Com o Windows 8, fornecemos ferramentas poderosas no Visual Studio, e uma API avançada configurada para ajudá-lo a criar ótimos aplicativos com o estilo Metro. Mas sabemos que você não quer apenas criar um ótimo aplicativo — você quer criar aplicativos bem-sucedidos. Compreendemos que temos a responsabilidade de fornecer dados reais sobre seus aplicativos — dados que tornam você capaz de tomar decisões com foco no cliente e controladas por dados. Nesta postagem, Deepak Mukunthu, um gerente de programas na equipe de Análise do Desenvolvedor, descreve alguns dos relatórios de aplicativos que fornecemos. Esta postagem é a primeira de uma série que abrangerá os aplicativos e os dados de Armazenamento que disponibilizamos para ajudar os desenvolvedores a obterem êxito em seus aplicativos atuais e futuros.

--Antoine


Quando começamos a criar os relatórios de análises que incluímos na Loja do Windows, gastamos muito tempo conversando com a comunidade de desenvolvedores. Dessas conversas, aprendemos que as informações que você precisa se dividem em três categorias:

  1. Adoção: Esses relatórios ajudam você a controlar tendências de download para seu aplicativo e a escutar comentários de clientes.
  2. Qualidade: Esses relatórios ajudam você a aprimorar a qualidade dos seus aplicativos controlando e investigando quaisquer falhas, travamentos ou exceções no aplicativo.
  3. Finanças: Esses relatórios ajudam você a controlar seus ganhos na loja.

Nesta postagem, nos concentraremos nos relatórios de Adoção. Com esses relatórios, você pode obter informações detalhadas sobre os desempenho dos seus aplicativos no mercado. Você pode examinar os dados em vários eixos interessantes, como demografia de usuários, arquiteturas de dispositivos e formatos para obter informações detalhadas. Além disso, a página de tendências da loja do Explore ajuda você a compreender como os clientes estão adotando aplicativos em larga escala. Falaremos sobre os relatórios de qualidade e finanças em postagens futuras.

Acessando as análises dos seus aplicativos

Ao fazer logon no Painel da Loja do Windows, os blocos de aplicativos oferecem uma rápida visão geral do estado dos aplicativos na Loja do Windows. Os dados exibidos no bloco são downloads totais desde o lançamento e a classificação média de estrelas em todos os mercados. Se o aplicativo for pago ou gratuito com suporte a transações no aplicativo usando nossos serviços de transação da Loja, você também poderá ver a receita total obtida pelo aplicativo. Atualizamos esses dados uma vez por dia e eles duram, normalmente, de 24 a 36 horas.

Uma imagem de um bloco do aplicativo comum do Windows 8Figura 1 - Bloco do aplicativo

Clique no link Relatórios no canto inferior direito do bloco para abrir a página de resumo do aplicativo, que resume os principais pontos de dados do aplicativo. Novamente, com base no que aprendemos na comunidade do desenvolvedor, criamos a página de resumo do aplicativo para oferecer uma rápida visão geral do estado do aplicativo nos últimos 30 dias. A página de resumo do aplicativo mostra as tendências de download, a divisão de classificações e a visão geral de qualidade deste aplicativo. Veja um exemplo:

Uma representação do conteúdo exibido na página Resumo do aplicativo da Loja do Windows.Figura 2 – Resumo do aplicativo

Você pode saber mais sobre essas opções clicando no link Detalhes no canto superior direito do relatório correspondente. Você também pode usar o painel de navegação na lateral esquerda da tela para visualizar outros relatórios que achar úteis.

Vejamos os relatórios de Adoção com mais detalhes.

Conversão

Os clientes passam por vários estágios de tomada de decisão antes de comprar um aplicativo. Esses estágios incluem a visualização do aplicativo na Loja, o download do aplicativo (inclusive a versão de avaliação, caso tenha suporte) e, eventualmente, sua compra (se for um aplicativo pago). Comparando o número de vezes que as pessoas visualizam seu aplicativo na Loja com o número de downloads feitos, você pode obter uma boa ideia do quão bem a página de detalhes do aplicativos na Loja está estimulando os clientes a testarem seu aplicativo. Comparando o número de downloads com o número de compras feitos, você pode ver o andamento da sua versão de avaliação. Na verdade, fornecemos um Gráfico de conversão para que você possa ver essas informações. Além disso, os números de compras são mais detalhados para que você saiba o número de usuários que optaram por testar o aplicativo antes da compra.

