo, ele se tornará disponível para os clientes que tiverem uma licença para ele.

Se um desenvolvedor começar a cobrar por um aplicativo que você obteve gratuitamente, ou se ele alterar o preço de um aplicativo que você já possui, isso não afetará sua licença existente. A licença permanente que você adquiriu com o aplicativo, mesmo que o tenha obtido gratuitamente ou por um preço menor que o cobrado agora pelo desenvolvedor, ainda permitirá que você continue a baixar e instalar o aplicativo em qualquer computador no futuro.

Os desenvolvedores que desejam cobrar por uma atualização importante da versão podem optar por publicar a nova versão como um aplicativo separado, para poder cobrar por ela. Alguns desenvolvedores podem, em vez disso, atualizar o aplicativo existente e usar uma compra no aplicativo para cobrar dos clientes a habilitação de novos recursos.

Seus PCs

Na página de configurações da Loja, você pode ver a lista de PCs atualmente registrados na Loja para sua conta da Microsoft. Você pode registrar até cinco PCs por vez na sua lista.

Quando for preciso instalar um aplicativo em um 6o PC ou se você não quiser mais que os aplicativos sejam executados em um determinado PC, poderá remover um PC da lista. Esse lugar na lista então se tornará disponível para você instalar seus aplicativos no próximo PC.

Se você remover um PC adicionado recentemente, só poderá usar seu lugar na lista depois de cinco dias da data em que instalou nele os aplicativos da Loja.

Tem tudo a ver com os aplicativos

Uma parte importante da experiência do Windows 8 será usar todos os excelentes aplicativos que os desenvolvedores criam para ele. A funcionalidade de licenciamento da Loja do Windows ajudará a manter a conexão do cliente com esses aplicativos através do ciclo de vida de suas atualizações e novos recursos. Ao fornecer um único mecanismo de licenciamento em todos os aplicativos, a Loja torna a aquisição de aplicativos uma experiência consistente para os clientes e permite que os desenvolvedores concentrem seus esforços no trabalho mais importante de criar aplicativos que as pessoas adoram.

-- Alwin Vyhmeister
    gerente de programas
    equipe de Identidade e Licenciamento da Loja

  • Loading...
Leave a Comment
  • Please add 8 and 4 and type the answer here:
  • Post