Um exemplo comum de um relatório de conversão.Figura 3 – Conversão

Você pode usar este gráfico para determinar o foco necessário para aprimorar a adoção. Por exemplo, uma conversão baixa de visualizações para downloads da página de detalhes do aplicativo poderia indicar que a descrição do aplicativo não é eficiente o suficiente para que os clientes se interessem em testar o aplicativo. Como alternativa, críticas negativas de clientes existentes poderiam ser desestimulantes para novos clientes. Fornecemos dados sobre críticas do cliente e relatórios de qualidade para explorar e identificar áreas de aprimoramento.

Visualizações de detalhes por referenciador

O gráfico de Visualizações de detalhes por referenciador ajuda você a controlar fontes de referência para seus aplicativos. Ele mostra as cinco principais fontes pelas quais os usuários chegaram à página de detalhes do aplicativo. Nosso objetivo é ajudá-lo a entender de onde vem o tráfego para que você possa ajustar o marketing de forma adequada (por exemplo, gastar mais em SEO se o tráfego dos mecanismos de pesquisa estiver baixo). Lembre-se de que este gráfico não relata descobertas por meio de referências internas no Cliente de armazenamento através de pesquisa ou navegação.

Um relatório de exemplo mostrando as visualizações de detalhes por referenciadorFigura 4 – Visualização de detalhes por referenciador

Downloads

O relatório de Downloads ajuda você a controlar facilmente o número de usuários que fazem downloads do seu aplicativo na Loja do Windows.

Um exemplo de um relatório de downloads da Loja do Windows.Figura 5 - Downloads

Compreendemos que é muito importante para você saber sua posição em relação à concorrência. A Média da linha de tendência dos 5 principais aplicativos desta subcategoria fornece um parâmetro de comparação de referência útil. Nós respeitamos a privacidade do desenvolvedor não mostrando um parâmetro de comparação de referência para outros desenvolvedores se detectarmos a possibilidade de revelação de dados sobre um aplicativo específico.

Marcadores de lançamento (como o quadrado cinza com o número 8 na captura de tela acima) ajudam você a correlacionar tendências aos lançamentos de aplicativos - é fácil ver como cada um dos seus aplicativos afetou a tendência de downloads.

Você pode analisar melhor a tendência de downloads usando filtros.

filtrosFigura 6 – Filtros

Há dois tipos de filtros para ajudá-lo a analisar os dados de download. O filtro de tempo no canto superior direito permite que você ajuste a duração de tempo da análise começando pela granularidade diária nos últimos 30 dias e até a granularidade mensal pelo último ano.

O filtro de demografia permite que você examine os dados com base em País/região de download, Idade e Sexo dos usuários. Além disso, os gráficos de demografia fornecem uma ideia rápida do perfil demográfico dos seus clientes para uma configuração de filtro definida.

Um exemplo de um gráfico de barras e de pizza.Figura 7 - Gráficos de demografia

Os dados de idade e sexo do cliente no gráfico Downloads por grupo de idade são assimilados com o uso do perfil de conta dos clientes da Microsoft. As informações de país são coletadas com o uso de pesquisa por IP reverso dos clientes de download.

Para ajudar a simplificar a análise demográfica das tendências de download, usamos técnicas de mineração de dados para detectar padrões demográficos e apresentá-los para você em um formato fácil de ler. No exemplo mostrado abaixo, o aplicativo está sendo baixado principalmente por homens no grupo de idade de 22 a 40 anos em todos os países. Clique em Aplicar filtros para aplicar facilmente o padrão demográfico ao gráfico de download e ver a tendência de download.

Um exemplo de um relatório de padrões demográficosFigura 8 - Padrões demográficos

Compra no aplicativo

No blog chamado Licenciando aplicativos, minha colega Alwin Vyhmeister explicou como você pode usar compras no aplicativo para vender mais funcionalidade para os clientes de dentro do aplicativo. O Relatório de compras no aplicativo ajuda você a entender o número de compras no aplicativo que ocorrem nele e, mais especificamente, controla as cinco principais compras no aplicativo.

Um exemplo de um gráfico de linhas de compras no aplicativoFigura 9 - Compras no aplicativo

Uso:

O Relatório de uso ajuda você a entender a quantidade de tempo que os usuários estão gastando no seu aplicativo por dia e a comparar essa informação com o uso em média da subcategoria à qual seu aplicativo pertence.

Um exemplo de um relatório de usoFigura 10 - Uso

Os dados de uso do relatório são coletados de um exemplo aleatório de PCs, garantindo que os dados coletados representem o padrão de uso dos clientes. O tempo de uso é o tempo total em que o aplicativo estava sendo executado no PC do usuário. Isso não inclui o tempo que seu aplicativo ficou em um estado suspenso no PC do usuário (informações sobre estado suspenso de um aplicativo podem ser encontradas aqui).

Você pode usar o filtro de tempo para ver a alteração em tendências de uso do seu aplicativo e compará-la com a média para aplicativos da mesma subcategoria. Também é possível filtrar o relatório de uso sobre formato da máquina em que o aplicativo foi usado. Os dados desse relatório em particular podem ficar até 14 sem alterações e são atualizados uma vez por dia.

Classificações

Comentários diretos do cliente são uma ótima fonte de informação, e queremos facilitar esse acesso para você.

Um exemplo de um relatório de classificaçõesFigura 11 - Classificações

O relatório Classificações permite que você pesquise classificações e críticas do cliente sobre os mercados em que você está vendendo seu aplicativo. O gráfico de detalhamento mostra as classificações do seu aplicativo nos últimos 30 dias, permitindo que você entenda a percepção que o cliente tem do seu aplicativo em um passado recente.

Explorar tendências da loja

Além de ajudá-lo a entender o posicionamento do seu aplicativo atual no mercado, também queremos fornecer informações para ajudá-lo a decidir o tipo de aplicativo que deseja criar agora, e qual segmento de clientes será o alvo. O relatório Explorar tendências da loja fornece informações sobre as tendências de download em todas as categorias e subcategorias de aplicativos gratuitos e pagos. Você pode acessá-lo clicando no link Explorar tendências da loja no Painel.

Um exemplo de como filtrar as tendências da lojaFigura 12 - Filtros de Explorar tendências da loja

Veja um exemplo das tendências da categoria Notícias e tempo.

Um exemplo de um relatório de tendências usando um aplicativo de Notícias e tempoFigura 13 - Explorar tendências da loja da categoria Notícias e tempo

Após selecionar um Tipo, Categoria e Subcategoria de aplicativo, você poderá ver a tendência de download para sua seleção. Como você pode ver, fornecemos filtros com base em tempo e demografia, além de padrões demográficos. Essas informações podem ajudá-lo a identificar facilmente as categorias (e subcategorias) do seu aplicativo, além dos segmentos demográficos que devem ser o seu alvo.

Sabemos que aplicativos bons exigem ótimas ferramentas. Projetamos nossas análises para incluir diversos relatórios, permitindo que você não só refine e aprimore as vendas e os downloads de aplicativos existentes, mas também determine os tipos de aplicativos a criar depois desse. Como uma parte essencial do serviço, continuaremos ouvindo para entender como podemos aprimorar esses relatórios, para que você e seus clientes tenham uma ótima experiência com seus aplicativos.

Como discutimos no início desta postagem: compreendemos a função crítica que os dados exercem ajudando você a tomar decisões sobre como posicionar e aprimorar seus aplicativos. Os relatórios de Adoção descritos são uma maneira de levar esses dados a você. Mas isso é apenas o começo - ainda temos os relatórios de Qualidade e Finanças. Descreveremos esses relatórios nas próximas postagens, portanto, fique ligado!

--Deepak Mukunthu